TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Sustentabilidade

Exames: Trabalho Sobre Sustentabilidade. Pesquise 812.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2015  •  2.158 Palavras (9 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 9

1. INTRODUÇÃO 3

2. IMPACTOS PARA O MEIO AMBIENTE 4

3. SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA 5

4. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL ...............................................................................................6

4.1 REAPROVEITAMENTO DA ÁGUA DA CHUVA ........................................................................7

4.2 ENERGIA SOLAR ...................................................................................................................7

5. SUSTENTABILIDADE SOCIAL 8

6. CONCLUSÃO..............................................................................................................................10

7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ................................................................................................11

1. Introdução

Com o mercado imobiliário aquecido e a facilidade de crédito, tanto para aquisição de imóveis novos, como para reformas e ampliações, sem dúvida o setor que mais cresceu no país na última década foi o da construção civil, que movimenta direta e indiretamente uma massa de mais de três milhões de trabalhadores que impulsionam o país para o desenvolvimento, movimentando cerca de 160 bilhões de reais, conforme declaração do presidente da Câmara Brasileira da Construção Civil, Paulo Safady Simão:

"A Indústria da Construção recuperou nos últimos anos um papel estratégico na economia brasileira. A partir de 2004, com a aprovação da Lei do Mercado Imobiliário, temos assistido a um crescimento inédito do setor, que se tornou recordista em número de empregos gerados, líder em concentração de investimentos e responsável pela mobilização de uma ampla cadeia produtiva que ajudou a manter a estabilidade econômica do país durante a primeira fase da crise mundial, iniciada em 2008. Entretanto, muito mais do que bons números, o nosso setor é feito de gente. São mais de três milhões de pessoas, entre empresários trabalhadores que, com empreendedorismo, talento e criatividade, têm buscado oferecer respostas aos graves desafios que o país ainda enfrenta no caminho do desenvolvimento sustentável."- Revista Guia de boas praticas em sustentabilidade.

Com esta declaração começamos este trabalho que procura trazer informações a respeito desta nova matéria que circunda todas as empresas da área da construção civil que buscam lucratividade e sustentabilidade, trabalhando enfoques que sempre estiveram presentes em todos os empreendimentos desenvolvidos pelas empresas do setor.

Quando se fala de sustentabilidade na construção civil, observa-se um ambiente maior que não pode ficar restrito apenas as construtoras. Isto porque os impactos do setor começam antes mesmo da produção de qualquer material e se estendem até o fim da vida útil do empreendimento. Há nesta área várias abordagens para tratar de todo este ciclo de vida que tem como objetivo reunir todas as atividades necessárias para que um projeto de construção seja executado e tenha seus componentes corretamente destinados após o seu uso.

2. Impactos para o meio ambiente

Toda a grandiosidade de números gerados pela Construção civil também se reflete quando o assunto é impacto ao meio ambiente. Pode-se citar aqui como exemplo a produção de resíduos gerada nas cidades onde 60% são oriundos da construção civil.

O aquecimento Global também vem ganhando força nestes últimos anos, pois o gás carbônico, grande vilão do aquecimento global, é resultado da fabricação de um dos componentes para produção de cimento, principal produto utilizado nas construções, sendo que para cada tonelada deste produto produzido são lançados mais de 600 quilos de gás carbônico na atmosfera.

Toda a nova construção produz impactos, sejam ambientais, sociais ou econômicos, levando em consideração que grandes mudanças ocasionadas pela construção civil interferem na sociedade em virtude da implantação de novas edificações. Algumas medidas podem ser tomadas de forma a evitar e minimizar os impactos gerados por construções. Podem-se utilizar novos materiais ou simplesmente organizar o canteiro de obras para que os resíduos da construção sejam menores e não tenham um grande impacto, já que os materiais da construção civil não são renováveis.

A construção civil é responsável por vários reflexos ao local e região onde se instala a obra, causados por suas atividades direta ou indiretamente. Desde a fabricação do cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplanagem. Esses “reflexos” são de cunho ambiental, social ou até mesmo econômico. A obra localizada em um espaço urbano, a primeira vista não parece causar danos significativos, mas com um olhar crítico pode-se perceber, e prever, danos como a impermeabilização de boa parte do terreno, o impacto visual causado pela obra, poeira e barulho causados e geração de resíduos da construção.

3. Sustentabilidade econômica

Não se pode negar que o enfoque econômico é tão importante quanto o social e o ambiental, no entanto, devem ser considerados também os benefícios da segurança, enquanto contribuição à melhoria da qualidade de vida e do ambiente de trabalho e benefícios aos consumidores dos produtos da empresa. Considerando o desempenho quanto a critérios econômicos, além de outros aspectos, como segurança, por exemplo, observam-se mais os seus impactos, quanto à redução de custos, em decorrência de acidentes ou redução do desperdício, diminuição do retrabalho, entre outros, sempre com o enfoque econômico, impactos da qualidade no meio ambiente, pelo uso de tecnologias limpas e redução do desperdício, como fator que evita o acúmulo de resíduos nos aterros sanitários e lixões, entre outros exemplos que poderiam ser citados.

Na construção civil, o conceito de desempenho tem sido tratado com sentido extremamente técnico. Um produto tem bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com