TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Desigualdade e a Questão Social

Por:   •  1/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  287 Palavras (2 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 2

“Desigualdade e a questão social”

O debate que temos a fazer acerca desse assunto é bastante amplo. A desigualdade é algo que enfrentamos no dia-a-dia da nossa sociedade, e  muitas vezes se torna algo implícito e disfarçado para que muitos não vejam, e nos mostram que a questão social é necessária na sociedade.

A questão social é muito vinculada com a desigualdade social, e essas questões acabaram propiciando a criação de um terceiro setor na sociedade, a fim de fazer programas e projetos para auxiliar os necessitados e também auxiliar nos pedidos por mudanças na política. É também muitas vezes vista como um objeto do serviço social. O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.

É importante problematizar as diferentes concepções de pobreza e também da questão social e suas formas de enfrentamento, dentro da atual sociedade em que vivemos. É interessante também problematizar os caminhos para a busca de diminuição da desigualdade social, mediante políticas compensatórias no contexto atual.

Questão Social, desigualdade e pobreza segundo Robert Castel
Robert Castel defende a questão social alegando que a mesma sofre modificação ao longo do tempo, mantendo – se em essência a mesma.Afirma que o desemprego na realidade atual demonstra a necessidade do emprego formal, assalariado, para a sociedade. Em tempos anteriores, esta condição de assalariado não era bem vista, já que significava que o trabalhador nada mais tinha a realizar, a não ser se submeter ao enquadramento da troca descompensada de sua força de trabalho assalariado para a sociedade é fundamental na compreensão do paradigma atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (58.3 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com