TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRISE DO WELFARE STATE

Por:   •  25/4/2017  •  Artigo  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 3

CRISE DO WELFARE STATE

Esse modelo de Estado teve inicio na Grã-Bretanha e teve seu apogeu  nos anos 70 do século passado, foi fundido logo após a ll Guerra Mundial e se opôs ao modelo liberal de Estado, O Laissez-faire  expressão-símbolo do liberalismo econômico, na versão mais pura de capitalismo de que o mercado deve funcionar livremente, sem interferência, apenas com regulamentos suficientes para proteger os direitos de propriedade. Esta filosofia tem início nos Estados Unidos e nos países da Europa durante o final do século XIX até o início do século XX. O modelo liberal prescindia da existência do Estado, ou seja, a função do Estado era apenas proteger o individuo em seus direitos naturais como direito a vida, a liberdade e a propriedade, enquanto que a economia fosse regulada pela mão invisível do próprio mercado. No entanto, o modelo liberal entrou em colapso com a crise da bolsa de valores e a grande depressão provocada pela pior crise econômica da história do capitalismo que teve seu inicio em outubro de 1929 e contou com vários fatores agravantes como a superprodução agrícola, diminuição do consumo, livre Mercado e a quebra da bolsa de valores propriamente dita.

Mediante toda essa crise o Estado é convocado para salvar a economia capitalista e a partir de então, o Estado assume não apenas as quentões sociais do povo como também a economia, oferecendo ao povo condições mínimas de bem estar social no que diz respeito à educação, saúde, habitação e renda (trabalho). Na Europa, o Welfare State funcionou muito bem nas décadas de 40 a 70, pois além de atender, mesmo que dentro dos padrões mínimos necessários à população, serviu também de grande ajuda à tentativa do Estado burguês de afastar o avanço do comunismo na época, pois se você oferece ao trabalhador condições mínimas, aparentemente justas, você afastará qualquer outro modelo que possa vir oferendo justiça, mesmo que de forma mais ampla.

O discurso do Welfare State começa a ruim com a chegada do neoliberalismo, difundido mundialmente por Margareth Thatcher, que em 1979, tornou-se a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeiro-Ministro da Grã-Bretanha. Foi a precursora do neoliberalismo e seu governo durou 11 anos. No ano de 1979, a Europa se encontrava em um período de recessão econômica, elevadas taxas de inflação, altos índices de desempregos e uma quase incontornável crise petrolífera. Thatcher foi a primeira mulher que ocupou o cargo de Primeiro-Ministro britânico. Logo no início do seu mandato, efetivou uma série de medidas e mudanças, anunciou um plano para a redução dos impostos e passou a controlar e a realizar reformas institucionais nos sindicatos trabalhistas. Essas reformas lhe valeram o apelido de “Dama de Ferro”. Ainda defendia que o Estado não pode cuidar de tudo, ou cuida do povo ou cuida da economia, que não é possível equacionar crescimento econômico com crescimento social, ou seja, se o povo vai bem, a economia fica desfalcada e é claro que a economia transformou-se em sua principal prioridade.

Nesse contexto, encontra-se a crise atual Brasileira, que na verdade nunca viveu em momento algum da sua história algo relacionado ao modelo europeu do Welfare State, contudo a atual crise  e a preocupação com o problema da seguridade social é bem parecida com o discurso da Inglaterra nos anos 80, centrado na luta do trabalhador para proteger seus direitos, é uma replica do retrato sem enfeites do colapso do Estado de bem-estar social na Inglaterra. Em síntese, programas sociais como Bolsa Família, Previdência Social e Minha Casa Minha Vida que beneficiam o povo, não deveriam trazer de volta à custa imposta com todos os juros e correções monetárias, incluindo os desfalques e desvios escandalosos das propinas, o equilíbrio da economia ao próprio povo que o Estado deveria proteger.

REFERENCIAS:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Laissez-faire

https://www.google.com.br/search?espv=2&q=quebra+da+bolsa+de+valores%2C+grande+depress%C3%A3o&oq=quebra+da+bolsa+de+valores%2C+grande+depress%C3%A3o&gs_l=serp.3..0i22i30k1.80197.90805.0.91199.44.35.0.9.9.0.209.4655.0j24j3.27.0....0...1c.1.64.serp..8.36.4679...0j0i67k1j0i131k1j0i10k1.1rsX50YpNsk        

http://brasilescola.uol.com.br/historia/margareth-thatcher.htm

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (75.9 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com