TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.347 Palavras (6 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA / KROTON

POLO DE SÃO CAETANO DO SUL

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL 

DISCIPLINAS: FUNDAMENTOS DAS POLÍTICAS SOCIAIS E PSICOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL II

SIRLEI COELHO       R.A 8310754567

DESAFIO PROFISSIONAL

TUTORA EaD THALITA SILVA NEVES VELOSO COSTA

SÃO PAULO / SP

2014

Relatório Social

Técnico(s): Daniel Pereira 

Formação acadêmica: Assistente Social

Entidade: Unidade Básica de Saúde do Glicério (UBS)        Data: 10 / 09/ 2014 

1-Identificação Relatório de visita domiciliar.

Nome: Rodrigo Santos

Data de Nascimento: 02/02/1998      Idade: 16 anos

Documento de Identificação: não possui Nº: Validade: Naturalidade: São Paulo Nacionalidade: Brasileiro

Nível de instrução: ensino médio incompleto

Profissão / Ocupação: desempregado

Local onde vive atualmente: não tem moradia fixa

Telefone: (11) 99000224

2-Instrumentais utilizados (Fontes e Metodologia para o levantamento dos dados).

Encaminhamentos, ficha e prontuário, observações, acompanhamentos social.

Entrevista com Rodrigo Santos, o menor o pai Sr. João dos santos, 70 e a irmã Mariana, 22.

Visita domiciliar – Residência situada a Rua das Orquídeas, 110 no bairro da Liberdade em São Paulo.

3-Problemáticas identificadas no atendimento:

No dia 10/09/2014 foi feito um atendimento ao menor Rodrigo Santos, um adolescente de 16 anos na Unidade Básica de Saúde do Glicério-São Paulo. O adolescente foi vitima de um grupo de jovens homofobicos e foi agredido violentamente.

Após o atendimento do adolescente o Assistente social da unidade realizou uma abordagem para coletar os dados do menor. Ao ser entrevistado Rodrigo informou que foi expulso de casa há um ano, não tem emprego fixo e abandonou a escola.

Ao ser expulso de casa, o menor se viu sozinho sem expectativas, ainda disse que se sentiu triste e sozinho longe de seus familiares. Acrescentou que encontrou nas drogas algo que preenchesse todo o vazio que ele sentia.

Atualmente é usuário de crack e para se manter, se prostitui como garoto de programa pelos arredores do bairro da Liberdade. Ressaltou ainda que a resistência do pai e da família em aceitá-lo é consequência de doutrina religiosa. O menor relatou que buscou ajuda de outros familiares, mas sendo todos da mesma religião negaram em acolhê-lo.

4-História da situação de saúde e desenvolvimento psicossocial

 Encaminhado pela Assistente Social da UBS, o adolescente Rodrigo conversou com uma psicóloga do mesmo local para que fosse feita uma analise detalhada da situação do menor quanto sua saúde psíquica, física e emocional. A Psicóloga Regiane constatou que o adolescente está abalado emocionalmente, demonstra insegurança, medo, e teve comprometida sua autoestima.

O fato de ter sido abandonado o deixou vulnerável a violência, aos riscos e perigos da rua, comprometendo drasticamente os laços afetivos que tinha com a família. Rodrigo se sente excluso incapaz de exercer seu papel na sociedade e exercer sua cidadania.

5-Motivo da presente intervenção:

Entre todas as possibilidades possíveis, buscou-se a melhor forma de ajudar Rodrigo, para que saia dessa situação de risco em que se encontra e possa ter uma vida digna e segura, pois, de acordo com a constituição é dever do Estado, da sociedade e dos profissionais da área social garantir ao menor seus direitos fundamentais que precisam para conquistar sua autonomia como cidadão.

Portanto, a intervenção se faz necessária juntamente com outros profissionais para encaminhá-lo aos programas sociais favorecendo uma melhor qualidade de vida, garantindo também proteção integral, alimentação, segurança e moradia.

6. Síntese / Proposta/ Encaminhamentos

No caso de Rodrigo será necessário uma equipe multidisciplinar de profissionais, que poderão auxiliar no seu tratamento e reabilitação. Para que assim possa ter o suporte necessário para desenvolver autonomia e no futuro não depender da família e nem de assistencialismo.

Rodrigo será encaminhado para atendimento no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) que organiza ações em dois tipos de proteção social. A Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social e a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.

O SUAS engloba também a oferta de Benefícios Assistenciais, prestados a públicos específicos de forma articulada aos serviços, contribuindo para a superação de situações de vulnerabilidade.

Será encaminhado também para o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) álcool e drogas que é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

Será oferecido um atendimento e acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. No CAPS Rodrigo poderá também ser atendido se necessário, em um momento de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias.

O CAPS apoia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento. Rodrigo terá todo o atendimento de uma equipe multiprofissional composta por médico psiquiatra, clínico geral, psicólogos, dentre outros.

7. Fundamentação da presente intervenção:

Os Direitos Humanos atende às necessidades básicas da pessoa humana entre outros e também são fundamentais os direitos ao afeto e à livre orientação sexual. 

A Constituição Federal de 1988, propriamente a Lei N° 11.343 de 23 de agosto de 2006 aborda a cerca das atividades de atenção e de reinserção social de usuários ou dependentes de drogas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (179.9 Kb)   docx (104.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com