TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SERVIÇO SOCIAL INFORMANDO OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA NO AMBIENTE ESCOLAR

Por:   •  13/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 8

INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZONIA- IESA

FACULDADE MARTHA FALCÃO DEVRY

COORDENAÇÃO DO CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

PROJETO DE INTERVENÇÃO

MANAUS

2015

Academicas

Diane Veras

Elisangela Guedes

Mara Beatriz

Senira Mota

Simone Santana

Susyhane Pimentel

O SERVIÇO SOCIAL INFORMANDO OS DIREITOS DA PESSOA IDOSA NO AMBIENTE ESCOLAR

Projeto de Intervenção solicitado pela profª Drª Andreia dos Santos Cavalcante, para obtenção de nota parcial, da disciplina Estágio Supervisionado III, referente ao 8º período do Curso de Serviço Social.

MANAUS

2015

1- IDENTIFICAÇÃO

• Aluna (as):

• Elisangela Guedes

• Diane Veras

• Mara Beatriz

• Senira Mota

• Simone Santana

• Susyhane Pimentel

1.1 Período: 8º período do 2º semestre.

1.2 Campo de Estágio: Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - CIPDI

1.3 Área e Atuação: Assistência Social

1.4 Supervisora de Campo: Assistente Social Maria das Graças Byron -CRESS: 345/ 15ª Região/AM

1.5 Supervisora de Ensino: Drª Andréia Santos Cavalcante – CRESS/AM:1678

1.6 Dias e horário de estágios:

Senira Mota da Silva Cruz – Segunda a Sexta- 13: 00 as 17:00

Susyhane Pimentel Santa Rosa – Segunda Quarta e Sexta-feira – 13h00min as 17h00min

2- APRESENTAÇÃO

O Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa foi implantado em 27 de Julho de 2007, criado devido a necessidade de implantação de um serviço do Governo do Estado do Amazonas focado principalmente para o enfrentamento da violência contra a pessoa Idosa, e instalado pela Secretaria de Assistência Social-SEAS, desenvolvendo ações em parceria com a Secretaria de Segurança Pública-SSP /Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso-DECCI e a Defensoria Pública Estadual.

O Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa faz parte da Rede Social do governo, prestando serviços em conformidade com a Lei Nº 10.741, de 1º outubro de 2003 Estatutos do Idoso. Oferece atendimento multisetorial por meio de uma equipe interdisciplinar coordenado por dois Assistentes Social. A equipe técnica do CIPDI é composta por 02 (duas) Assistentes Sociais; 01 (uma) Psicóloga; 04 (quatro) Agentes Administrativos; 02 (dois) Auxiliares de Serviço Gerais, nove Estagiários de Serviço Social.

O Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa, localizado na mesma área de funcionamento da Delegacia do Idoso recebe o público alvo de forma espontânea ou mediante encaminhamentos realizados pelas Delegacias, e também pelos diversos grupos ou programas com atuação na comunidade.

A recepção do usuário no CIPDI é efetivada pela recepcionista que providencia de imediato o registro dos dados pessoais no sistema de informações, encaminhando-o para atendimento junto ao Serviço Social.

Em se tratando de denúncias, estas poderão ser feitas espontaneamente quando formulada diretamente pelo idoso ou por pessoa delegada por ele, ou anônima, sendo recebidas e registradas no sistema de informações com repasse imediato para o Serviço Social, o qual procederá à identificação da ocorrência.

Em caso de constatação de violência tipificada como crime, o Serviço Social procederá ao registro da ocorrência para resolução do fato apresentado, encaminhando a Delegacia ou a Defensoria para que seja adotado o procedimento necessário.

O presente projeto vem destacar a veracidade e efetivação dos direitos dos cidadãos segundo apontado no Estatuto do Idoso e na Constituição Federal Brasileira, tem como proposta informar sobre os direitos sociais assegurados por leis, considerando a esses que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza garantindo o direito à vida, à liberdade à igualdade, à saúde e a segurança.

3- JUSTIFICATIVA

O projeto de intervenção proposto em decorrência do estágio supervisionado no Centro Integrado de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa (CIPDI) será implementado na Escola de ensino Fundamental Aderson de Menezes, situada na Rua 26, S/N, Conjunto Castelo Branco – Parque 10, Tel.92-3216-5629/3462-5800, tendo no momento como Gestora a Senhora Ana Lúcia Oliveira Souza Ximenez. As ações serão voltadas para a informação aos alunos da escola quanto aos direitos da pessoa idosa, visando com isso ampliar a contribuição do Serviço Social na fomentação do debate sobre os vários tipos de violência que vitimavam a pessoa idosa, principalmente no seu âmbito familiar.

Tal proposta se faz necessário devido à experiência no campo de estágio supervisionado no CIPDI, que além de intervir nas questões relacionadas a violação dos direitos dos sujeitos idosos, também fortalece as ações da rede de proteção da pessoa idosa principalmente no que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (62.3 Kb)   docx (19.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com