TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Econômica Informal

Por:   •  1/5/2016  •  Seminário  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

ECONOMIA INFORMACIONAL: A NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO E OS EFEITOS SOCIAIS QUE ISTO IMPLICA.

De forma sistêmica caracteriza cinco traços fendamentais para esta mudança:

- O desenvolvimento e a difusão abrangente da informação é a principal fonte de transmissão e aceleração do progresso técnico, sendo que o crescimento econômico depende cada vez mais da aplicação da ciência e da tecnologia ao processo produtivo. Diferentemente como ocoria nas primeiras fases da industrialização, onde as economias avançadas cresciam em produtividade em função do aumento quantitativo de capital do trabalho. Segundo MARK, no entanto, quanto maior a complexidade e a produtividade de uma economia, maior seu componente informacional e mais central o papel que desempenha a aplicação do conhecimento científico técnico no crescimento da produtividade.

- A transição, nas sociedades avançadas, de atividades de produção material a atividades de processamento de informação, os trabalhadores estão cada vez mais envolvidos em atividades de troca e de relacionamento com recursos imateriais, abstratos, chamadas de atividades de serviços.

- A transformação profunda na passagem da produção de massa uniformizada à produção flexível, esta tendência tem sido associada, às vezes, ao dinamismo atribuído às pequenas e médias empressa, em contraposição às grandes empresas burocratizadas. Entretanto, a transformação organizativa da economia vai além do puro critério quantitativo sobre o tamanho da empresa e, de fato, não contradiz a tendência crescente à concentração do poder econômico nos grandes grupos empresariais. Deste modo, um traço essencial da nova economia é a ênfase organizativa na flexibilidade da produção e gestão e na adaptação cosntante e uma demanda mutante num mercado mundial em cosntante evolução.

- A economia como uma economia global atravessando as fronteiras nacionais.

- A microeletrônica como um novo modelo que se estabelece a partir das atuais inovações tecnólogicas e configura uma rede complexa que vai além das transformações de caratér técnico e afeta todos os aspectos de nosso sistema cultural. Esse novo paradigma tecnoeconômico somado ao fácil acesso da informação através do trabalho-tecnologia, está organizando a mais nova divisão internacional do trabalho.

Portanto, o autor conceitual a economia informacional a economia caracterizada pelo peso crescente da ciência, da tecnologia e da informação na produção, pela flexibilização e reorganização da produção em relação à demanda e por uma globalização sistêmica onde os elementos se organizam em fluxos supranacionais.

Surge outro aspecto importante que o autor reporta em relação à economia informacional como uma economia que origina uma nova divisão internacional do trabalho entre países e áreas econômicas, porém este desenvolvimento é desigual e determinará a economia mundial na próxima década. O mesmo aponta fatores que têm levado ao êxito ou fracasso dos diversos países em sua competitividade internacional, determinando o seu crescimento econômico, são eles:

- Capacidade tecnológica da estrutura produtiva da economia em função da transformação dessa estrutura;

- Capacidade de acesso a um grande mercado integrado e em expansão;

- Diferencial de custo de produção, não simplesmente referidos ao trabalho, numa área determinada e os preços no mercado destino;

- Capacidade política das instituições nacionais e supranacionais para dirigir a estratégia de crescimento econômico dos países e áreas quais são responsáveis.

Esses atuando de maneira interrelacionadas parecem ter sido determaninantes na transformação da economia internacional, citando resumidamente as características desta transfomação, refere-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com