TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

1. Roteiro De Preparação Para Negociações Salariais

Trabalho Universitário: 1. Roteiro De Preparação Para Negociações Salariais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  3.127 Palavras (13 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 13

1. Roteiro de preparação para negociações salariais

Normalmente, a discussão sobre salário começa bem antes de você ser chamado para vaga de emprego, tudo começa na primeira conversa que você tem com o selecionador, o profissional de RH vai querer saber entre outras coisas, quanto você quer ganhar ou quanto ganhava no ultimo ou atual emprego e estará analisando se seu perfil e pretensão salarial estão de acordo com a vaga a ser preenchida.

Quando perguntado sobre quanto quer ganhar, muitas pessoas relutam em falar na importância do dinheiro, é preciso ser sincero no quanto a questão salarial é importante sem deixar de salientar outras coisas, como a oportunidade de estar trabalhando naquela empresa.

Falar sobre salário costuma ser o momento mais desagradável de uma entrevista de emprego, não temos que encarar como uma luta e sim analisar os dois lados, pensar que cada um esta cumprindo seu papel, assim a comunicação se abre facilitando a negociação. Devemos nós mostrar feliz com a oportunidade, questione as ramificações da oferta, alem de desarmar o nervosismo suas perguntas podem ser valorizadas.

Quando estamos preparados para uma negociação elas fluem de maneira mais fácil, e para isso precisamos nos informar, faça uma pesquisa de mercado levando em conta suas necessidades e estabeleça um nível razoável para salário e benefícios adicionais, para não ter problemas futuros. Tenha justificativas na ponta da língua para defender sua proposta, como experiência e competência, Sem ser hostil, pois a maioria dos negociadores costuma fugir dessas situações.

Para uma negociação temos que manter a nossa proposta em mente, pois o objetivo é atingir um acordo que satisfaça ambas as partes, use sua energia para criar soluções conquistando assim o empregador, controle a ansiedade deixando para falar em valores no fim da entrevista.

Quando o empregador faz a proposta salarial, faça uma revisão do que se tem em mente, deixe claro que você esta familiarizado com a média do mercado, sem deixar de ouvir e tentar entender o ponto de vista da empresa procure demonstrar que você espera o mesmo, evite comportamentos rígidos para que se possa chegar a um consenso satisfatório. É muito fácil convencer alguém quando a proposta é fundamentada em critério objetivo, como experiência, competência ou tempo de casa.

Antes de entrar em negociação salarial, procure se informar se a empresa possui uma política de benefícios que possa aumentar sua renda, para que você poupe energia e não corra o risco de entrar em uma batalha perdida, pois algumas empresas preferem manter uma política mais severa, optando em perder colaboradores por falta de negociação. Devido a alterações ocorridas na economia mundial ocorridas nos últimos tempos, á muita competitividade em todos os campos, por esse motivo, a negociação salarial requer muita habilidade e flexibilidade.

Negociando Salário depois de empregado

A empresa em que trabalha esta crescendo, vendas melhorando, e quem esta lucrando com isso são os proprietários. Se você esta se sentindo injustiçado, chegou a hora de pedir aumento. Mas tenha alguma coisa em mente, como quanto merece, por que merece e se a empresa reconhece seu desempenho, para não se decepcionar.

Pouca pessoa tem facilidades para negociar, tente ser um bom negociador. Faça um levantamento de toda sua carreira dentro da empresa, procurando mostrar as vantagens de seu trabalho, lucros, aumento de produtividade e criatividade colaborando para um bom desempenho da empresa.

Procure sempre estar informado como anda o mercado em relação a seu cargo e remuneração, preparando se para uma entrevista com seu superior, tendo respostas inteligentes para as perguntas, mostre que um aumento salarial para você neste momento pode melhorar sua satisfação e qualidade do seu trabalho dentro da empresa, sem mencionar o risco de perderem seus talentos para outra empresa.

Procure informar seus superiores de cursos de qualificação que esta fazendo para melhorar seu desempenho dentro da empresa

Antes de uma negociação salarial, procure saber se seu prestigio esta bom dentro da empresa, autoconfiança é necessária, mas nem sempre você é o que imagina ser para os outros, nunca se compare a outros colaboradores e esteja sempre preparado para um não, pois há risco de isso acontecer.

Características Para uma boa negociação salarial

Ser flexível é uma característica importante, pois às vezes recuar ou aceitar uma proposta que não seja o aumento de salário, pode ser mais vantajoso.

Conhecer e respeitar o estilo de negociação da outra parte é muito importante. Peça sempre mais do que você acha razoável, sem exagero, caso haja uma contra proposta, ainda estará dentro do considerável.

Caso não consiga o aumento salarial, termine a conversa demonstrando seu desapontamento, sem ameaças, procure descobrir o que é necessário fazer para alcançar seu objetivo na organização, mantenha sua postura profissional dentro da empresa. Se conseguir o aumento salarial, prova que você conseguiu ser objetivo e que suas estratégias para negociação funcionaram.

Você estaria preparado(a) para receber uma resposta negativa?

Sim, pois a partir do momento em que decido falar com meu supervisor a respeito do aumento salarial, estou ciente de que nesse momento já tenho o não como resposta, porém o que eu posso conseguir é uma resposta positiva.

• Qual seria a sua reação?

Entretanto caso a resposta seja negativa, terei a chance de tentar negociar com base em meus argumentos (ações realizadas) ou até mesmo pedir demissão caso considere o não como algo inaceitável dependendo da situação. O importante é não deixar a situação sem uma resposta seja negativa ou positiva, pois é com base nessa resposta que poderei entender como meu supervisor me enxerga dentro da organização, até onde meu trabalho é considerado e importante ou não, e com isso poder entender o porquê de uma resposta negativa.

• Como administraria a situação?

Eu agiria normalmente, com transparência, profissionalismo e seriedade, pois de nada adiantaria se precipitar diante do “conflito” perdendo o foco se concentrando no problema do não sem parar para raciocinar o objetivo da negociação. Daria um prazo para o meu supervisor pensar em tudo que falei, com dia e hora marcados para um novo retorno.

Quais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com