TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Cura Pelas Plantas: Crença Popular

Por:   •  24/6/2016  •  Artigo  •  2.984 Palavras (12 Páginas)  •  442 Visualizações

Página 1 de 12

A CURA PELAS PLANTAS: Crença Popular

Salviana dos Santos da Silva

RESUMO

O presente artigo nos mostra que é na vasta biodiversidade mundial que podemos encontrar as ervas medicinal que são extensamente utilizadas desde o principio das civilizações pelas mais variadas etnias e de formas mais diversas. Nos dias de hoje, estima-se que quase 80% da humanidade manuseiam subsídios da medicina vinda das ervas e plantas para cura de enfermidades, sendo que os conhecimentos das técnicas utilizadas e o emprego são perpassados por séculos e pela mais diversificadas culturas de forma oral ou em forma de ungüento. O meio científico tem se mostrado bastante preocupados, devido à incerteza da aprovação e segurança do uso das plantas medicinais. Entretanto, é possível destacar o aumento em estudos do conhecimento popular sobre fármacos e emprego de técnicas modernas de farmacologia, os constituintes existentes nas plantas, toxicologia e biologia molecular para observar, divulgar e reconhecer o uso de plantas, o que também beneficia e minimiza o tempo para a criação de um remédio. . A metodologia adotada é de estudo exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa que, pautada na literatura, é essencial para a percepção sobre as plantas que curam, a relevância da crença e a união dos saberes popular e da ciência para aprimorar a serventia e o uso deste recurso natural muitas vezes eficaz.

Palavras-chave: Biodiversidade. Conhecimento popular. Plantas medicinais.

ABSTRACT

This article shows that it is in the vast global biodiversity we can find medicinal herbs that are widely used since the beginning of civilization by various ethnic groups and various forms. Today, it is estimated that nearly 90% of humanity handling subsidies coming medicine herbs and plants to cure diseases, and the knowledge of the techniques used and the jobs are perpassados for centuries and the most diverse cultures orally or in the form of ointment. The scientific community has been very concerned because of the uncertainty regarding the adoption and safe use of medicinal plants. However, you can highlight the increase in studies of popular knowledge about drugs and use of modern pharmacology techniques, existing constituents in plants, toxicology and molecular biology to observe, publicize and recognize the use of plants, which also benefits and minimizes time to create a remedy. . The methodology is exploratory and descriptive study with a qualitative approach, based on the literature, it is essential for the perception of plants that heal, the relevance of belief and unity of the popular knowledge and science to improve the usefulness and use this natural resource often effective.

Keywords: Biodiversity. Popular knowledge. Medicinal plants.

Introdução

A busca pelo bem-estar é uma ação continua na vida humana. Ainda no ventre, a criança manifesta prazer quando se sente bem e repulsa quando algo a importuna. Vida afora, passamos os dias evitando coisas ruins ou enfrentando-as, na impossibilidade de evitá-las, na busca constante da agradável sensação de bem-estar.

Se, por um lado, é virtualmente impossível criar uma única lista contendo itens capazes de proporcionar bem-estar a todas as pessoas, por outro lado, em todas as listas, certamente a saúde constará como um dos principais fatores de felicidade e tranqüilidade. Sobre isso, não paira nenhuma sombra de duvidas. A enfermidade é um dos piores infortúnios que acometem os homens. Suas conseqüências vão alem do enfermo, roubando a tranqüilidade da família e dos amigos. Não é sem motivo, portanto, que todos os esforços para preservar a saúde, ou recuperá-la, são considerados validos. O homem cada vez mais busca a cura ou o bem-estar nas plantas.

Toda raça humana faz uso de plantas desde antes de Cristo, tudo se inicia pelo consumo de plantas, e aos poucos para a cura de suas doenças ou mal estar. Como as mulheres exercem grandes influencia no meio familiar, por muito tempo eram tratadas como bruxas pela igreja, pela pratica do uso de ervas no combate a doenças.

Conhecendo o seu habitat o homem busca o que lhe permita trocar informações com o meio, satisfazendo assim o que é imprescindível para seu perdurar. Neste cúmulo, encontra-se incluído o conhecimento do reino vegetal com o qual os homens estão em contato.

Para Correa Junior (1991):

A utilização de plantas com faculdades terapêuticas é uma pratica que vem de geração a geração, descritos com o intuito de conservar essa tradição milenar e aprovadas em vários tratados de fitoterapia. (CORREA JUNIOR, 1991, p. 157).

Por conseqüência, pesquisas mostram que quase 3/0 da população do planeta usam as plantas como o recurso terapêutico. No Brasil não é diferente, visto que, temos uma flora riquíssima. Fato esse que é atribuído aos altos custos de medicamentos, que acabam influenciando a população menos favorecida. Dessa forma, os usuários de ervas medicinais, mantém em ênfase a costume do consumo de droga vegetal, tornando válidas informações terapêuticas que foram reunidas durante séculos. (NEWALL et al., 2002).

Vale lembrar que, não existe uma garantia de que as plantas ou ervas medicinais possam substituir os medicamentos. Nesse sentido, Brasil (1995) afirma que:

As plantas ou ervas medicinais não diferem de qualquer outra substancia química ou sintética, e a preconização ou a autorização oficial do seu uso medicamentoso deve ser embasada em evidências a pôr a prova comprobatórias de que o risco a que se expõe àqueles que a utilizam é suplantado pelos benefícios que possam advir. (BRASIL, 1995, p. 225).

As imposições, na concepção de um conhecimento cientificamente aceitam sobre ervas medicinais, tanto no âmbito de habilidades e provação quanto ao uso, tem entrado às vezes em atrito com o saber popular. Em outras situações tem havido a busca de consenso entre os representantes da crendice popular e o científico. Isto explica porque o Brasil com sua diversidade e inúmeros trabalhos acadêmicos sobre plantas medicinais, ainda assim é negligente na produção de medicamentos fitoterápicos. (NEWALL et al., 2002).

Nesse sentido, procuramos com esse projeto obter mais informações acerca das plantas medicinais e as crenças oriundas dos mais antigos, para tanto utilizamos de recursos como a internet, artigos já publicados e livros que tratassem do assunto aqui em questão, buscamos reaver a utilização popular de variedades medicinais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (126.1 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com