TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Direitos Humanos

Por:   •  16/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.693 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CURSO DE LICENCIATURA

MILTON AMARAL

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

OURO PRETO, AGOSTO 2019

[pic 2]

MILTON AMARAL

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS

Trabalho de (disciplina), apresentado para obtenção no Curso de Licenciatura da Uniplena Educacional.

Orientador:

(Professora Coordenadora Bianca Gomes, letra 12)

RESUMO

Criado desde 1948, os direitos humanos vem sempre sendo tratado em diversos cenários do cotidiano, sem ao menos atentarmos estamos desenvolvendo e usando esses direitos, mas é preciso policiar para não ferir o direito do outro. Nesse documento irá abordar a relação do direitos humanos e o processo educacional, sendo ele uma porta de entrada para a maior educação em Direitos humanos afim de tornar a sociedade mais justa e democrática.

Palavras-chave: Direitos Humanos. Educação. Educação em Direitos humanos.

Sumário

1        INTRODUÇÃO        5

2        DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS        6

2.1        DIREITOS HUMANOS E SOCIEDADE        6

2.2        EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS        7

3        OBJETIVOS        9

3.1        Objetivo Geral        9

3.2        Objetivos Específicos        9

4        CONCLUSÃO        10

5        REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

Mesmo depois da criação dos Direitos Humanos através de varias diretrizes e vertentes, esses direitos são questionados inúmeras vezes em nosso cotidiano, como podemos ver no dia a dia. Com isso o assunto em pauta é sempre um assunto atual, seja em qualquer área, ao defender ou condenar uma tese nos esbarramos nos Direitos Humanos.

È preciso entender que existem variáveis na interpretação dos direitos humanos, e nunca se esquecer que o documento não se trata só de Direitos, e também de Deveres, esses nos quais alguns esquecem de mencionar ou até mesmo ler, pois não comete ao interesse próprio.

A educação e direitos humanos são assuntos interligados, no qual o saber popular ainda não teve discernimento para ver isso. O processo educacional é de grande importância para o trabalho de conscientização e fomento da Cultura de direitos humanos. Sendo norte para criar seres mais humanos, éticos e pensantes, não só unicamente, como socialmente no outro.

Como trabalhar os Direitos Humanos na escola regular, sem ferir a esfera social? Como trabalhar esse assunto é sempre uma surpresa na escola.

  1. DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS

A declaração dos Direitos Humanos criado em 1948, através da Assembléia geral,o documento foi elaborado por representantes de diversas origens jurídicas e culturais de todas as regiões do mundo. Tem como objetivo a proteção Universal dos Direitos humanos.

Segundo se refere ONU (2019):

Os direitos humanos são comumente compreendidos como aqueles direitos inerentes ao ser humano. O conceito de Direitos Humanos reconhece que cada ser humano pode desfrutar de seus direitos humanos sem distinção de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outro tipo, origem social ou nacional ou condição de nascimento ou riqueza.

Os direitos humanos são garantidos legalmente pela lei de direitos humanos, protegendo indivíduos e grupos contra ações que interferem nas liberdades fundamentais e na dignidade humana.

Sendo esses direitos constituídos pela ONU, os mesmos são concedidos a população mundial não sendo permitido ninguém ser limitado de tal benefício que é dele por direito. E de suma importância que todos os indivíduos de uma sociedade estejam cientes de seus direitos e deveres previsto na Declaração de Direitos Humanos, assim presumisse que iríamos ter um avanço significativamente com o tratar o outro e não ferir o direito do outro, ou o seu próprio.

  1. DIREITOS HUMANOS E SOCIEDADE

Que os Direitos Humanos estão em constante ligação com a sociedade é de saber de toda a população, mesmo sendo ferido constantemente pela população ele ainda é de grande valia para a solução de problemas sociais. O Direito humano é fundamental para responder as demandas de diversos grupos sociais.

Mesmo sendo taxado por alguns cidadãos como retórico, por ser um documento único para qualquer tipo de ser humanos, sendo de qualquer raça, cor, etnia e opção sexual tendo os mesmo direitos. Se esses Direitos não forem internalizados no imaginário da sociedade irá cada vez mais o aumento da violência, desigualdade social, discriminação, tornando esses direitos frágeis.

Em uma sociedade vivemos e temos relações com todos os tipos de indivíduos, que fazem suas escolhas próprias, não cabendo a nós julgar ou criticar estas. Consta no direitos humanos esse respeito com o outro, respeitando suas escolhas. Se cada cidadão respeitar o seu espaço e não perder o seu direito para outro em forma de insultos e julgamentos, teremos uma sociedade mais Cidadã, não tendo a violação dos direitos humanos. Violação essa que é cabível de pena civil e criminal, conforme citado no artigo 3º dos Direitos Humanos — O DIREITO À VIDA: “Todos têm direito à vida, à liberdade e à segurança pessoal.” 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (175.1 Kb)   docx (934.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com