TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Embriologia e Obstetrícia, Axiomas Gerais do Funcionalismo e Definição de Função

Por:   •  23/2/2023  •  Resenha  •  577 Palavras (3 Páginas)  •  48 Visualizações

Página 1 de 3

O funcionalismo como método é tão antigo quanto as primeiras demonstrações de interesse pelas culturas estranhas sendo assim as mesmas consideradas selvagens e bárbaras, é uma vertente que resulta da reação ao evolucionismo, que, no início do século XX, era o paradigma dominante também nas ciências sociais. Os funcionalistas buscaram explicar os fenômenos em termos das suas funções, é uma medida que tem estado presente em todo ensaio antropológico, procura uma clara compreensão de sua natureza e de fenômenos culturais antes que sejam submetidos a posteriores elaborações especulativas. O termo atribuído ao funcionalismo seria portanto uma doutrina ou método de interesse, assim, cada escola social seria determinado por uma ou várias funções, e cada elemento da cultura destinar-se-ia a cumprir uma determinada tarefa — uma função — dentro de uma estrutura social mais abrangente. Malinowski procura mostrar que a cada tipo de civilização, a cada costume, a cada objeto material, a cada ideia ou crença, está associada uma necessidade, uma tarefa indispensável no todo funcional. As considerações de Malinowski levam a crer que ele não se situa como o pai do funcionalismo, mas como o pioneiro de um “Funcionalismo Etnográfico” ou “Etnografia Funcionalista” esse se autodenomina obstetra e também o padrinho do mais novo “recém nascido” pois foi ele quem trouxe essa forma de pensar as escolas antropológicas, continuando a exercer o termo maieutike techne (arte obstetríca) trazendo e treinando jovens estudantes desta disciplina de acordo com a tradição de um grande mestre; por ter passado muito tempo “etnografando”, Malinowski coletou um material que permitiu a inovação técnica do trabalho de campo e sua inteligência colaborou na compreensão da língua nativa e correlação de fatos.

Determinados pricipios funcionais tendem a estar em todo tratamento teórico de fenômenos culturas estando juntamente a toda monográficos do trabalho de campo. Sendo assim ele cita também que naantropologia também existem tendencias não funcionais e antifuncionais, por exemplo são investigadores que apenas procuram algo de diferente e exótico; e o evolucionista que desenvolvem uma teoria sobre o casamento e da família porém não procuram entender as diferenças existentes entre o casamento em si ou ato sexual e ligações temporárias. Malinowiski acredita que a forma e sempre determinada pela função e que enquanto não for estabelecido uma forma de determinismo para que os elementos não possam intervir no argumento cienteifico, sendo também que um conceito de fatores desconexos é inutl num tipo de realidade onde seja impossível de introduzir elementos intrinsecamente relacionados entre si.

Sendo toda essa experencia de trabalho de campo muito significativa do comportamento humano organizado, demontrantram a validade do seguintes axiomas:

A. A cultura é na, na essência, um aparelho instrumental que permite ao homem resolver o melhor possível os problemas concretos específicos que se lhe deparam no meio ambiente ao satisfazer suas carências.

B. Constitui um sistema de objetos de atividades e de atitudes em que cada fator existe como meio para atingir um fim.

C. É um conjunto uno em qe os varos elementos são independentes

D. Tais atividades attudes e objetos organizam se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com