TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Felicidade No Trabalho Como Estratégia De Negócios

Ensaios: Felicidade No Trabalho Como Estratégia De Negócios. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  9.890 Palavras (40 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 40

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO

FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, CONTABILIDADE E ATUARIAIS

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

“PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS QUE VÃO ALÉM DOS NEGÓCIOS”

ADRIANO DE SOUZA JUDITE

São Paulo

2012

ADRIANO DE SOUZA JUDITE

“PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS QUE VÃO ALÉM DOS NEGÓCIOS”

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Administração, do Departamento de Administração, da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como pré-requisito para a obtenção do título de Bacharel em Administração, orientado pela Professora Ms. Rosana Lucille Bassinello Saraiva.

São Paulo

2012

AVALIAÇÃO: ..........................................................................................

ASSINATURA DO ORIENTADOR: .......................................................

DEDICATÓRIA

A minha carinhosa mãe Mercês, meu laborioso pai Mario, minha dedicada esposa Samantha e minha extraordinária filha Pandora, que me amam mesmo quando eu não mereço e que nunca desistiram de acreditar em mim quando muitas vezes eu já o tinha feito.

AGRADECIMENTOS

SUMÁRIO Arrumar o Sumário

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho buscará abordar um tema que muitas vezes é estudado à margem do que poderia representar para um estudante de administração.

Durante o curso, os administradores têm acesso a uma infinidade de informações, assuntos, temas, casos reis que servem de exemplo para futuras tomadas de decisões e muitas outras matérias que por vezes são colocadas em segundo plano pelos estudantes por parecerem apenas complementos dos conhecimentos adquiridos.

Disciplinas como sociologia, filosofia, teologia entre tantas outras não têm o devido espaço nos estudos aplicados, pois, quando falamos de administração, aparentemente tratamos de um conjunto de estudos frios como custos e lucro. Em algumas ocasiões é possível lidar com termos mais complexos como empregados e clientes, ou seja, as relações humanas de que a empresa trata.

Por diversas vezes ouvimos frases do tipo: “A função do administrador na Terra é tornar o acionista mais rico”. Durante um período do curso acreditei ser verdade. Mas tem que haver algo mais, a função de uma pessoa tem que extrapolar o interesse de riqueza de outra, tem que de alguma maneira melhorar algo no mundo ou na vida de alguém.

A escolha do tema foi uma tarefa árdua, porém muito prazerosa, pois permitiu que tivesse a oportunidade de refletir e estudar superficialmente uma série de assuntos que serão abordados durante este trabalho, além de alguns outros que tive a oportunidade de conhecer, como foi o caso das empresas que têm uma visão e atuação holística, os bancos de micro crédito, economia associativa, antroposofia, exemplos de pessoas que mudaram a história usando conhecimentos administrativos e econômicos como o caso do indiano Mohhamad Yunnus que fundou um banco de micro crédito e ganhou um prêmio Nobel pelo feito.

Segundo Rudolf Steiner, o futuro está nas mãos dos administradores, provar ser verdade essa informação é um dos objetivos deste trabalho, assim como mostrar que a empresa pode ser um lugar agradável e que as pessoas podem realizar o seu trabalho de uma maneira eficiente sem que para isso precisem se sacrificar e adoecer. O trabalho não pode ser apenas uma forma de adquirir renda, o trabalhador deve ter prazer e se sentir realizado com o que faz e a empresa deve dar todas as condições para que as pessoas possam ter satisfação naquilo que fazem.

1.1 Objetivos

Durante anos, as empresas tiveram como foco principal o lucro. Nos dias atuais, o item mais importante dentro das empresas é a inovação. Os tempos mudaram muitos valores e um dos exemplos destas mudanças é que em outros tempos as empresas eram reconhecidas pelas suas instalações e sua tecnologia, hoje pela capacidade de inovar.

As organizações que já perceberam isso sabem que a inovação vem somente de pessoas, por isso a valorização dos recursos humanos. A tecnologia é efêmera, as empresas que estão na vanguarda desta tecnologia sabem que podem ser superadas a qualquer momento, com algo novo, uma empresa desconhecida e às vezes pequena pode chegar a liderar um mercado

1.2 Hipóteses

• É possível melhorar a qualidade de vida das pessoas dentro do trabalho e ainda atingir os objetivos relacionados aos lucros da empresa.

• Pessoas que trabalham felizes produzem mais e melhor.

• Os resultados da empresa podem ser atingidos com uma boa estratégia de marketing aliada a uma excelente política de recursos humanos.

2. POSSIBILIDADES DE GESTÃO

Após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com