TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO DE EMPRESAS

Monografias: A APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO DE EMPRESAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  3.335 Palavras (14 Páginas)  •  521 Visualizações

Página 1 de 14

A APLICAÇÃO DA CONTABILIDADE GERENCIAL NA GESTÃO DE EMPRESAS

1 INTRODUÇÂO

1.1 Contextualização do tema

As Ciências Contábeis ocupam um espaço obscuro no entendimento da sociedade. Isso porque muitos a relacionam às Ciências Exatas, por entenderem que ela cuida somente de cálculos. Há ainda, outra visão, a de Ciência Humana, pois é vista como prestadora de serviços, que busca soluções para os problemas de uma Entidade, visando à tomada de decisão. Entretanto, a Contabilidade não se encaixa em nenhum desses paradigmas, sendo assim, uma Ciência Social, que cuida do Patrimônio da entidade utilizando-se de Demonstrações Contábeis.

O acadêmico deve conhecer uma das formas mais usadas para estudar a sociedade em que vive, usando recursos importantes para a sua “pesquisa”, para se entender melhor, participar ou modificar é importante se obter dados que sejam precisos. A origem da Sociologia se mistura com os processos sociais e econômicos que vinham se constituindo na Europa nos campos de: ciência, tecnologia, política, dos meios de trabalho e produção etc. Os grandes sociólogos como Durkheim, Weber e Marx se esforçaram por emancipar a Sociologia das demais teorias sobre a sociedade e transformá-la como disciplina rigorosamente científica que em livros e cursos sua preocupação foi definir com precisão o objeto, métodos e aplicações dessa nova ciência.

O contador realiza diversos papéis de acordo com sua área de atuação, o contador do Estado aplica na administração pública, as técnicas de registros e apurações contábeis em harmonia com as normas gerais do Direito Financeiro. Os contadores de empresas privadas são importantes e indispensáveis em qualquer empresa, seja ela de baixo, médio ou grande porte. O contador em uma empresa sem fins lucrativos objetiva entender de que forma ele trabalha fazendo assim a prestação de contas visando obter benefícios fiscais. Hoje com o mercado competitivo, a diferença é realizada pela especialização que existem, na profissão contábil existem várias tangentes para esse campo de trabalho, que mostra um pouco que pode ser feito para se alcançar destaque perante os outros concorrentes.

Contabilidade é a ciência que estuda as modificações ocorridas no patrimônio, procurando mostrar com clareza as atividades da empresa, utilizando os registros contábeis. A ciência contábil estuda e enuncia as leis do controle econômico das empresas de todas as classes e deduz as normas oportunas a seguir para que esse controle seja verdadeiramente eficaz, persuasivo e completo. Considerada em sua manifestação prática, é a aplicação ordenada das ditas normas. A contabilidade subdivide-se em vários campos de atuação como: Contabilidade Financeira, Contabilidade Gerencial, Contabilidade Tributária, Contabilidade de Custos, Contabilidade Comercial, Contabilidade Pública, Contabilidade Industrial, Contabilidade das Instituições Financeiras, Contabilidade Rural, Auditoria e Controladoria. Para fins deste estudo, o enfoque será referente à Contabilidade Gerencial, uma vez que essa é uma das áreas fundamentais da ciência contábil, pois é um instrumento indispensável na tomada de decisões, pois produz informações para os diversos níveis de seguimentos contábeis.

1.2 Questão norteadora

Sendo assim, mediante a contextualização do tema, esta pesquisa buscou responder a seguinte questão norteadora: Quais são as consequências da aplicabilidade da contabilidade gerencial como ferramenta de gestão?

1.3 Objetivo geral

Avaliar a contribuição da contabilidade gerencial na gestão da Sporting Tênis.

1.4 Objetivos específicos

 criar uma empresa;

 determinar os participantes da empresa;

 descrever sua missão e visão;

 identificar suas formas de administração;

 avaliar a prática do exercício contábil na função gerencial;

 demonstrar a importância da contabilidade gerencial.

2 TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO

2.1 Histórico

A academia Sporting Tênis, com CNPJ 13.475.062/0001-97, situada na rua Senador Lima Guimarães, número 253, bairro Buritis, foi fundada em fevereiro de 2011, por um grupo de amigos que se uniram com o mesmo ideal, todos como sócios da empresa.

2.2 Missão

A empresa tem o objetivo de oferecer aos clientes um ensino de qualidade, visando ao bem-estar e à saúde de cada um, fazendo disso um lazer e diversão. Com os diferenciais da empresa, ela se destaca no mercado de Academia de Tênis, realizando eventos sociais, revertendo 5% do seu lucro anual, para projetos sem fins lucrativos, isto é, desenvolvendo um trabalho social muito rico em aprendizado e, o mais importante, praticando esportes.

2.3 Visão

A empresa hoje está completando três anos no mercado e, com tão pouco tempo, tem como principal visão o seu crescimento empresarial chegando a ser audaciosa. Assim, em seus planejamentos empresariais, tem uma visão de crescimento de aproximadamente 10% para os próximos dois anos, isto é, ela pretende, para os próximos 24 meses, expandir em franquias e novas empresas parceiras da Sporting Tênis.

Com isso ela proporcionará um equilíbrio entre saúde e lazer, bem como equipes formadas e inseridas em torneios regionais, estaduais, nacionais e até internacionais, visando um reconhecimento internacional, com filiais espalhadas por todo o território nacional até o final do ano de 2016.

2.4 Valores

A empresa preza o respeito aos clientes, com responsabilidade social, com isso, a mesma atinge uma excelência em qualidade, sempre inovando com integridade e competência.

2.5 Serviços da Empresa

A empresa oferece aulas de tênis em vários módulos, de acordo com o nível de cada aluno, isto é, o aluno é avaliado por um professor e, de acordo com a avaliação, o mesmo é encaminhado para o nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com