TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DESIGUALDADE SOCIAL EXPOSTA POR MEIO DO RAP

Por:   •  27/3/2016  •  Seminário  •  1.741 Palavras (7 Páginas)  •  1.152 Visualizações

Página 1 de 7

COLÉGIO ESTADUAL CARLOS DRUMMOND DE ANDRADRE

ENSINO MÉDIO

3º ANO “A”

ALAN PIRES DE OLIVEIRA Nº 01

TAÍS ROCHA ARAÚJO Nº 30

A DESIGUALDADE SOCIAL EXPOSTA

 POR MEIO DO RAP

NOVO GAMA/GO

2015

ALAN PIRES DE OLIVEIRA Nº 01

TAÍS ROCHA ARAÚJO Nº 30

A DESIGUALDADE SOCIAL EXPOSTA

 POR MEIO DO RAP

Trabalho apresentado no 3º ano “A” do Ensino Médio do Colégio Estadual Carlos Drummond de Andrade, na disciplina de Sociologia.

Orientador (a): Professora Cleidiane

NOVO GAMA/GO

2015

INTRODUÇÃO

A música é uma expressão encontrada em todas as esferas da sociedade. Alguns gêneros acabam surgindo em determinados grupos sociais, como é o caso do Rap. Esse estilo musical tem as suas origens na Jamaica e então foi levado para os Estados Unidos, mas precisamente para os bairros pobres de Nova Iorque. Então jovens negros e espanhóis deram impulso a esse gênero.

Aqui no Brasil, o Rap surgiu em 1986, na cidade de São Paulo. Essa expressão cultural sofreu, e ainda sofre, muito preconceito no país, pois é vista como algo violento e tipicamente de favela. As letras apresentam a realidade e a rotina das favelas brasileiras, ou seja, expõem a desigualdade social que há no nosso país, um dos maiores problemas da nossa sociedade.

Desde surgimento do Rap no Brasil, nasceram diversos grupos. Um dos mais famosos são os Racionais Mc’s. Com diversas músicas que se tornaram bastante conhecidas e acabaram cessando com a rejeição de algumas classes sociais em relação ao estilo, o grupo passou a expor à desigualdade social que existe em terras brasileiras, através dessas canções.

  1. O QUE É DESIGUALDADE SOCIAL?

A desigualdade social ocorre quando a posição de um determinado grupo, classe ou círculo social é limitada ou prejudicada. Essa desigualdade ocorre em várias áreas, como na extensão do acesso à cultura, educação, saúde e habitação.

Existem algumas outras formas de desigualdade, como a de gênero, racial, de classes e de saúde, cada uma dessas condições apresentam suas próprias características, mas que se relaciona ou são formas da disparidade social.

Existem diferentes métodos para medir a desigualdade. A seguir veremos uma dessas formas.

  1. Coeficiente de gini

Coeficiente de Gini é um parâmetro internacional usado para medir o nível de desigualdade de distribuição de renda em um país. Nesse método, os países recebem uma nota de 1 (um) a 0 (zero), onde quanto mais perto do 1 (um), maior é a concentração de renda em uma nação e quanto mais próxima de 0 (zero), menor é a concentração.

Apesar do avanço, o Brasil ainda possui uma nota que demonstra como a distribuição de riquezas acontece de forma que privilegia certos grupos sociais.

1.2 A desigualdade social no Brasil

No Brasil, a desigualdade social é um dos maiores problemas sócios econômicos. As chamadas “comunidades” são um dos maiores reflexos dessa desigualdade, onde pessoas migram para os grandes centros urbanos e acabam se aglomerando em regiões próximas a essas localidades, onde o acesso à saúde é árduo, assim como o alcance a educação, a cultura, ao crédito bancário, e, além disso, não há o mínimo de saneamento básico, entre muitas outras dificuldades.

Segundo o censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), mais de 11 milhões de famílias vivem em favelas, isso representa 6% da população total do Brasil. Esse pode ser um dos fatores que leva o nosso país a ser considerada a 8a nação com o maior índice de desigualdade social no mundo.

[pic 1]

1.2.1 Consequências da desigualdade

A desigualdade social acarreta, em seu curso, alguns fenômenos preocupantes numa sociedade, e que são anomalias sociais, trazendo malefícios à população.

Percebe-se, através de pesquisas, estudos e levantamentos feitos por órgãos competentes, que os países onde a desigualdade social é elevada, como o Brasil, também registram índices igualmente elevados de outros fatores negativos, tais como: violência e criminalidade, desemprego, desigualdade racial, guerras, educação precária, falta de acesso a serviços públicos de qualidade, diferenciação de tratamento entre ricos e pobres, entre outros.

  1. O RAP COMO EXPRESSÃO DAS COMUNIDADES

Como já dito, as comunidades são os maiores exemplos de desigualdade no Brasil. Elas estão por todo o território nacional e são uma das principais marcas das metrópoles brasileiras, como São Paulo. E foi exatamente nesse Município, no decorrer da década de 1980, que aconteceu o surgimento do Rap brasileiro. Esse gênero, que tem como características discursos rítmicos e letras poéticas e agressivas, se transformou em um meio para a população que habita as favelas expor seus problemas.

Várias formações de grupos musicais que cantam Rap ficaram conhecidas no decorrer da década de 1990, como Racionais MC’s, Facção Central, Realidade Cruel, Planet Hemp (grupo liderado por Marcelo D2) e o cantor solo Gabriel, O Pensador.

2.1 As letras de Rap

Geralmente as letras de Rap apresentam gírias usadas no cotidiano das periferias brasileiras, onde existem altos níveis de violência e tráficos de drogas. Esses pontos às vezes também são explorados nessas canções, assim como o árduo cotidiano dessas regiões. Também podemos perceber a agressividade que existe nessas músicas, que acabaram estigmatizando o Rap como algo violento.

Muitas dessas letras contam relatos reais de pessoas que já passaram por situações perigosas por conta da criminalidade e o envolvimento com drogas. Algumas também demonstra o quanto o envolvimento com o crime e drogas pode ser destrutivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (203.7 Kb)   docx (54.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com