TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Enciclica Do Quadragésimo Ano

Monografias: A Enciclica Do Quadragésimo Ano. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2013  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  555 Visualizações

Página 1 de 2

A "Quadragésimo Anno": reafirma o princípio segundo o qual o salário deve ser proporcionado não só às necessidades do trabalhador, mas também às da sua família.

A encíclica refuta o liberalismo: entendido como concorrência ilimitada das forças económicas, mas reconfirma o direito à propriedade privada, evocando-lhe a sua função social. trata também das questões levantadas durante a revolução industrial e as sociedades democráticas no final do século XIX. Leão XIII apoiava o direito dos trabalhadores formarem a sindicatos, mas rejeitava o socialismo e defendia os direitos à propriedade privada. Discutia as relações entre o governo, os negócios, o trabalho e a Igreja. Critica fortemente a falta de princípios éticos e valores morais na sociedade progressivamente laicos de seu tempo, uma das grandes causas dos problemas sociais.

O documento papal: refere alguns princípios deveriam ser usados na procura de justiça na vida social, económica e industrial, como por -exemplo a melhor distribuição de riqueza, a intervenção do Estado na economia a favor dos mais pobres e desprotegidos e a caridade do patrona a partir da ação social da Igreja Católica privilegiando a referência de encíclicas papais O pressuposto básico é que a Igreja Católica interfere através de sua ação social nos processos de luta entre classes sociais no enfrentamento da questão social,mediatizando a constituição de processos distintos de solidariedade.

As Encíclicas Papais :se destacaram como instrumento ideológico de divulgação da doutrina social da Igreja Católica, reforçando o seu caráter político. Estas encíclicas foram referências para construção de processos interventivos de ação social e política desta instituição Portanto, o desdobramento da questão social é também a questão da formação da classe operária e de sua entrada no cenário político, de seu reconhecimento em nível de Estado, da implementação de políticas que atendem seus interesses.

A implantação do Serviço Social :ocorre no decorrer desse processo histórico, surgindo da iniciativa particular de grupos e frações de classe, que se manifestam por intermédio da Igreja Católica.

As primeiras escolas :surge por meio de iniciativa de movimentos laicos oriundos das classes dominantes, vinculados fortemente à Igreja Católica que buscava na época restaurar seu prestígio e poder na sociedade republicana brasileira, através de um projeto de re-cristianização da sociedade.

A igreja torna-se: a responsável pela fundação das primeiras escolas de Serviço Social no país, através de sua ação renovadora. Surge o Serviço Social como prolongamento da ação social católica, adotando como pressuposto teórico sua linha mais tradicionalofemeninos da classe média burguesa, participantes do movimento católico leigo.

Seu ideário: será de vital importancia para a formação dos primeiros assistentes sociais, onde sua influência implicará na percepção, à época, da questão social como questão moral a ser enfrentada a partir de um enfoque individualista, moralizador, que responsabiliza os sujeitos pelos problemas sociais que vivenciam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com