TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UNIP - Administração - Ciências Sociais - Unidade II - Questionário Unidade II (2013/2)

Trabalho Escolar: UNIP - Administração - Ciências Sociais - Unidade II - Questionário Unidade II (2013/2). Pesquise 790.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/12/2013  •  1.992 Palavras (8 Páginas)  •  3.760 Visualizações

Página 1 de 8

Pergunta 1

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A globalização econômica estimulou um amplo processo de modernização das empresas, com grande aumento da competitividade dos mercados, que levaram à redução de custos. Indique o efeito negativo desse processo de globalização.

Resposta

Resposta Selecionada: a.

Ampliação do desemprego em vários países do mundo.

Resposta Correta: a.

Ampliação do desemprego em vários países do mundo.

Feedback da resposta:

A questão pede para o aluno identificar o efeito negativo do processo de globalização. Levou a ampliação do desemprego no mundo, pois as grandes empresas buscam produzir suas mercadorias em países onde a mão de obra seja muito barata, como na China. Isso provoca aumento do desemprego nos outros países.

Pergunta 2

0,5 em 0,5 pontos

Correta

“O mundo está ficando cada vez menor.”

A frase anterior expressa certo senso comum na atualidade, quando observamos que empresas europeias estão fabricando seus produtos na Ásia. A China enche o mercado estadunidense com seus produtos. O fascínio pelas mercadorias importadas, a flexibilização do processo de produção e a incorporação de novas tecnologias são indicativos da:

Resposta

Resposta Selecionada: e.

Globalização dos mercados.

Resposta Correta: e.

Globalização dos mercados.

Feedback da resposta:

O fenômeno descrito anteriormente indica o processo de globalização dos mercados, em que as empresas buscam melhores oportunidades para produzir mercadorias a baixo custo, o que tem contribuído para a crise industrial em países como os EUA e na Europa.

Pergunta 3

0,5 em 0,5 pontos

Correta

A violência urbana é grande em países em que funcionam mal os mecanismos de controle social, político e jurídico. Países com instituições frágeis e com profundas desigualdades econômicas e países ricos têm sido alvo do aumento da violência.

Analise as afirmativas a seguir:

I - Fenômeno disseminado em grandes cidades, a violência urbana é determinada por valores culturais, sociais, econômicos, políticos e morais de uma sociedade.

II - A violência urbana não é uma preocupação exclusivamente brasileira, mas sim uma questão que preocupa tanto os países em desenvolvimento como os desenvolvidos.

III - O fenômeno da violência urbana está restrito aos grandes centros. Esse problema não é encontrado em pequenos centros urbanos, em todo o país, onde recentemente as manchetes dos jornais mostram diminuição no número de assaltos, homicídios e outros atos de violência, o que tem contribuído para a migração da população para essas áreas.

IV - A solução para o problema da violência urbana envolve não apenas a questão da segurança pública, mas também questões como melhoria do sistema de educação, moradia, oportunidades de emprego, entre outros fatores e requer uma grande mudança nas políticas públicas e na sociedade como um todo.

Resposta

Resposta Selecionada: c.

I, II e IV estão corretas.

Resposta Correta: c.

I, II e IV estão corretas.

Feedback da resposta:

Com exceção da afirmativa III, as demais indicam razões da violência urbana, como fatores culturais e econômicos. A violência não é um fenômeno exclusivamente brasileiro, está presente na maioria dos países do mundo e tem crescido nas cidades pequenas, razão pela qual a afirmativa III é incorreta.

Pergunta 4

0,5 em 0,5 pontos

Correta

Leia o texto a seguir:

“Art. 1o: A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

I - a soberania;

II - a cidadania;

III - a dignidade da pessoa humana;

IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;

V - o pluralismo político.

Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”

(Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em 13/07/2011.)

A partir do texto Constitucional, podemos concluir que o poder emana do povo através:

Resposta

Resposta Selecionada: b.

Do sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania.

Resposta Correta: b.

Do sufrágio universal, expressão dos anseios da maioria da população, assegura a escolha de governos que garantem ao povo os direitos de cidadania.

Feedback da resposta:

O que garante a democracia do país é o sufrágio universal, pois todos os cidadãos têm direito ao voto e, consequentemente, de escolha de seus governantes.

Pergunta 5

0,5 em 0,5 pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com