TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Delimitação e formulação do Problema

Por:   •  22/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        Delimitação e formulação do Problema        5

3        Formulação dos objetivos Geral e especifico        6

3.1        Objetivo Geral        6

3.2        Objetivos Específicos        6

4        Justificativa        7

5        Metodologia        8

6        Revisão Bibliográfica        9

7        Cronograma da pesquisa (previsão sobre o tempo para o desenvolvimento da pesquisa)        10

8        Orçamento        11

9        Resultados esperados        12

REFERÊNCIAS        13



  1. INTRODUÇÃO

Até pouco tempo o Brasil era considerado um país com uma população jovem, passado algumas décadas nossa população está envelhecendo e a expectativa de vida aumentando, com isso precisamos garantir saúde e qualidade de vida na terceira idade.

Para Minayo (2003) “Faz parte da história um “desinvestimento” político e social na pessoa do idoso”. A maioria das culturas tende a separar esses indivíduos, segregá-los e, real ou simbolicamente, a desejar sua morte.

Envelhecer é um processo natural que se dá por mudanças físicas, psicológicas e sociais, de acordo com o Ministério da Saúde, idosos são todos aqueles acima de 60 anos. O crescimento do segmento populacional dos idosos cria uma demanda por serviços médicos e sociais, a ausência de profissionais com formação e qualificação seria um prejuízo para o Brasil nessa transição demográfica.

Um novo cenário para a velhice poderá ser construído levando-se em conta duas atitudes fundamentais: cultivar uma cultura da tolerância, onde o respeito às diferenças seja o valor fundamental, e considerar o ser humano como prioridade absoluta, independente de sua faixa etária, na efetivação de políticas públicas que busquem garantir a inclusão social para todos”.  (BRUNO, 2003, P. 81).

A partir da década de 90, multiplicou-se, em larga escala, o número de leis federais, estaduais e municipais que contemplam a Terceira Idade no Brasil, no entanto não foi a primeira legislação voltada para esse publico, o inicio se deu na Constituição de 1934. Mais foi em 1994 que o Programa Saúde da Família foi criado e incluíam diretrizes voltadas a atenção a terceira idade, respeitando as exigências da Política Nacional do Idoso, lei de 1994 que dava garantias à terceira idade

 O Estatuto do idoso teve inicio com o Projeto de lei nº 3.561 de 1997 tramitando por quase sete anos no Congresso, sendo aprovado somente em setembro de 2003, nele contem penas severas para quem desrespeitar ou abandonar cidadãos da terceira idade. No Titulo I, Disposições Preliminares, Art. 4o  cita que Nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão, será punido na forma da lei.

A legislação federal não é suficiente para garantir os direitos da pessoa idosa, é necessário o envolvimento da legislação local fazendo com que se fortaleça de forma eficaz em seu comprimento e que esses direitos sejam conhecidos por todos.


  1. DELIMITAÇÃO E FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

A efetivação de políticas públicas que busquem garantir a inclusão social da pessoa idosa no Brasil, isso porque a violação dos direitos é um assunto frequente quando o tema é Terceira Idade, ato vergonhoso que também pode iniciar ou agravar problema de saúde da pessoa idosa, violência não só física como também psicológica, financeiro, abuso sexual, abandono que são tantas vezes negligenciadas pela família e sociedade.


  1. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS GERAL E ESPECIFICO
  1. OBJETIVO GERAL

Compreender a situação de violência que parte dos idosos vivencia no Brasil, buscando respeitar o princípio da autonomia, condição inerente a qualquer ser humano.              

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar os tipos de violações praticadas contra a pessoa Idosa;

Analisar a importância da participação dos diversos profissionais, serviços e instituições na solução da violência de forma ética;

Pensar a velhice como uma etapa a ser vivida de forma digna.

               


  1. JUSTIFICATIVA

A escolha do tema apresentado nesse estudo nasceu da necessidade de analisar as políticas sociais brasileiras voltadas para o idoso a partir a mudança demográfica e aumento da expectativa de vida nas ultimas décadas. Esperamos inserir a questão em ampla discussão na sociedade, guiando os princípios das ações humanas, garantindo que seus direitos não sejam violados, apesar do preconceito, discriminação e isolamento por parte da população, mostrando que pessoas na velhice também podem ser produtivas.


  1. METODOLOGIA

Trata-se de um estudo de natureza bibliográfica. Buscando conhecer os trabalhos publicados sobre a violação dos direitos a pessoa idosa e, onde foi realizada uma busca nas bases no site do Ministério da saúde, Estatuto do Idoso, Google acadêmico e Biblioteca digital.


  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

O Autor Rodrigues (2016) analisa os direitos, interesses e deveres, independente de sua situação pessoal, familiar, social, ao completar 60 anos, essa pessoa será um idoso e, com isso, terá garantias e proteções que lhe são peculiares se baseando no Estatuto do Idoso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (153.5 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com