TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CATEGORIA DE ANALISE

Por:   •  7/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 5

Categoria de analise Família

A família,  exerce papel importante na sociedade  e na vida  cotidiano , uma das primeiras instituições que conhecemos, ela desempenha um papel decisivo na educação formal e informal, dos indivíduos, é nesse  espaço que são absorvidos os primeiros  valores éticos, morais e humanitários, de socialização entre os indivíduos que a compõe, compartilhando   responsabilidades,   é espaço  de proteção,  mas também de conflitos.

De acordo com Pereira (2008, p. 43) A família é considerada a instituição social básica a partir da qual todas as outras se desenvolvem, a mais antiga e com um carácter universal, pois aparece em todas as sociedades, embora de formas diferentes.

O conceito família vem sendo alterado  constantemente se encontra em conformidade com a trajetória histórica de cada época e de  cada sociedade, A família como processo histórico, é construída e modificada de acordo com as transformações da sociedade, paralelamente com o contexto social que a cerca, juntamente com suas mudanças, refaz paulatinamente o modelo familiar inserida em sua tessitura (DUTRA OLIVEIRA, 2009, p.24).

O século VXIII é marcado pelas grandes transformações, a  revolução industrial  gerou grande impacto sobre a sociedade, a família e  as  relações sociais.  A família deixa o campo, o trabalho manual, em busca de emprego nas fábricas, onde não apenas os homens são absorvidos,  como também mulheres e crianças  em busca de trabalho e sobrevivência, [...] o advento da fábrica, com seu novo modelo de trabalho, tirou pela primeira vez na história o trabalho e o trabalhador de sua casa, o que fragmentou a família, deixando alguns de seus membros para trás (DRUCKER, 2000 p.2)

É inegável que o sistema capitalista casou uma profunda desigualdade social, que é refletida principalmente nas famílias subalternas, como o desemprego, a fome, o alcoolismo, a droga, a quebra dos vínculos familiares,  o que culminou nós diversos arranjos familiares como estratégia de sobrevivência da mesma. É importante compreender  que o conceito de família não é unilateral  suas  transformações ocorrem ao longo da história, [...] “não é possível falar de família, mas sim de famílias”, a fim de Incorporar dentro desta concepção os diferentes arranjos familiares existentes em nossa sociedade.  (SILVA, 2005, p. 21 )

A história do Brasil é marcada pela profunda desigualdade social, e é diante deste contexto que a classe trabalhadora se organizar  como aponta Silva (2008, p. 70) “A organização do movimento operário  permeada por um conjunto de ideologias anarquistas, comunistas, socialistas, trotskistas e marxistas, ganhou densidade e transformou-se em um palco de lutas internas.”, direcionando a intervenção do Estado à incorporar o papel de administrador das crises, desencadeando uma série de medidas anticíclicas ou anticrises.

A classe trabalhadora  reivindicar seus direitos, o  Estado   se vê pressionado, a criar as políticas sociais, voltadas a  atender as necessidades de subsistência, porém    aqueles com vínculos trabalhista e  de  interesse  do capital como a família tradicional nuclear, como bem salienta Silva (2008, p. 71) ser “[...] o caso brasileiro a questão social se legitimou a partir de estratégias políticas de caráter conservador imantadas sobre o discurso de proteção ao trabalhador e sua família, obscurecendo suas contradições e neutralizando a luta de classes. ”

No Brasil a constituição de 1934   foi primeira a consagrar os direitos sociais, e  no “Art 144”  cita; que  a família é constituída pelo casamento indissolúvel,  sobre a proteção do Estado, e que somente o casamento civil  entre homem e mulher séria  reconhecimento como conceito  de família para efeitos de direitos.

A Constituição de 1988,  representou um marco,   instituiu  um Estado  Democrático de  direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, reconhece os diversos arranjos familiares,  e  no Art. 226 e 227 prescreve   que a  família é base da sociedade tem especial proteção do Estado, assegurando a assistência a famílias e a cada  pessoa  que a integra.

De acordo com pesquisas realizadas pelo  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE, o conceito  de família se ampliou elas podem ser  unipessoal, extensa, monoparental, homoafetiva e nuclear entre outras, independentemente da sua configuração  a família  é espaço de proteção, segurança  provedora de afeto, e bem esta .

Para Drummond de Andrade As leis não bastam. Os lírios não nascem Da lei, esse processo de mudança e reconhecimento da família por parte do Estado, são frutos da luta da classe trabalhadora que através dos movimentos sociais pressiona o aparelho estatal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com