TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A AÇÃO SOCIAL

Artigo: A AÇÃO SOCIAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2014  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 5

A AÇÃO SOCIAL

A Sociologia é, para Weber, a ciência “que pretende entender, interpretando-a, a ação social, para, dessa maneira, explica-la causalmente em seu desenvolvimento e efeitos”, observando suas regularidades que se expressam na forma de usos, costumes ou situações de interesse. Como exemplos típicos dessas manifestações temos a moda, o consumo de certos alimentos, a ação no mercado ou ainda a política-partidária. O conceito de ação social é, portanto, um dos mais importantes da Sociologia de Weber. Ele o define como uma conduta humana (ato, omissão, permissão) dotada de um significado subjetivo dado por quem o executa, o qual orienta seu próprio comportamento, tendo em vista a ação – passada, presente ou futura – de outro ou de outros que, por sua vez, podem ser “individualizados e conhecidos ou uma pluralidade de indivíduos indeterminados e completamente desconhecidos”. A explicação sociológica busca compreender o sentido, o desenvolvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos referida à do outro – ou seja, o caráter social – não se propondo a julgar a validez de tais atos, nem a compreender o agente enquanto pessoa. Explicar é captar e interpretar a “conexão de sentido em que se inclui uma ação”.

As condutas são tanto mais racionalizadas quanto menor for a submissão do agente aos costumes e afetos e quanto mais ele se oriente por um planejamento adequado à situação. Pode-se dizer, portanto, que as ações serão tanto mais previsíveis quanto mais racionais. Para compreendê-las o sociólogo constrói um modelo de desenvolvimento da conduta racional e, a partir dele, interpreta outras conexões de sentido, sejam aquelas irracional e afetivamente condicionadas ou as que sofreram influências irracionais de toda espécie, tomando-as como desvio do modelo constituído. Weber trabalha com a elaboração limite – útil para o estudo sociológico – que chama de tipos puros ou ideais. Mesmo assim, está consciente de que, durante o desenvolvimento da ação, podem ocorrer condicionamentos irracionais, obstáculos, emoções, equívocos e incoerências etc. Ele constrói quatro tipos “puros” de ação social: a ação racional com relação a fins, a ação racional com relação a valores, a ação tradicional e a ação afetiva. (...).

OS TIPOS PUROS DE AÇÃO SOCIAL

A ação de um indivíduo ou de um grupo será racional com relação a fins se, para atingir um objetivo previamente definido, lança-se mão dos meios necessários ou adequados, ambos avaliados e combinados tão claramente quanto possível de seu próprio ponto de vista. Uma conduta científica ou uma ação econômica, por exemplo, expressam essa tendência e permitem uma interpretação racional. O procedimento econômico corresponde ao modelo típico de ação racional. Segundo Weber, o comportamento econômico é todo aquele que leva em conta um conjunto de necessidades a atender, quaisquer que sejam, e uma quantidade escassa de meios. A questão é como chegar ao objetivo pretendido recorrendo aos meios disponíveis. A conexão entre fins e meios é tanto mais racional quanto mais a conduta se dê rigorosamente e sem a interferência perturbadora de erros e afetos que desviam seu curso.

A conduta será racional com relação a valores quando o agente orientar-se por fins últimos, agindo de acordo com ou a serviço de suas próprias convicções, levando em conta somente sua fidelidade a certos valores, estes, sim, inspiradores de sua conduta; ou na medida em que crê na legitimidade intrínseca de um comportamento, válido por si mesmo. Está, portanto, cumprindo um dever, um imperativo ou exigência ditados por seu senso de dignidade, suas crenças religiosas, políticas, morais ou estéticas, por valores que preza, tais como a justiça,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com