TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Por:   •  26/11/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  256 Palavras (2 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 2

UNEB DCHT Campus XIX

Disciplina: EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS

Discente: Anderson Mariel Santos Mendes

Índio Cidadão? é um documentário sobre a luta dos povos indígenas no Brasil pela conquista e manutenção de seus direitos constitucionais conquistados na Constituinte de 1988. O filme guarda dois momentos-chave nesse processo: as manifestações em Brasília contra o ataque legislativo do Congresso Nacional, com campanhas populares dos indígenas na Constituinte e ocupação de parlamentares no abril Indígena de 2013 e mobilização nacional indígena em outubro do mesmo ano.

 Com base em depoimentos e discursos públicos de lideranças indígenas como cacique Raoni Metuktire, Ailton Krenak, Sonia Guajara, Davi Yanomami e Alvaro Tukano, o filme traz perspectivas históricas e contemporâneas sobre as lutas indígenas para o debate político da Assembleia Nacional. . Uma narração de elementos inéditos, fruto de intensa pesquisa em acervos públicos e privados.

O título Índio Cidadão?, em tom questionador, convida o espectador a refletir e compreender um olhar indígena sobre as lutas políticas pela garantia do respeito aos seus direitos originários à terra e  ao seu modo de vida tradicional. Por isso, o filme é  apresentado e narrado integralmente por índios durante 52 minutos, principalmente por meio do depoimento do líder Valderis Veron, que dirige o documentário. Sob constante ameaça de morte e confisco de terras tradicionais, ela revela o drama da carnificina que seu país, os Kiowa Guarani, vive há décadas no estado do Mato Grosso do Sul. Valdelice testemunhou o assassinato de seu pai, o cacique Marcos Veron, durante a reconquista das terras de  Tekoha Takuara em 2003.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com