TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Democracia e Instituições Políticas

Por:   •  27/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 3

Democracia e Instituições Políticas

Estado e Democracia como instrumentos de Dominação

Há muito a se discutir quanto aos diferentes conceitos de Democracia, mas primeiramente é importante evidenciar que democracia é diferente de eleição. Eleições são importantes para a manutenção da democracia mas não é suficiente para afirmar que um regime é democrático, isto estaria mais ligado ao que seria um equilíbrio entre poderes.

Quando analisamos Marx, por exemplo, percebemos que ele fala da democracia como forma de dominação analisando a sociedade a partir do sistema de produção, onde o poder se encontra nas mãos da burguesia. Nesse cenário, o que existe é a dominação do proletariado pela burguesia que é possível pela exploração da força de trabalho através de conceitos como a mais-valia, que é o lucro produzido pelo trabalhador além do necessário para pagar seu salário, e o valor-trabalho, que faz com que o valor de algo seja proporcional ao trabalho investido nele. A força de trabalho se torna apenas uma mercadoria comprada por um salário de subsistência, que serve apenas para que o trabalhador sobreviva e se reproduza, fabricando mais força de trabalho para manter o sistema. A burguesia precisa revolucionar constantemente os instrumentos de produção a fim de defender sua existência, e manter um excedente de mão de obra que será responsável por pressionar os salários para baixo.

O Estado é um instrumento para a reprodução dos interesses do capital e tem o papel de articulador geral dos interesses das classes dominantes, ou seja, o equilíbrio entre poderes é inexistente. A burguesia não apenas é dona dos meios de produção, mas também controla as decisões políticas que afetam a sociedade como um todo.

Como as relações de produção mudam através da história, não faz sentido pensar nas instituições burguesas como imutáveis, então a revolução do proletariado seria a grande saída de um sistema explorador. O trabalhador, tomando consciência de sua condição, não vê outra alternativa a não ser se rebelar contra o sistema criando uma sociedade sem classes que traria a emancipação do proletariado, que garantiria igualdade material, política e a queda da burguesia.

A Democracia como Poliarquia

Para Robert Dahl, principal teórico da democracia, uma característica chave para o conceito de democracia é a contínua responsividade do governo às preferências de seus cidadãos e se legitima pela forma de distribuir poder, surge quando ninguém é capaz de se sobressair para oprimir o outro. O conceito de poliarquia formulado por Dahl está fortemente baseado na concepção de Schumpeter, e em seu livro, Dahl define poliarquias como regimes em que a disputa pelo poder é alta e a participação política é ampla. Esse regime pode possibilitar uma sociedade igualitária e onde todos podem ser ouvidos.

Nele os cidadãos plenos tem a oportunidade de formular e expressar suas preferências, e de ter suas preferências igualmente consideradas pelo governo. Para garantir essas oportunidades, são necessárias algumas garantias institucionais: liberdade de formar e aderir a organizações, liberdade de expressão, direito de voto, direito de líderes políticos disputarem apoio, fontes alternativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com