TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS

Pesquisas Acadêmicas: A ATUAÇÃO ESTRATÉGICA DA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/8/2014  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 DESENVOLVIMENTO 5

3 ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 7

3.1 PROCESSO DE RECRUTAMENTO................................................................7

3.2 PROCESSO DE SELEÇÃO ............................................................................8

3.3 GESTÃO DA ORGANIZAÇÃO.........................................................................9

3.4 RESULTADOS E INDICADORES DE DESEMPENHO...................................9

4 LEGISLAÇÃO TRABALHISTA 10

5 CONCLUSÃO 11

REFERÊNCIAS..........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

Na “moderna gestão de pessoas”, os indivíduos não são mais vistos como mero “recurso” ou “patrimônio” da organização, mas com “parceiro” ou “colaborador” no alcance dos resultados organizacionais. O objetivo do estudo é apresentar os resultados de uma pesquisa sobre a percepção de profissionais de gestão de pessoas da empresa AKAER.

Akaer é uma empresa de engenharia com sede em São José dos Campos, SP e especializada no desenvolvimento de aero estruturas e gestão de projetos turn Keys (do início ao fim com “entrega das chaves”) para os mercados aeroespaciais e de defesa. Akaer foi fundada em 1992, e desde então tem participado em programas aeroespaciais importantes em todo o mundo.

Sempre empenhada em demandas do cliente, Akaer desenvolve suas atividades de acordo com os padrões de qualidade mais exigentes e, desde 2001, o Sistema de Gestão da Qualidade Akaer é ISO 9001:2000, certificado pelo CTA / IFI, o Instituto Brasileiro de Certificação.

A Akaer tem 210 colaboradores e possui um total aproximado de 100 engenheiros e projetistas aeronáuticos, a maioria deles com mais de 15 anos de experiência no campo.

Como uma empresa orientada para o cliente, Akaer fornece serviços técnicos e de gestão baseadas nas necessidades dos clientes, normas e definições. Seus padrões de gestão centra-se na melhor e mais rentável solução para o cliente.

Há mais de duas décadas no mercado e em plena ascensão, a empresa espera crescer esse ano três vezes mais do que em 2012. “Estamos expandindo nossos negócios e o escopo de trabalho, agregando valor aos nossos serviços, sempre alinhados aos planos estratégicos de defesa do governo. Hoje podemos garantir que fornecemos todo o serviço necessário para o segmento aeronáutico e temos condições de absorver tecnologia e trazer o domínio dela para o País”, finaliza o presidente da companhia, Cesar Silva.

2 DESENVOLVIMENTO

A empresa escolhida foi a AKAER , a mesma possui um setor de recursos humanos onde é composto por uma gerente administrativa, uma coordenadora de recursos humanos, uma analista de recrutamento e seleção, uma analista de recursos humanos e uma estagiaria.

GERENTE ADMINISTRATIVA: Pós-graduação em Gestão de Negócios Empresarial.

Gerenciamento da área de RH em geral: Manter a parceria dos lideres para melhoria de desempenho. Garantir as práticas de compliance. Realizar a implantação do programa de avaliação de desempenho institucional, garantindo a utilização das ferramentas da organização. Fornecer indicadores de R&S e Turnover e outros. Garantir que a equipe seja informada regularmente, sobre questões críticas da empresa. Servir de exemplo com o compromisso com a cultura organizacional.

Inglês avançado e espanhol básico

COORDENADORA DE RECURSOS HUMANOS: Graduação em Recursos Humanos.

Conhecimento dos processos de gestão de desempenho, pesquisa de Clima Organizacional

definição de Missão, Visão e Valores organizacionais, estruturação de cargos e salários (pesquisa salarial, analise de cargos, política de remuneração e benefícios, política de promoção e aumentos salariais, elaboração de tabela salarial).

Conhecimento em todo processos de Recrutamento e Seleção. Conhecimento em praticas em cálculos trabalhistas (13º Salário, férias, rescisão)

Conferencia e analise do fechamento de folha de pagamento

Conferencia e analise do fechamento de ponto

Elaboração de relatórios gerenciais

Gerenciamento de processos trabalhistas

Gerenciamento de notificações do ministério do trabalho/ sindicatos.

ANALISTA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO: Cursando 5 semestre em Psicologia.

Análise e triagem de currículos; Entrevistas individuais; Busca de candidato de acordo com perfil solicitado; Convocações de candidatos para testes e entrevistas de seleção; Recepção de candidatos e clientes (atendimento ao público); Atendimento telefônico; Responsável por anúncios em redes sociais e grupos; Aplicação de testes.

ANALISTA DE RECURSOS HUMANOS: Graduação em Recursos Humanos.

Responsável por toda rotina de folha de pagamento.

(Admissões, Férias, Rescisões, fechamento de folha de pagamento e apuração dos devidos encargos e obrigações legais, Homologações, Prepostos);

Administração e Controle de Ponto (relatórios, apurações, elaboração de planilhas para fechamento de folha;

Administração de Benefícios (Compra, contratação e controle de VT, VA, VR, SV);

Medicina do Trabalho (PCMSO, PPRA, Afastamentos, Exames Periódicos).

Segurança do trabalho (Organização e acompanhamento; CIPA E BRIGADAS DE INCÊNDIOS). Atendimento a funcionários na resolução de dúvidas e problemas pertinentes.

ESTÁGIARIA DE RECURSOS HUMANOS: Cursando gestão de recursos humanos.

Estágio na área Administrativa, auxiliando nos processos de recrutamento e seleção, administração de pessoal e benefícios.

3 ASPECTOS DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL

A Akaer está no processo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com