TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A DIALÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL

Pesquisas Acadêmicas: A DIALÉTICA NO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  420 Palavras (2 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 2

Sabemos que questões como os aspectos políticos, culturais e históricos refletem na atuação profissional do Serviço Social, tais influências repercutiram em como que deveria ser a atuação do assistente social diante dos problemas do Estado e da sociedade, a quem deveriam ser atendidas, as vontades do Estado que pagava o seu salário? Ou a classe subalterna que sempre foi a mais agredida diante do crescimento do capitalismo, diante da ditadura implantada em 1964.

Quanto mais o Brasil crescia, mais problemas sociais surgiam e aumentavam cada vez mais, era difícil da conta dessa demanda toda, ainda mais com aquele tradicionalismo da profissão na época, onde as medidas eram assistenciais imediatas, ou seja, era uma espécie de caridade, resolvendo o problema apenas momentaneamente.

Era preciso romper com a alienação profissional, onde se iniciou uma analise dos aspectos sociais em uma direção de antagonismo e contradições das relações.

Rumo ao rompimento da alienação, foi necessário perceber que havia contradições estabelecidas pelo sistema capitalista na relação entre capital e trabalho no cenário social, foi necessário também admitir que havia uma manipulação da classe dominante nas relações sociais de ajustamento social , e para que tal ruptura pudesse ocorrer foi preciso romper com a prática conservadora e fazer uso de uma abordagem crítica-reflexiva.

Surge então o Movimento de Reconceituação do serviço social, o qual tinha como objetivo assumir o movimento da contradição, onde os profissionais se organizavam para desenvolver um projeto de transformação social de abordagem crítico- dialética, onde ressalta que o conhecimento do contraditório é fundamental para uma práxis de transformação social no trabalho social.

Desde os clássicos Platão, Aristóteles e Kant a dialética foi definida inicialmente como arte da discussão e do diálogo. Porém é com Hegel que o pensamento dialético abre-se para uma nova perspectiva.

O movimento dialético consiste em reconhecer os contraditórios... A trilogia tese, antítese, síntese. Onde a tese é uma opinião formada, a antítese é uma critica da tese onde formará a síntese que seria uma nova tese fundamentada pela critica da antítese.

Tese: ideia, pensamento, opinião, ideologia inicial.

Antítese: Crítica da tese; à contradição.

Síntese: nova tese fundamentada na crítica

O serviço social atua diretamente nas expressões da questão social. Há o entendimento profissional de que o capitalismo e a política neoliberal produzem cada vez mais uma sociedade desigual. Baseando nesse entendimento o assistente social busca a garantia e o acesso as direitos. A Dialética é a discussão das ideias para buscar tais direitos. O problema social é discutido através da dialética apresentando-se ao final a realidade viva e seus processos de transformação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com