TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFORMAL

Tese: EDUCAÇÃO INFORMAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  Tese  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  774 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo: Partindo do pressuposto de que as crianças com seus diversos rostos saem da educação informal ( Família ) e vão para a educação formal ( escola ) é muito importante que os educadores que irão recebe-las sejam profissionais dedicados e qualificados, pois as crianças chegam a escola trazendo vários conhecimentos de mundo que precisam ser trabalhados e conhecidos, portanto é necessário que os educadores sejam capazes de suprir lacunas como conhecimento cientifico por exemplo,a história do filme Pequena Miss Sunshine de direção de Jonathan Dayton 2006 nós monstra a realidade vividas em algumas crianças com sonho e fantasias.

Palavras-chave : diversos rostos da infância, formas de educação,frustações da infância e fantasias.

I INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem a finalidade de que os alunos do 2º semestre do curso de pedagogia discutam a construção Histórico Filosófica do conceito de infância e educação, discussão pela qual pudemos notar conforme literatura , que o tema esta sempre em renovação, tal que podemos observar vários pensamentos filosóficos, no tocante ao método adequado de educação para crianças, pois elas saem da educação Informal -

.......EDUCAÇÃO INFORMAL"1. Processo de aprendizagem contínuo e incidental que se realiza fora do esquema formal e não-formal de ensino. 2. Tipo de educação que recebe cada indivíduo durante toda sua vida ao adotar atitudes, aceitar valores e adquirir conhecimentos e habilidades da vida diária e das influências do meio que o rodeia, como a família, a vizinhança, o trabalho, os esportes, a biblioteca, os jornais, a rua, o rádio, etc. 3. Processo educativo assistemático que ocorre em meio à família, ao ambiente de trabalho, a partir da mídia, em espaços de lazer, entre outros, e resulta no desenvolvimento de conhecimentos e valores. (Fontes em educação, O que é...? COMPED, 2001) 4. Educação informal abrange todas as possibilidades educativas, no decurso da vida do indivíduo, construindo um processo permanente e não organizado... (Caro, Sueli M. Pessanho. Educador social: proposta... Tese. PUCCAMP, Campinas, 2003; pg. 26)", e vão para educação formal

"1. Várias formas de ensino regular. 2. Educação oferecida pelos sistemas formais de ensino em escolas, faculdades, universidades e outras instituições, que geralmente se constitui numa ""escada"" contínua de ensino em tempo integral para crianças e jovens, tendo início, em geral, na idade de cinco, seis ou sete anos e continuando até os 20 ou 25. Nos níveis superiores dessa escala, os programas podem ser constituídos de alternância de ensino e trabalho. (cf.CIE 1997, UNESCO) 3. Tipo de educação ministrada numa seqüência regular de períodos letivos, com progressão hierárquica estabelecida de um nível a outro, compreendendo desde o nível pré-escolar até o nível superior universitário e orientado até a obtenção de certificados, graus acadêmicos ou títulos profissionais, reconhecidos oficialmente. 4. Educação oferecida em instituições educacionais formais, públicas ou privadas que normalmente se constitui em uma progressão de educação a tempo completo e corresponde às diferentes etapas em que se encontra estruturado o processo educativo, que asseguram sua unidade e facilitam a continuidade do mesmo. Sua finalidade é a aquisição de conhecimentos gerais e o desenvolvimento das capacidades mentais básicas. (cf. DB- Mercosul). 5. Educação sistemática, em geral proporcionada em escolas ou outras instituições, dentro do sistema educacional. É estruturada em séries, progressivamente mais complexas ou especializadas. (DUARTE,S.G. DBE, 1986) 6. Programa sistemático e planejado, que ocorre durante um período contínuo e predeterminado de tempo e segue normas e diretrizes determinadas pelo governo federal. É oferecida por escolas regulares, centros de formação técnica e tecnológicas e sistemas nacionais de aprendizagem. Resulta em formação escolar e profissional. (Fontes em educação, O que é...? COMPED, 2001) 7. Sistema formal de ensino constituído pelo ensino regular oferecido por instituições públicas e privadas, nos diferentes níveis da educação brasileira: educação básica e educação superior. (cf. UFMG, 2003)"

Pensado nessas formas de educação quais são as que estão intimamente ligadas as formação da crianças, não podemos deixar de observar os diversos rostos da infância que merecem nossa atenção;

Exemplos:

Rosto da criança excluída, que têm origem na miséria, onde se revela histórias de sofrimento, horror, maus tratos, bem como desespero de pais que saber ser incapaz de atender as necessidades de seus filhos.

Rosto da criança com deficiência ( na atualidade a inclusão é uma realidade)

Rosto de crianças excluídas da modernização atual(a criança pobre tem acesso nas escolas, mas é necessário o acesso no lar; ( coisa que a criança que tem melhor condição social o tem )

Rosto da criança de melhor classe social( ela tem tudo , mas será que ela tem a oportunidade que tem a criança pobre que é poder brincar na rua, em um dia de chuva por exemplo)

Rostos estes de crianças excluídas da infância, pois verifica-se que ao longo da história, com o advento da revolução industrial e hoje com a revolução tecnológica, que a criança vem sendo levada a privação da beleza da infância, em muitos casos tentamos realizar os sonhos frustrados de pais, a até sonhos vendidos pela mídia.

A muito se filosofa a questão da educação na infância

Imitação, o princípio do aprendizado

Aristóteles não era, como Platão, um crítico da sociedade e da democracia de Atenas. Ao contrário, considerava a família, como se constituía

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com