TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ABORDAGEM SÓCIO ANTROPOLÓGICA

Por:   •  5/11/2017  •  Resenha  •  2.539 Palavras (11 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 11

ABORDAGEM SÓCIOANTROPOLÓGICA

1.O que é Sociologia? Quais são os seus objetivos e objeto de investigação?

Sociologia é o estudo das sociedades, surge no século XIX, na Europa (França), e tem como objetivo estudar as relações políticas e econômicas, bem como os comportamentos sociais. Seu objeto de estudo é o homem social, ou seja, a investigação rigorosa acerca de suas razões, seus atores e suas consequências.

2. Quem foi Auguste Comte?

Auguste Comte, pensador francês, pai-fundador da Sociologia (“Ciência da Sociedade”), anteriormente denominada “Filosofia Social”. Pensador de vanguarda para o seu tempo, defensor dos ideais republicanos, ou seja, dos alicerces da Revolução Francesa: Liberdade, Igualdade, Fraternidade.

3. Conceitue positivismo.

Positivismo ou filosofia positivista é a metodologia científica criada por Auguste Comte voltada para a análise dos fatos sociais. Defende Auguste Comte que os fatos sociais sejam investigados e analisados sob a égide da racionalidade, abstraídos, portanto, das visões teológicas, metafísicas e transcendentais.

4. Qual é o significado da expressão “positivismo: religião da humanidade”?

Para Auguste Comte, seria necessário promover na sociedade uma nova forma de pensar. Para tanto, as concepções religiosas deveriam ser substituídas por concepções racionais, ou seja, “ver para crer”. O positivismo deveria, portanto, ser concebido como a nova religião da humanidade.

5. Considerando a filosofia comteana, descreva a Lei dos Três Estágios.

Quando da concepção da filosofia positivista, Auguste Comte elaborou a “Lei dos Três Estágios”. Entendia que o comportamento social apresentaria três estágios, quais sejam: teológico (crença em Deus), metafísico (sobrenaturais) e positivo (concreto, definitivo e verdadeiro).

6. Qual era o lema da filosofia positivista e quais são os seus significados?

O lema da filosofia positivista era “Ordem e Progresso”, cujos significados eram: Amor por princípio, Ordem por base e Progresso por fim.

7. De que forma Auguste Comte concebia os fatos sociais?

Para Auguste Comte, os fatos sociais – objeto dos estudos sociológicos –, para serem classificados enquanto tal, deveriam ser: gerais, repetitivos e significativos. Dessa forma, concebeu os fatos sociais “significativos” e “não significativos”.

8. Discuta o histórico básico do positivismo no Brasil.

Os ideais positivistas chegaram ao Brasil através de estudantes brasileiros – dos cursos de Direito, Politécnica e Medicina – que foram estudar no exterior, sendo, inclusive, alguns deles alunos de Auguste Comte. Dessa forma, no final do século XIX, quando da Proclamação da República (15/11/1889), a filosofia positivista já se fazia presente na Bandeira Nacional, mediante o slogan positivista “Ordem e Progresso”.

9. Para Durkheim, quais são as características que os fatos sociais devem apresentar para serem considerados enquanto tais?

Para Durkheim, são três as características próprias que os fatos sociais devem apresentar: generalidade, exterioridade e coercitividade.

10. De que forma Durkheim discute a formação do consciente coletivo associado aos fatos sociais totais?

Para Durkheim, o homem desenvolve sua sociabilidade através do aprendizado, bem como da consideração das diversas culturas presentes nos vários grupos sociais. Para ele, a soma dos vários conscientes individuais conforma o consciente coletivo.

11. Quais são os elementos que integram os fatos sociais totais apregoados por Durkheim?

Para Durkheim, os fatos sociais totais são compostos pelas somas dos elementos biológicos, psicológicos, sociais e culturais.

12. Considerando a obra As regras do método sociológico, quais são as orientações dadas por Durkheim ao pesquisador quando de suas investigações e análises sociológicas?

Para Durkheim, os fatos sociais deveriam ser encarados como coisas, sendo, portanto, investigados e analisados com objetividade, neutralidade e distanciamento.

13. De que forma Durkheim conceitua representações sociais?

Para Durkheim, representações sociais são as formas como os distintos grupos sociais se veem e são vistos, se valorizam e são valorizados social e culturalmente. As representações sociais podem ser positivas ou negativas.

14. Conceitue anomia social, segundo os ensinamentos de Durkheim.

Durkheim, ao discutir o conceito de anomia social, se reporta às instituições políticas. Essas, por sua vez, desempenham importante papel na manutenção da ordem pública. Na ausência de tais leis, o indivíduo estará diante de uma situação anômica, ou seja, de anomia social. Defende, ainda, que o indivíduo anômico perde seus referenciais éticos e morais.

15. De que forma Weber defende a metodologia científica para as investigações e análises dos fenômenos sociais?

Weber considera ser fundamental a “busca pelos sentidos” para a compreensão dos fenômenos sociais. Para ele, a análise da ação social requer que sejam considerados três fatores: compreensão, motivos e consequências.

16. De que forma Weber denomina a metodologia científica por ele defendida? Em que ela consiste?

Weber refuta a análise positivista para os fenômenos sociais. Ao invés disso, defende a aplicação do método compreensivo. Para ele, é necessário considerar que as ações sociais apresentam características racionais (objetivas) e emocionais (subjetivas), portanto, é preciso recorrer à busca pelos sentidos.

17. De que forma Weber descreve a aplicação do método compreensivo?

Weber defende a aplicação da pesquisa documental, ou seja, das causas e efeitos, historicidade social, observações, indícios e minuciosidade. Para ele, o pesquisador deve considerar também, em suas análises, as distintas concepções de mundo, bem como as variáveis sociais, políticas, econômicas e culturais.

18. Quais são os três tipos de dominações legítimas apresentadas por Weber e quais são as respectivas características?

Dominação carismática: característica principal é a sedução. O dominador exerce – em larga medida – o seu poder de mando mediante comportamentos simpáticos, demagogos, sobre o dominado. Este, por sua vez, expressa devoção e lealdade ao dominador; Dominação tradicional: característica principal é a obediência. Caracteriza-se pela manutenção de hábitos e costumes nas relações entre dominadores (senhores, patriarcas) e dominados (súditos). O dominado deve obediência e fidelidade aos seus senhores devido às tradições. As regulamentações e normas não podem ser alteradas, por serem consideradas sagradas; Dominação legal: caracteriza-se pela existência de leis, normas e estatuto, que legitimam as relações entre dominadores e dominados. Tais regulamentações podem ser alteradas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (185.8 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com