TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CRÍTICA DOS PARADIGMAS TEÓRICOS A ANTROPOLOGIA PÓS MODERNA OU CRÍTICA

Por:   •  31/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.343 Palavras (10 Páginas)  •  1.190 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

SERVIÇO SOCIAL

A CRÍTICA DOS PARADIGMAS TEÓRICOS

A ANTROPOLOGIA PÓS MODERNA OU CRÍTICA

Castanhal

       2015

[pic 2]

SERVIÇO SOCIAL

EQUIPE:

ALCENIRA DA SILVA PINHEIRO

ALDINEIA CAMPOS LESSA

CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA

DORACY CARRERA FAVACHO

LEYLANE DE SOUZA SARMENTO

LOHANA OLIVEIRA

MARIA ALDENORA SOARES NUNES PEREIRA

SULEMITA FREITAS

A CRÍTICA DOS PARADIGMAS TEÓRICOS:

A ANTROPOLOGIA PÓS-MODERNA OU CRITICA

Seminário apresentado na disciplina de Antropologia e  Cultura      Brasileira, do Curso de  Serviço Social da UNIP –Universidade Paulista, para  complementação da avaliação do 1ª   do Semestre.

Profª Maria lima

Castanhal

              2015

Introdução

        O  objetivo deste é expor os contraste entre os hábitos e os costumes de várias culturas o que levou os estudiosos das ciências sociais nascentes a centrarem o foco das suas pesquisas em povos não europeus nascendo então a antropologia,;  abordando alguns pontos principais da Antropologia Pós-Moderna ou Critica no século XX., bem como a crítica dos paradigmas teóricos.  surge então  a vertente chamada  Pós-Moderna representada principalmente por James Clifford, e Georges Marcus, ela faz duras críticas aos paradigmas teóricos da autoridade etnográfica do  antropólogo. Nesse contexto a antropologia nada mais é do que a arte da crítica cultural onde o corporativismo toma conta da vida em sociedade.

Entendendo O que é paradigma? Segundo o Dicionário Larousse (1992) paradigma é uma palavra de origem grega (gr. Paradeigma) que significa “modelo” ou “padrão”. Portanto paradigmas nada mais é do que:

Conjunto de regras e regulamentos (explícitos e não explícitos) que fazem duas  coisas: (1) estabelecem limites e fronteiras; (2) nos dizem como devemos nos comportar dentro destes limites de forma a sermos bem sucedidos.

E Barken (1992), p.35 nos apresenta uma lista de palavras que se associam ao conceito de paradigmas. São elas:

Teorias,modelos, métodos,padrões, costumes, hábito, senso comum, doutrinas, regras, etc

        Vejamos alguns exemplos resultantes da quebra de paradigmas nos últimos anos:

  • O desrespeito à autoridade, na família e na sociedade em geral.
  • A valorização da informação como maior riqueza
  • A abordagem pública da sexualidade; linguagem obscena no Radio e TV.
  • Aceitação gradativa do homossexualismo.
  • O mundo digital
  • A participação da mulher na política e nos negócios.
  • Japão como paradigma de qualidade.

As últimas décadas do século XX foram descritos por mudanças rápidas e profundas, avanços científicos, tecnológicos e de informação, nos vários campos de estudos e religiões, mostrando-nos uma contestante quebra de paradigmas para a nossa sociedade.

As Diferentes Escolas Antropológicas

        Antropologia Interpretativa (século XX, anos 60) – Seus principais paradigmas foram: a cultura como hierarquia de significados; a  busca da descrição densa. A interpretação sob inspiração hermenêutica. Os principais temas e conceitos desenvolvidos por essa escola foram: a interpretação antropológica; a  leitura da leitura que os nativos fazem de sua própria cultura.  Seu principal  e importante representante é: Clifford Geertz (A interpretação das culturas – 1973; Saber local  – 1983). 

 Essa vertente é recente, apareceu na segunda metade do século XX tem cerca de 60 anos,   segundo Carla Maria  Lobato Alves(2010), Geertz sustenta que o conceito de cultura é  semiótico  que significa que o homem vive em um emaranhado de  significados que ele mesmo criou e que a analise desse emaranhado  deve ser realizado pela ciência antropologia ou seja uma ciência interpretativa que busca os significados não apenas uma ciência experimental.

        Dessa forma Geertz , em suas pesquisas buscava identificar como as pessoas de determinadas cultura se definem analisando as formas simbólicas  tais como: as palavras, rituais, costumes, comportamentos etc.

        Por buscar o significado da ação simbólica do individuo ,Clifford Geertz aproxima-se muito de Max Weber, pensador da Sociologia pois ambos tentam     compreender o sentido da ação dos indivíduos  e as representações que as pessoas fazem de si e do outro  e assim também vão influenciar  Sérgio Buarque de Holanda em sua análise do povo brasileiro.

        Para Geertz quanto a forma de pesquisa de trabalho seu método preferido é contrario ao de Malinowski; segundo ele o antropólogo não precisa morar com o grupo que esta estudando, porém precisa conversar com eles  e  fazer uma “descrição densa” sobre suas  particularidades para que possa fazer a interpretação do discurso social ele busca a significado dessa ação a partir do “ponto de vista dos nativos”. Geertz olha a sociedade como se fosse textos que devem ser lidos e interpretados.

        Visto ser a Antropologia a ciência  que estuda sobre o homem  e a humanidade de maneira totalizante. Embora tenha  sido estabelecido como disciplina científica apenas no século XIX, suas raízes datam de alguns séculos antes com a “descoberta” de outros povos pelos descobridores e desbravadores. Ela estuda a diversidade Cultural humana, onde ou  quando ela  esteja, de modo que possamos, pela alteridade, encontrar-nos no reflexo do outro, quer por similitude ou das diferenças.

A etnografia é o estudo descritivo da cultura dos povos, sua língua, raça, religião, hábitos etc., como também das manifestações materiais de suas atividades. É a ciência das etnias. Do grego ethos (cultura) +graphe (escrita).- corresponde “aos primeiros estágios da pesquisa: observação e descrição; trabalho de campo”.Etnografia é inerente a qualquer aspecto da Antropologia Cultural, que estuda os processos da interação social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (243 Kb)   docx (55.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com