TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA: O ESPAÇO ESCOLAR DO ENSINO PÚBLICO EM RELAÇÃO AOS DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIENCIA FISICA

Por:   •  20/11/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.505 Palavras (15 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 15

PROJETO DE PESQUISA: O ESPAÇO ESCOLAR DO ENSINO PÚBLICO EM RELAÇÃO AOS DIREITOS DE PESSOAS COM DEFICIENCIA FISICA

RESUMO

Ninguém nega que o ensino público seja o alicerce da democracia e a base fundamental para a superação das desigualdades sociais. Portanto, entende-se que o planejamento de espaços destinados ao ensino deva permitir o livre acesso de todos os segmentos da sociedade a todos os setores e níveis de aprendizado. Sustenta-se que esse acesso não deveria significar apenas a possibilidade das camadas menos favorecidas da população chegarem à escola, mas também, a eliminação de quaisquer barreiras físicas e sociais às pessoas com deficiência (sensorial, física e mental, temporária ou permanente). A pesquisa que está na base do presente projeto gerou subsídios para estratégias de superação das desigualdades sociais sofridas por crianças com necessidades especiais e pessoas com deficiência (dependentes de cadeira de rodas, deficientes visuais e auditivos, etc) nos espaços de ensino público fundamental. Entende-se que, quando um único aluno for impedido de entrar numa sala de aula pela simples existência de uma barreira, as funções sociais do setor de ensino estarão imediatamente sendo colocadas em xeque

Palavras-Chave: Ensino público; deficiência física; acessibilidade; aprendizagem.

1 TEMA

O Projeto de Pesquisa denominado O Espaço Escolar do Ensino Público em relação aos Direitos de pessoas com Deficiência Física surgiu de observações direcionadas ao espaço físico escolar e o pouco caso que as autoridades e os profissionais de educação dispõem para a construção da autonomia e interação social desse grupo de pessoas apontando alguns problemas e possíveis soluções para ajudar ou melhorar a locomoção desses indivíduos num espaço especialmente destinado à aprendizagem e aquisição da autonomia.

2 PROBLEMA

Viso aqui, incluir informações pertinentes relacionadas às crianças portadoras de deficiência e também seus familiares. Quais dificuldades encontradas? As escolas estão garantindo esse atendimento especial? O que os familiares e a escola estão disponibilizando para atender a construção da autonomia e da aprendizagem dessas crianças?

Analisar um problema com diferentes olhares é fundamental para entender o que a família e os portadores de deficiência passam em situações corriqueiras e que por garantia definida por lei, não há necessidade.

3 HIPÓTESE

O prédio, a base física e preliminar para qualquer programa educacional, torna-se indispensável para a realização de um plano de ensino propriamente dito. Esta pesquisa tem em si como intenção analisar o prédio de escolas públicas, no sentido de visualizar adaptações arquitetônicas, para que seu uso possa ser estendido a todas as pessoas com deficiências físicas, de modo que elas tenham condições e oportunidades de assumir responsabilidades e exercer direitos iguais aos de todos os outros membros da sociedade.

4 OBJETIVOS

4.1 OBJETIVO GERAL

Contribuir para o entendimento escolar e de sua articulação com a educação especial e seus serviços, especialmente o atendimento educacional aos portadores de deficiências físicas.

4.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS

• Propor uma educação de qualidade para todos;

• Cooperar com o fortalecimento das ações sociais voltadas para educação comum inclusiva;

• Esclarecer o leitor sobre a possibilidade de fazer da sala de aula comum um espaço de todos os alunos, sem exceções.

5 JUSTIFICATIVA

Atualmente a Constituição Brasileira, garante aos deficientes, o acesso a diferentes órgãos, seja públicos ou privados, a cargos públicos com reservas especiais, educação especial gratuita, e vários outros direitos. Por que a maioria das escolas públicas ainda não se adaptaram a essa realidade, se a lei assegura a essas pessoas o direito de sua acessibilidade.

Cabe lembrar que a deficiência compromete e afeta a integridade tanto do deficiente quanto da família que convive diariamente com o preconceito, sem falar dos prejuízos na coordenação dos movimentos. Por que não acolher essas pessoas e desenvolver atitudes para melhorar sua autoestima, a qualidade de vida e a aceitação no espaço social.

O presente projeto tem visa mostrar através de discussões, leis e decretos que a Inclusão da Pessoa com Deficiência na Escola Regular é algo que pode acontecer, basta enxergá-los como seres humanos e cidadãos com direito a educação.

Desta forma, com intuito de propor uma educação de qualidade para todos, é extremamente necessária uma reconstrução ideológica que visem melhorias no processo educativo que reveja conceitos e paradigmas com o propósito de reorganização no sistema educacional.

Propor condições de desenvolvimento na educação especial integrada pode ser o caminho para reavaliar as diferentes formas de exclusão social e educacional que continuam solidas no processo de transformação da inclusão. As ações intersensoriais baseadas na inclusão tornam-se uma realidade desafiadora para o sistema de ensino brasileiro.

Neste sentido, as pesquisas deste artigo mostra que cooperar com o fortalecimento das ações sociais voltadas para educação comum inclusiva, representa novas perspectivas no acesso e permanência da pessoa com deficiência no âmbito escolar, proporcionando condições para uma educação de qualidade para todos.

6 FINALIDADE

A educação especial perpassa todos os níveis, etapas e demais modalidades de ensino, sem substituí-los, oferecendo aos seus alunos serviços, recursos e estratégias de acessibilidade ao ambiente e aos conhecimentos escolares. Nesse contexto, deixa de ser um sistema paralelo de ensino, com níveis e etapas próprias.

Sinalizando um novo conceito de educação especial, a Política enseja novas práticas de ensino, com vistas a atender as especificidades dos alunos que constituem seu público alvo e garantir o direito à educação a todos. Aponta para a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com