TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Concepção De Educação Na Visão De Durkhein

Pesquisas Acadêmicas: A Concepção De Educação Na Visão De Durkhein. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  301 Visualizações

Página 1 de 4

As práticas educativas não devem ser entendidas como isoladas de outras práticas sociais, posto que, apesar da relativa autonomia de cada sistema social, eles são sempre partes de um todo com o qual se integram na consecução de um fim comum.

A educação deve ser também entendida como uma instituição social. Isso é mais bem compreendido quando se observa que as características básicas de uma instituição social são encontradas nas instituições pedagógicas: a existência de regras socialmente partilhadas, as recompensas e os castigos, os deveres e os direitos daqueles que se beneficiam dela. As práticas pedagógicas não são, pois, fruto decisões arbitrárias oriundas da vontade de um educador, mas, ao contrário, estão fortemente determinadas por uma estrutura social e, por isso, seu movimento evolutivo se dá de forma coerente com a constituição e as necessidades do organismo social. Nesse sentido, todo e qualquer sistema educativo é um produto histórico e só através da analise histórica se pode entender e explicar por que, em cada momento, em cada sociedade há um tipo regulador de educação, que se expressa em tendências, fórmulas, padrões que se impõem sobre os indivíduos e que são solidários e coerentes com o conjunto de atividades e instituições da sociedade. Com efeito, a mudança no campo da educação não se dá sem resistência e, principalmente, ocorre no bojo de outras transformações estruturais da sociedade.

Enfim, no esforço de distinguir o caráter e a natureza da educação, Durkhein a definiu como:

A ação exercida, pelas gerações adultas, sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objetivo suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físicos, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial em que a criança, particularmente se destine.

(Durkhein)

Este é um conceito restritivo à relação entre a geração adulta – que tem a ascendência – e a mais nova, que não está preparada para a vida social. A atividade é efetivamente social, pois responde a reclamos da sociedade política no sentido da formação humana, de acordo com um ideal ou modelo de homem. É através dessa tarefa ou missão que a sociedade se renova e ao mesmo tempo perpetua as condições de sua própria existência.

Ainda desdobrando esse conceito, na visão durkheimiana: “ não existe sociedade na qual o sistema de educação não apresente o duplo aspecto: o de, ao mesmo tempo, apresentar-se como uno e múltiplo”.

Numa mesma sociedade, o indivíduo irá inserir-se em diferentes meios sociais, que correspondem às especificidades da função social de cada um. A educação varia “com as classes sociais e até mesmo com o habitat”, destacou Durkheim. Nos países mais modernos, como foi visto, há uma tendência a especialização e diversificação do trabalho, que é própria da evolução das sociedades que se tornam cada vez mais complexas e que para se manterem necessitam dividir o trabalho. Cada profissão se constitui como um meio próprio e particular que se organiza em torno de um conjunto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com