TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA VIABILIZAÇÃO DE DIREITOS DAS PESSOA COM DEFICIENCIA FISICAS.

Dissertações: A CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA VIABILIZAÇÃO DE DIREITOS DAS PESSOA COM DEFICIENCIA FISICAS.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/9/2014  •  10.084 Palavras (41 Páginas)  •  929 Visualizações

Página 1 de 41

1.INDRODUÇÃO

O projeto aqui aqui apresentado vai tecer comentarios sobre o profissional de Assistente Social diante da viabilização de direito das pessoas com deficiencia fisicas. O tema surgiu, durante o período de estagio, em que pôde-se perceber, e avaliar a importância da presença do profissional de Serviço Social, nas instituições, de saúde, e o desempenho dos mesmos com os deficientes fisicos.

De acordo a revista de Saúde Publica (2000) conceitua deficiencia como:

Perda ou anormalidade de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, temporária ou permanente. Incluem-se nessas a ocorrência de uma anomalia, defeito ou perda de um membro, órgão, tecido ou qualquer outra estrutura do corpo, inclusive das funções mentais. Representa a exteriorização de um estado patológico, refletindo um distúrbio orgânico, uma perturbação no órgão. (p.3).

A partir desse entendimento relacionado à deficiência percebe que há vários tipos de anomalias e que se apresentam no mesmo grupo desse tema, mas na construção da monografia será apresentados dos tipos de deficiência.

A partir desse momento, através dos métodos empíricos, criou-se o desejo de pesquisar o tema acima citado como forma de agregar conteúdos apreendidos, na vida acadêmica, diante dos teóricos metodológicos e como agir diante de todo esse contexto, a pesquisa vai ser executada.

A pesquisa aqui apresentada, terá considerações através do empirismo, durante o periodo de estagio pude conhecer algums procedimentos relevantes ao tema e será de suma importância para a pesquisa, descrever o conhecimento adquirido na graduação, e no estagio, com esses dois momentos a pesquisa será realizada.

Sabe-se que a competição começa ao ingressar nas universidades e faculdades, que conduz o docente a busca incessante do conhecimento, esse é o pré-requisito do bom profissional independente da graduação. Isso se torna ainda mais verdadeiro quando se considera que a modernidade trouxe também a noção de vulnerabilidade e insegurança, já que, se o profissional não estiver apto para ocupar determinado cargo dentro da organização, outro com melhor qualificação tomará o seu lugar, até que as necessidades do cargo sejam atendidas. Esse fator traz uma nova visão para muitos profissionais de que o compromisso maior é com a carreira e não com a organização.

O que se percebe é que os deficientes físicos, cada instante vivencia o preconceito e a falta de interesse pelos orgãos compentes, essa falta de um ator como forma de amenizar o seu

sofrimento e o que se vê é que os mesmos estão cada vez excluidos da sociedade.

Apesar da Constituição Federal de 1988, que garante o direito de ir e vim, está escrito mas não há cumprimento.Então diante desse e outros conhecimentos apreendidos será mostrado, na elaboração do trabalho de conclusão de curso.

Onde irá ser apresentado esse ser deficiente fisico, e conhecer como o profissional de Serviço Social atua na vibiliação dos direitos desses.

Identificação

1.Tema - A Contribuição do Assistente Social na Viabilização de Direito das Pessoas com Deficiencia Fisicas.

1.2 Problema- Qual a contribuição do Assistente Social diante da viabilização de direitos da pessoa com deficiência fisica?

1.3 Objetivo Geral: Identificar a contribuição do Assistente Social diante a viabilização dos direitos das pessoas com deficiencia fisica.

1.4 – Objetivos Específicos:

• Descrever como o Assistente Social desempenha o seu papel no intuito da viabilização dos direitos da pessoa com deficiencia fisica.

• Conhecer a práxis do Assistente Social diante da viabilização dos direitos aos poradores de deficiencia fisica.

• Elencar as ações desenvolvidas pela equipe de serviço social junto aos deficientes fisicos.

2. JUSTIFICATIVA

O interesse pelo tema surgui, durante o estagio do curso de Serviço Social realizado no _____________ situado na Avenida Antonio Carlos Magalhães s/n no Bairro do Iguatemi na cidade de Salvador do Estado da Bahia.

Ao perceber a dificuldade na viabilização desses direitos já constituidos na Constituição Federal (CF) de 1988, apartir então desse momento nasceu o desejo pela pesquisa ao portador de deficiencia.

O portador de deficiencia física é um ser que tem direitos como qualquer cidadão, para a execução desse estudo, pretende demonstar que o deficiente é um ser como qualquer outro e que tem sentimentos e que necessita de atenção e que tem os seus direitos já garantidos na Constiuição. Para dá continuidade ao tema desse estudo apresentado, buscou-se a Organização Mundial de Saúde (OMS) 2011, que define deficiência: como pessoas que tem algum tipo de alteração nos segmentos motor, mental, sensorial e múltiplo, a deficiência é uma perda ou anormalidade de estrutura do corpo ou função corporal fisiológica, incluindo as mentais. (p.23).

Sabe-se que atualmente a pratica da inclusão social é presente e discutida em vários segmentos da sociedade, onde parte do principio que todo deve ser tratados igualmente e para que aconteça é preciso que as instituições de saúde, seja capaz de atender as todas as demandas, e garantir o seu direito de ser cidadão e poder exercer a sua cidadania.

Considerando o art. 196 da Constituição Federal, que garante o acesso universal e igualitário e equidade, Considerando a Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990, que dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde. (p.4).

Claro que vai aparecer no plagio é uma informação única, vc precisa saber diferenciar, se vc colocar amor perfeito eu sou bela, vc vai encontrar essa frase.

Além da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 40 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com