TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação para democracia

Por:   •  7/5/2018  •  Projeto de pesquisa  •  709 Palavras (3 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 3

“Educação para a Democracia”

Vivemos um momento atual de grandes transformações que exige maior criticidade frente aos desafios de uma sociedade capitalista extremamente desigual e competitiva. A educação como parte integrante da sociedade, possui novos paradigmas que exige dos indivíduos novas formas de encarar o conhecimento. Não basta apenas ter conhecimento, é fundamental saber o que fazer com ele, como utilizá-lo como ferramenta de participação social e política, como instrumento de cidadania, de autonomia.

Neste contexto, é necessário repensar o processo educativo, bem como a valorização do ambiente escolar como um espaço de educação para a democracia. No ano de 2015 uma proposta de trabalho pedagógico foi apresentada no Instituto de Educação Professor Isaías buscando uma nova organização para a instituição alicerçada nos pressupostos de uma teoria pedagógica historicocrítica que parta da prática social e esteja compromissada em solucionar os problemas da educação e do ensino na escola de uma maneira significativa para os alunos.

O trabalho iniciado no ano passado com a metodologia de projetos está tendo continuidade este ano com a temática “Atitudes...”. Assim, os professores serão desafiados a levantar com os alunos do ensino fundamental e médio problemas e temas que os mesmos gostariam de discutir. A atividade apresentada aqui foi planejada para ser trabalhada pelos professores de Ciências Humanas do Ensino Médio (História, Geografia, Sociologia e Filosofia) e Coordenação Pedagógica a partir de uma realidade da comunidade escolar: violência no trânsito. Nossa escola fica localizada em uma avenida bastante movimentada próxima a um dos acessos do município de Santiago. É comum que os carros passem em alta velocidade pela escola, sendo que a mesma conta como segurança apenas a faixa de pedestre e a placa sinalizando a redução de velocidade e a presença da escola. Assim, levantamos a necessidade de que nas proximidades da escola sejam instalados redutores de velocidade, por esta razão se pensou um projeto de trabalho com os alunos.

A atividade pretende estimular a discussão entre os alunos dos 3ºs anos do E.M. sobre a violência no trânsito, que em grupos realizarão pesquisas dos números acidentes por excesso de velocidade na comunidade no DETRAN e na Polícia Civil, pesquisarão a legislação de trânsito, a legalidade dos redutores de velocidade. Depois de socializarem todo o conhecimento sobre o tema, os professores e os alunos organizarão uma campanha na comunidade de pais, alunos, funcionários, professores, vizinhos da escola de assinaturas para a instalação dos redutores de velocidade. Uma comissão de alunos e professores e Coordenação Pedagógica entregarão em mãos do Presidente da Câmara de Vereadores um ofício para ocupar a tribuna livre da noite de segunda feira da câmara para expor o problema da escola. Os líderes de uma das turmas podem ficar encarregados de apresentar a proposição no plenário da Câmara. Os alunos do 3º ano deverão ir a sessão juntamente com representação de pais e da comunidade. Organizados em pequenos grupos, os alunos poderão visitar os vereadores do município para buscar apoio ao projeto e entregar a eles cópias do abaixo assinado com assinaturas coletadas na comunidade. O abaixo assinado também será entregue na Prefeitura Municipal para o prefeito. Essa é a primeira etapa do projeto. Outras etapas de acompanhamento e de campanhas organizadas nas redes sociais serão planejadas para que a comunidade tenha instalados os redutores de velocidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (77.5 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com