TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Evolução E As Influências Que As Relações Humanas, Enquanto Ramo Da Administração

Artigos Científicos: A Evolução E As Influências Que As Relações Humanas, Enquanto Ramo Da Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  2.055 Palavras (9 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

A ADMINISTRAÇÃO E AS RELAÇÕES HUMANAS

MANAUS

SETEMBRO - 2013

A ADMINISTRAÇÃO E AS RELAÇÕES HUMANAS

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Administração de Recursos Humanos I, no Curso de Administração, na Universidade Federal do Amazonas.

Manaus

2013

RESUMO

O presente trabalho acadêmico apresentado mostrará a evolução e as influências que as relações humanas, enquanto ramo da administração, sofreu durante seu desenvolvimento. E sua grande contribuição, como ciência, que possibilitou o maior desenvolvimento das organizações e das pessoas.

Chiavenato (2004), ao discutir a importância desses aspectos, revela-nos que um dos pontos chaves da administração está fortemente relacionado com as relações humanas, tendo em vista que administrar também consiste principalmente em conseguir resultados através de pessoas.

Palavra-chave: Relações Humanas

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................. 4

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 Teorias da Administração ....................................................4

2.2 Experiência de Hawthorne...................................................6

2.3 Pessoas e Desempenhos......................................................7

2.4 As mudanças globais e as Organizações............................9

2.5 O Papel da Administração das Relações Humanas...........10

3. Conclusão.....................................................................................11

4. Referências...................................................................................13

1. INTRODUÇÃO

A abordagem humanística surgiu em 1929, no momento em que a Teoria Administrativa passava por uma revolução conceitual: a transferência do foco antes posto na tarefa, através da Administração Científica e na estrutura organizacional, como na Teoria Clássica, para a ênfase nas pessoas que trabalham e participam das organizações.

Foi esta abordagem que fez com que a preocupação com a máquina, com o método de trabalho e com a organização formal pudessem dar espaço para a preocupação com as pessoas e os grupos sociais (tanto no aspecto psicológico, quanto no sociológico). Esta transição ocorreu, principalmente, a partir da década de 1930, nos Estados Unidos, impulsionada pelas modificações no cenário social, econômico e político, em função da grande depressão econômica ocorrida em 1929. A partir daí a preocupação principal passou a ser buscar a eficiência nas organizações.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 As Teorias da Administração

Nos anos 50 do século passado, a concepção presente na estrutura organizacional colocava foco na integração entre os profissionais das diferentes áreas de maneira que fosse maximizada a aplicação de suas competências

O engenheiro francês Henri Fayol contribuiu à Administração Científica. Ele embasou seus métodos dentro de uma linha de raciocínio voltado para o gerenciamento das organizações. Taylor iniciou seus estudos a partir do operário e levando até a gerência.

Frederick Taylor foi o criador e participante mais destacado do movimento da Administração Científica. Formalizou estudos dos problemas referentes a salários, estudo do tempo, definição de tempo-padrão e administração das tarefas. Os trabalhadores acreditavam que seu esforço beneficiava somente o seu patrão, com isso, eles não se empenhavam no trabalho. Para resolver isso surgiu a possibilidade dos empregados começarem a ter participação nos lucros, ganhar bônus da empresa e aumento de salário.

Esse sistema foi a base para o começo da administração de tarefas. Foi com ele que começaram a selecionar trabalhadores, dando pagamentos de incentivo. Com a seleção, os colaboradores eram postos nos setores adequados aos seus perfis, permitindo que a administração controlasse a produção, dispondo do trabalho padronizado, que era essencial para a eficiência.

Henry Ford criou inúmeros avanços, deixando sua marca na Teoria e Prática da Administração. Aplicou os dois princípios da produção em massa em níveis altíssimos. A figura de Ford está mais associada à linha de montagem móvel. Cada peça ou componente pode ser montado em qualquer sistema ou produto final. Para a padronização, Ford utilizou o mesmo sistema de calibragem para todas as peças. Procurou também, simplicidade, reduzindo o número de peças de seus produtos. O produto era dividido em partes e sua fabricação dividida em etapas. Cada operário tem uma tarefa fixa dentro de um processo pré-definido. Isto causa a especialização do trabalhador.

Na década de 60, a história da Administração obteve um marco de mudança. Deixou de estar orientada em tarefas e processos, passando a ser orientada em pessoas. Com as adequações sugeridas por McGregor, notou-se que o aumento da produtividade estava diretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com