TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fonte da Desigualdade

Por:   •  16/3/2019  •  Resenha  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho dissertativo

Disciplina: Teria Politica

Alunos (as): Dayana Silva de Vasconcelos Souza.

Data: 15.06.2018

A fonte da desigualdade e o medo comunista no brasil.

No princípio de que vivemos em uma sociedade capitalista, como seria uma sociedade socialista ou uma sociedade comunista a partir do pensamento marxista? A fonte da desigualdade surge do capitalismo que não é um processo justo e social para os conceitos de alienação do trabalho e mais valia.

  No princípio o produtor de seu objeto de trabalho, que por suas mãos fabricava sozinho do início ao fim, passa agora sim um empregado de uma indústria, na função de um operador de máquina que faz que o trabalhador perca o prazer de fabricar seu produto com suas próprias mãos e passa a ser uma parte da engrenagem da produção. No processo de mais-valia a parte visada é apenas o lucro, sem se importar com o valor da mão de obra do trabalhador que o produziu, o operário não é valorizado na linha de montagem da Indústria. Essa associação de dominação e exploração é a negação da natureza humana, desta forma essa exploração do trabalho só produz desigualdade onde toda a riqueza do trabalho é acumulada por um pequeno grupo da sociedade. No pensamento sobre o comunismo para Marx, é uma teoria em que a sociedade e os trabalhadores seriam donos de sua própria produção, trabalha e produz para suprir suas necessidades. Não haveria o Estado e nem classes, sendo assim um sistema igualitário onde todos são iguais e viveria apenas pela consciência e bondade do ser humano. Nessa visão da teoria comunista abre-se a porta para o socialismo, onde o objetivo socialista é de combater ou controlar o capitalismo, tentando criar meios de distribuição de renda em uma sociedade socialista. Nesse sistema igualitário socialista vemos que o que existe um lado bom e um lado ruim de uma sociedade socialista, no lado bom a sociedade é para todos tudo de modo igual não existe quem tem mais ou quem tem menos a riqueza é produzida e distribuída igualmente sem produzir fome e pobreza mesmo que uns trabalhem mais e outros menos, o lado ruim é que a sociedade permanece sem desenvolvimento Sem concorrência de mercado e sem produzir riqueza para uma nação.

Portanto na sociedade capitalista em que vivemos atualmente com a crescente produção de pobreza e desigualdade, faz com que a riqueza se acumula nas mãos dos empresários, mas visando todo esse acúmulo de riqueza nas mãos da classe burguesa nossa sociedade seria menos desigual numa sociedade socialista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com