TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FELICIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  23/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.482 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

FELICIDADE NAS ORGANIZAÇÕES

Gabriela Pilar

Larissa Garcia Silva

Pâmella Souza Pereira Hornburg

RESUMO¬

Muito tem se discutido e estudado sobre o papel da felicidade e bem-estar na esfera organizacional. Por intermédio de parâmetros conceituais e literários, o exposto artigo acadêmico, tem como principal propósito relatar sobre a felicidade dos colaboradores no âmbito das organizações. Partindo do pressuposto conceitual da felicidade incorporado ao ambiente corporativo. Ainda nesse contexto, além da concepção de felicidade e como ela se desenvolve a cada dia no intelecto dos colaboradores, é relevante para a compreensão e reflexão do tema, citar os benefícios que o indivíduo usufrui quando a satisfação pessoal está interligada com a satisfação corporativa.

Palavras-chave: Organizacional. Felicidade. Benefícios.

1 INTRODUÇÃO

A priori, a principal questão a ser abordada deve ser tangida pelo objetivo de analisar como as empresas podem proporcionar a seus funcionários a satisfação pessoal e os benefícios para as organização Parte-se do princípio de que em uma sociedade moderna e imediatista, a satisfação pessoal torna-se somente um termo a ser lembrado em períodos raros e breves do cotidiano; haja vista que o homem organizacional da era da tecnologia e mudanças drásticas em seu ambiente corporativo e pessoal o sobrecarrega; obriga-se, desse modo a priorizar, o trabalho, a família, os estudos e afins.

Outrossim, é evidente, para instigar a reflexão acerca a felicidade, métodos para que as empresas consigam atingir esse objetivo e expor seus benefícios; pois com o alinhamento emocional é plausível que o equilíbrio permita usufruir da satisfação plena e contínua.

Sendo assim, enfatizando, a pergunta problema se resume a: como as empresas podem proporcionar a seus funcionários a satisfação pessoal e os benefícios para as organizações.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

Para a mensuração das informações e análises, foi utilizado como apoio metodológico, consultas de acervos bibliográficos, virtuais e artigos científicos.

3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Como apontado na introdução do presente artigo, seu objetivo principal é pesquisar e analisar livros, sites oficiais e artigos científicos, para expor que é possível conquistar a felicidade nas organizações e usufruir de seus benefícios. Subdivide-se para a concretização do mesmo, tópicos sobre a felicidade, cujo designo é apresentar o conceito e denominação; felicidade no trabalho, no qual é oportuno enfatizar que é possível conciliar o trabalho com o bem-estar do indivíduo; e seus benefícios diretos, que reafirma a importância de rever as altitudes para que as mesmas, quando alinhadas, proporcione a satisfação pessoal.

3.1. CONCEITO DE FELICIDADE

A felicidade, de acordo com o senso comum, é vista como um estado de espírito momentâneo, que surge e desaparece conforme realizações e frustrações cotidianas, respectivamente. Diante de inúmeras objeções para que se possa alcançar sentimento de felicidade.

Conceitualmente, para Queiroz (2003, p. 120) descreve a felicidade como “Sentimento daquele que está feliz; satisfação completa, plena.” Sendo assim investiga-se, se há um “segredo” para gozar do bem-estar intangível. Parece, portanto, oportuno salientar que a definição de felicidade, nesse caso, reporta-se aos homens organizacionais, que ocultam seu bem-estar emocional pela falta de tempo e objeções corriqueiras.

Ademais, consoante ao pensamento de Pichler (2004) “Essa realização da plenitude da alma humana é uma atividade de vida perfeita e feliz, a mais harmoniosa e melhor das coisas e, também, o que produz mais alegria” o que condiz com a conciliação desse estado de espírito com o ofício, proporcionando o estado de realização pessoal, visto que Pichler, (2004) “O homem feliz, portanto, será feliz por toda sua vida, porque estará sempre, ou frequentemente, engajado na prática das virtudes [...] Da mesma forma ele suportará as vicissitudes com maior galhardia e dignidade”.

3.2. A FELICIDADE NO TRABALHO

O conhecimento empírico da sociedade acredita que, a felicidade e o trabalho não possuem nenhuma relação entre ambos, para eles: “feliz é quem não precisa trabalhar”, ou então o famoso dito popular, “trabalhe com aquilo que ame e jamais precise trabalhar na vida”. Outrossim, sabe-se que a definição de felicidade é feita por inúmeros termos e entende-se de forma relativa.

Maio (2016) compreende que, no meio organizacional as empresas que se interessam com a felicidade e o conforto de seus colaboradores, proporcionam um clima organizacional que despertam um maior desempenho e satisfação ao empregado, gerando assim, maior comprometimento e qualidade. Isto é, a obtenção de maiores lucros nas organizações pode-se encontrar presente nos colaboradores que a constituem.

Segundo Giannetti (2002) apud Teixeira (2012) entende-se que a felicidade sucede dois fatores. O primeiro fator, entende-se que a felicidade é medida pelos fatores externos, “de fora”, como por exemplo, uma boa moradia, ter uma renda per capita satisfatória e possuir saúde. A segunda, é interna, apenas pode ser analisada considerando os fatores internos, com base nos fatores pessoais.

Para Siqueira (2008), que a define como o grau de contentamento com a chefia, com os colegas, com o salário, com promoções e com o trabalho realizado.

Sob esse viés, entende-se que, a felicidade está interligada a satisfação com o ambiente de trabalho, como o salário, relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho e chefia, e o ambiente externo ao trabalho também influência em como o colaborador irá desempenhar as tarefas.

3.3. COMO AS EMPRESAS PODEM PROPORCIONAR A SEUS FUNCIONÁRIOS A SATISFAÇÃO PESSOAL

De acordo com Sender e Fleck (2017) antecedentes codificados no nível da empresa estão ligados às políticas normalmente definidas pela área de recursos humanos (RH), tais como desenvolvimento/treinamento, jornada e condições físicas de trabalho. Já antecedentes como justiça e segurança relacionam-se à percepção do indivíduo quanto às ações tomadas pela empresa como um todo, ultrapassando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (50.7 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com