TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Dimensão Politica Da Pratica Profissional

Casos: A Dimensão Politica Da Pratica Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  317 Palavras (2 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 2

IAMAMOTO, Marilda. A Dimensão Política da Pratica Profissional. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2012.p. 119-125.

A autora trás uma analise sobre a dimensão política da pratica profissional que é demarcada por medidas econômicas e de ilusão de medidas governamentais caracterizada pela corrupção, o reforço da dependência do grande capital, no contexto histórico que ela se baseou para a palestra no congresso que aconteceu em 1989, momento de grandes dificuldades econômicas, sociais e política, num período de eleições a presidência, ela fala da corrupção do arrocho salarial, tudo isso reforça a luta social, para a autora o sentido político-social deveria ser visto mais do que o artificial mais do que um mero fornecedor dos benefícios sociais ela diz que esse ato poderia ser feito por qualquer pessoa independente de sua qualificação profissional.

Busca-se uma nova qualidade na pratica profissional tanto na analise teórica, em sintonia com o movimento concreto da sociedade, e no exercício do cotidiano. Que esse exercício seja feito através de uma proximidade maior entre profissionais e sociedade (usuários). A autora propõe a ruptura com a visão fatalista, que torna o profissional pequeno, no sentido de fazer apenas o mínimo, de ser limitado, é um profissional acomodado, segundo ela “O limite de seu horizonte profissional é, no máximo, ser um bom tecnocrata aperfeiçoar formal e burocratimente seu fazer cotidiano”.

Com isso o assistente social se limita a ser apenas instrumento de mediação, como a classe dominante a assim o que quer, fugindo do principio da transformação social. Esse mal pode atingir o bom profissional, que aposta somente no coletivo, nos movimentos sociais, e acaba acreditando que essas demandas não afetam a vida social, daí a comodidade de esperar apenas dos movimentos sociais uma transformação social. Mesmo assim trata de uma postura de esperar numa visão mágica da transformação social, que passa a basear-se em princípios partindo muitas vezes do individual do assistente social.

Palavras-chave: Pratica Profissional, Movimentos sociais, Assistente Socialt

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com