TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESIGUALDADE SOCIAL

Por:   •  13/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 5

COLÉGIO OBJETIVO

Fernanda S. Piplovic

Isabelly Vitoria

1ºB        

DESIGUALDADE SOCIAL

PRAIA GRANDE-SP

2018


Sumário

1.        Definição        1

2.        Causas        2

3.        Consequências        2

4.        Desigualdade no Brasil        3

5.        Desigualdade Social no Mundo        4

6.        Sistemas Econômicos        5

7.        Curiosidades        6

Bibliografia        6


  1. Definição

A desigualdade social e a pobreza afetam a maioria dos países na atualidade. A pobreza existe em todos os países, mas a desigualdade social acontece principalmente em países não desenvolvidos. A desigualdade social é um problema social presente em todos os países do mundo. Ela é recorrente da má distribuição de renda e da falta de investimento nas áreas de educação e saúde.

Assim sendo, a minoria da população tem condições muito boas, enquanto a maioria acaba sendo mais pobre e escassa de recursos, gerando assim, as desigualdades. Ou seja, essa se determina pela diferença econômica que existe entre determinados grupos de pessoas dentro de uma mesma sociedade.

Desigualdade social abrange todos tipos de desigualdade, como desigualdade de renda, de gênero, escolaridade, etc. A desigualdade econômica é a que conhecemos por desigualdade social.

- Desigualdade econômica: desigualdade na distribuição de renda.

- Desigualdade racial: desigualdade de oportunidades para as diferentes raças: negro, branco, amarelo, pardo.

- Desigualdade regional: diferenças entre regiões, cidades e estados.

- Desigualdade de gênero: diferenças entre homens e mulheres, homossexuais, e demais gêneros.

  • Na foto abaixo podemos notar o grande contraste social existente em São Paulo.

[pic 1]

  1. Causas

Muitas causas são as que proporcionam tal distância entre uma classe e outra, como a má distribuição de renda, má administração dos recursos, falta de investimento nas áreas sociais, falta de oportunidades de trabalho, e a tão comum corrupção.  

[pic 2]

  1. Consequências

Um país que não consegue atender às necessidades básicas da maioria da população não consegue evoluir, prosperar, ter ordem e progresso. Umas das consequências mais graves são a pobreza, a miséria, marginalidade como opção de vida, fome, desnutrição, aumento das taxas de desemprego, diferença grandiosa entre as classes sociais, atraso no progresso da economia do país, aumento dos índices de violência e criminalidade. [pic 3]

A criminalidade é um ponto que deve ser muito bem observado, pelo fato de, no Brasil, vivermos essa realidade, com medo de sair às ruas temendo a um assalto, porque o número de criminosos tem aumentado cada vez mais, isso é decorrente da marginalização.

  1. Desigualdade no Brasil

No Brasil, a desigualdade social é reconhecida por todo o mundo, pois essa nação é um dos países mais desiguais. Segundo dados da ONU, em 2005 o Brasil era a 8º nação mais desigual do mundo. Quase 30% da renda do Brasil é pertencente a 1% dos habitantes do país, é o que mostra a Pesquisa Desigualdade Mundial 2018, coordenada pelo economista francês Thomas Piketty. Alguns dos pesquisadores que estudam a desigualdade social brasileira dizem que um dos fatores que explicam a desigualdade atual existente aqui, é o fato de o Brasil ter sido colônia, e afirmam que há três fatores que influenciam muito para uma nação muito desigual: a influência ibérica, os padrões de títulos de posse de latifúndios e a escravidão.

A desigualdade social no Brasil tem sido percebida nas últimas décadas como consequência do processo de modernização. Junto com o próprio desenvolvimento econômico, cresceu também a miséria, as disparidades sociais presentes na educação, renda, saúde, a concentração de renda, o desemprego, a fome que atinge milhões de brasileiros, a desnutrição, a mortalidade infantil, a baixa escolaridade, etc. Uma das principais causas para a desigualdade social no Brasil é a falta de acesso à educação de qualidade, os baixos salários, a política fiscal injusta, e a dificuldade de acesso aos serviços básicos.

Mesmo que o país nos últimos anos tenha apresentado uma diminuição da pobreza, o nível de desigualdade social no Brasil ainda é notório. Segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação - FAO, na sigla em inglês), o Brasil reduziu a pobreza extrema em 75% entre 2001 e 2012. Mesmo com esses dados, seja pelo seu passado escravocrata, pela falta de investimentos na infraestrutura, pelo falho sistema democrático, o Brasil ainda apresenta níveis muito grandes entre os mais ricos e os mais pobres.

[pic 4]

  1. Desigualdade Social no Mundo

A desigualdade social está presente em todo o mundo, em maior ou menor nível. No entanto, existem países onde a situação é mais clara, como nos países africanos, que sofrem com a exploração há séculos.

Porém, nos países escandinavos, quase não há diferença entre as classes sociais, isso se deve ao estabelecimento do Estado de Bem-Estar Social após a Segunda Guerra Mundial.

Sem condições de ter acesso saúde e educação, dificilmente uma pessoa terá as melhores oportunidades no mercado de trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (647.9 Kb)   docx (540.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com