TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GÊNERO: UMA CATEGORIA ÚTIL PARA ANÁLISE HISTÓRICA

Por:   •  15/9/2015  •  Resenha  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  599 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

CPAQ - CÂMPUS DE AQUIDAUANA Período Letivo: 2013/2

CURSO: PEDAGOGIA - LICENCIATURA

DISCIPLINA: ESTUDOS DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO           C.H.: 34 HORAS

PROFESSORA: Dra. ZAIRA DE ANDRADE LOPES

FICHAMENTO

IDENTIFICAÇÃO DO(A) ACADÊMICO(A): Amanda Lacerda de Araújo e Rosangela Vasconcelos Duarte.

REFERENCIAS DO TEXTO: Gênero Enquanto Categoria de Análise. LOPES, Zaira de Andrade. Menina para um lado, meninos para outro, um estudo sobre representações sociais de educadores de creche. Campo Grande: Ed. UFMS. 2000 .(Capítulo 3, páginas 86 a 98).

Termos, palavras ou expressões desconhecidas.

Salienta: Evidencia; Detrimento: Perda; Lacuna: Falha; Antagonismo: Oposição.

Os principais conceitos apresentados no texto.

Gênero é concebido enquanto elemento constitutivo das relações sociais, tendo como base as diferenças percebidas entre os sexos (cf. LOURO, 1994), e para Joan Scott (1991), é uma forma primordial de significar as relações de poder. O núcleo central de sua definição baseia-se na conexão entre estas duas preposições. Portanto as relações de Gênero são constituídas socialmente. As mudanças que ocorrem na organização das relações sociais estão, relacionadas diretamente às mudanças nas representações de poder, no entanto o rumo da mudança não segue precisamente um sentido único.

     Viezzer (1989) salienta que o vocábulo “gênero”, empregado de forma tradicional como sinônimo da indicação do sexo, ou seja, o fator biológico da distinção entre machos e fêmeas, atualmente vem sendo utilizado para se referir às diferenças impostas socialmente entre os traços característicos e papéis masculinos e femininos. “[...] Sexo é fisiológico, enquanto gênero no sentido amplo é cultural [...]” (p.107).

      Viezzer cita o trabalho de Stoller, psicólogo americano, Sexo e Gênero, no qual descreve o sexo em relação aos componentes biológicos, evidenciando as diferenças entre macho e fêmea da espécie humana. Por isto, o adjetivo “sexual” diz respeito, à anatomia e à fisiologia e está definição não engloba aspectos essências da conduta (como os afetos, pensamentos, fantasias, etc.). Para Viezzer, isto quer dizer que, enquanto sexo cada um é um dado fisiológico, a conduta sexual pode ser, no entanto, psicológica e socialmente diferente.

     As feministas vêm utilizando o sentido psicológico abordado por Stoller do vocabulário gênero no nível das relações sócias, tal como afirma Vizzer, como um novo conceito de relações sociais. Onde ocorre a subordinação do gênero feminino pelo masculino.

     Viezzer apoia-se na definição do termo subordinação defendida por Anm Whitehead, o conceito de subordinação permite compreender que o caráter das relações de gênero é o de dominação masculina somada ao de dominação feminina. Portanto coloca em evidência como as relações entre homens e mulheres acontecem em um processo social como um todo.

Quais as relações existentes entre o que o texto apresenta e as articulações com a sua futura prática pedagógica.

     Este texto permite um bom entendimento de gênero e suas relações sócias, tendo como base nas diferenças percebidas os entre sexos e as relações de poder, podendo ser bem aproveitado na prática pedagógica. Ao trabalhar as questões de gênero na Educação infantil, é necessário que nossos sentidos estejam afiados para que sejamos capazes de ver, ouvir e falar de forma clara e objetiva as relações sociais de gênero, a partir de relações sócio históricas, nas quais o sujeito (a criança) esta envolvido. Pois, as crianças demonstram comportamentos, preferências, competência, atributos de personalidades de acordo com seu sexo, seguindo, desde bem pequenos, as normas e padrões estabelecidos pela sociedade.

A partir do estudo desta unidade apresente alguma(s) ideia(s) de como a temática tratada poderia contribuir para as atividades que você poderá desenvolver em sua ação como futuro/a profissional da educação. 

Gênero analisando as vivências dos sujeitos, além do critério biológico. Essa ideia nos permite trabalhar o gênero com as crianças não apenas no aspecto biológico “sexualidade”, mas no conceito de Gênero ligado à reprodução social em sua totalidade e o sexo é apenas um dos seus componentes.

Temas de discussão que a leitura do texto suscitou.

 1. Gênero na construção da identidade do sujeito.

 2. A influência do gênero no que é ser homem e no que é ser mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (121.2 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com