TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Por:   •  8/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  778 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SOCIOLOGIA

CELIO GARCIA CANEDO

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

ROSARIO DO IVAÍ

2014

CELIO GARCIA CANEDO

A ATUAÇÃO PEDAGÓGICA INCLUSIVA DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Trabalho apresentado ao Curso (Sociologia) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Educação a Distancia, Sociedade, Educação e Cultura, Educação Inclusiva, Língua Brasileira de Sinais e Seminario da Prática l ]

Prof. Fabio Luiz, Giane Albiazetti, Sandra Vedoato, Raquel Franco

Rosario do Ivaí

2014

INTRODUÇÃO

O presente trabalho traz uma discussão sobre um assunto muito importante sobre a atuação pedagógica inclusiva do professor na educação básica, direcionando a experiência com deficiência visual: o mundo pelo toque. E quais os métodos que a professora adotou para se trabalhar com o aluno que tem deficiência visual através da capacidade que permitem conhecer o mundo pelo toque. Logo no primeiro dia de aula, a docente queria conhecer o sujeito, pois assim saberia a metodologia diferenciada a ser trabalhado, e que ele pudesse se interagir com os colegas de turma.

Como todo deficiente visual o tato é um dos principais aliados, para se apresentar o discente perguntou para seus colegas se poderiam tocar o rosto e nos cabelos para assim fazer o reconhecimento de um por um, e também a professora incentivou a fazer o mesmo com a sala para conhecer o ambiente e nas conversas, ele passou a reconhecer as vozes dos amigos.

O deficiente visual sofre muito com a deficiência e por isso é importante que se tenha a ajuda de profissionais e também da família para ajudar a superar todos os desafios que apresentam na sociedade e na escola. Pois a família tem um papel fundamental de apoiar, amar, educar a criança portadora de deficiência, como a mãe do aluno que buscou de todas as maneiras meios que possam auxiliá-los sobre esse problema, bons resultados irão surgir. Depois colocou numa escola particular, porque se preocupou com sua aprendizagem no ensino regular. No entanto teve um resultado muito insignificativo e foi crescendo o descontentamento com atendimento na escola e o modo da docente tratar a deficiência de seu filho excluindo das atividades aplicadas nas aulas. Por fim resolveu transferi-lo para uma educação básica regula, por saber que havia sala de recurso para recebê-lo e estimulando principalmente na socialização.

A importância que o professor tenha um conhecimento necessário para se trabalhar com deficiente visual dentro da sala de aula, como a professora teve com esse aluno, com material didático adaptado, braile, aula de apoio, reforço os conceitos que ele não aprendeu direito e etc.

DESENVOLVIMENTO

O ingresso no ensino da educação básica inclusiva na escola geralmente costuma ser um desafio muito grande e complexo, por motivos das dificuldades apresentadas por alunos portadores de deficiência visual, pois foi fundamental prática pedagógica da professora na atuação docente com esse aluno, através da capacidade que permite conhecer o mundo pelo toque. Portanto o tato é um dos principais aliados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com