TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA FISICA

Por:   •  7/3/2016  •  Monografia  •  3.687 Palavras (15 Páginas)  •  1.206 Visualizações

Página 1 de 15

A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL JUNTO AO PROCESSO DE REABILITAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIENCIA FISICA

Eva Aparecida Silva*

RESUMO: O presente trabalho procurou refletir sobre a atuação do profissional de Serviço Social na Instituição Centro de Reabilitação Oswaldo Cruz em Comodoro – MT; fruto de um trabalho de estágio realizado no mesmo, nesse sentido apresenta-se a questão do serviço social no Brasil, a atuação do profissional em seu campo de trabalho e a política da assistência em relação a pessoas portadoras de deficiências físicas. No contexto apresentado, verificaram-se várias necessidades de intervenção para o fortalecimento do tratamento bem como a demanda e continuação do tratamento adequado a aqueles que necessitam. O resultado é apresentado como uma reflexão teórica frente a um melhor tratamento a pessoas com deficiência física e que necessitam de qualidade prestada no atendimento, nos equipamentos e na qualidade de estrutura da instituição.

PALAVRAS-CHAVE: Deficiência Física – Serviço Social – Atuação Profissional

ABSTRACT: The present study sought to reflect on the role of Social Service Institution in professional Rehabilitation Center Oswaldo Cruz in Comodoro - MT; result of work performed on the same stage, accordingly presents the question of social service in Brazil, the role of the professional in your field of work and the politics of care in relation to people with physical disabilities. In the context presented, there are several intervention needs to strengthen the treatment and the continued demand and suitable for those who need treatment. The result is presented as a theoretical reflection forward to better treatment for people with physical and needing the care provided quality, equipment and quality of the institution's structure disabilities.

KEYWORDS: PHYSICAL DISABILITIES - SOCIAL SERVICES - PROFESSIONAL PRACTICE

*Graduanda em Bacharel em Serviço Social pela Univerdidade Luterana do Brasil

1.INTRODUÇÃO

        Este trabalho, da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA está fundamentado no Projeto de Intervenção Social, intitulado “Serviço Social e Pessoas Portadores de deficiências Físicas”. Essa temática surgiu das intervenções e experiências vividas nos estágios realizados no centro de reabilitação Osvaldo Cruz de Comodoro-MT. A partir dos estágios, percebeu-se que as pessoas com necessidade especial, seja ela passageira ou permanente, encontram dificuldades em sua vida diária, limitações estas, que estão ligadas a acessibilidade, ou seja, o exercício autônomo e social do indivíduo está sendo interrompido, o que muitas vezes causa a sua exclusão social. A prática de tarefas diárias reflete características do perfil e do proceder de cada indivíduo, contribui para a independência de suas ações e a sua participação social.

        O Serviço Social contribui para a reabilitação, inserção em seu mercado de trabalho caso necessite retornar e mobilidade do deficiente físico, pois ele tem o deficiente como sujeito total, portador de direitos e deveres, intervindo nas questões sociais dentro de princípios de humanização e inclusão, sua postura é mediadora entre usuários e os serviços oferecidos no Centro Integrado de Reabilitação.

        Esse trabalho emergiu da necessidade de identificar a problemática da freqüência e desistência de usuários do centro de reabilitação de Comodoro. Essa realidade implica por um lado, na dispersão do trabalho dos profissionais reabilitadores e, por outro, no processo de integração das pessoas portadoras de deficiência à sociedade.

        Desse modo, faz-se necessário desvendar os nexos e elementos que compõem essa realidade para que, a partir de então, todos os envolvidos e responsáveis pelo processo de reabilitação, tanto profissionais como usuários, bem como os órgãos públicos, busquem conjuntamente alternativas que visem melhorar o entusiasmo e qualidade de vida aos usuários. Nesse sentido, constitui-se nesse trabalho, refletir sobre a inclusão social e questões de acessibilidade, relacionando-as às políticas públicas e às pessoas com deficiência física, incluindo nesse prisma a imobilidade na prática de tarefas diárias. A inclusão social mobiliza a participação de pessoas com deficiência nas diferentes situações do cotidiano.

        A reabilitação, e isso tem sido objeto de discussões nos tempos recentes, devido a uma série de inovações jurídicas implementadas no ordenamento jurídico brasileiro. A construção de conhecimentos, a acessibilidade dos ambientes, e a aquisição de ajudas técnicas facilitam a prática das tarefas diárias e maximizam a independência e autonomia no cotidiano. Contudo, ainda há muitas barreiras para atingir o ideário da inclusão social.

        É preciso que o Assistente social em seu cotidiano atenda as necessidades postas por diversos grupos sociais e pela sociedade e acompanhar a fundo os interesses da população, com intuito de promover programas que inclua pessoas com deficiência de forma igualitária.

         Que sejam respeitados e serem tratados com igualdade como todo e qualquer cidadão e que sejam efetivados seus direito que sejam iguais a todo ou qualquer cidadão capaz de desenvolver suas funções no seu cotidiano e não se tornar um excluído do meio social.

         Que a sociedade e a família façam parte desse processo de forma ampliada e contributiva para que essa pessoa com deficiência consiga o seu objetivo de se inserir no meio social de forma igualitária. Antes o deficiente era escondido da sociedade por conta de sua deficiência e que a família tinha medo das várias formas de descriminação e acabavam mantendo-os no anonimato, mas ao longo do tempo já tiveram muitas conquistas e a sociedade está quebrando com este tipo de preconceito.


2.SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

A primeira escola de serviço social da América latina surgiu em 1925 em Santiago do Chile, no Brasil, o Serviço Social surgiu com ênfase na década de 30, num período de mudanças e transformações sociais, vindas do sistema capitalista e que afetou a sociedade nesse período.

Na década de 70 o Serviço Social sofreu várias influências norte-americana e européia com crescente demanda do trabalho, impulsionado pela elevação da profissão nas universidades e no meio político.

O Serviço Social surgiu a partir dos anos 1930, quando se iniciou o processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão encontra-se relacionada à articulação dos poderes dominantes (burguesia industrial, oligarquias cafeeiras, Igreja Católica e Estado varguista) à época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país. O ensino de Serviço Social foi reconhecido em 1953.
A profissão manteve um viés conservador, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.5 Kb)   pdf (252.6 Kb)   docx (20.5 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com