TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação Do Sujeito Ecológico

Casos: A Formação Do Sujeito Ecológico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  580 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3

A formação do sujeito ecológico no contexto escolar

Publicado em: Revista Cotoxó, julho-2011, P.6.

No contexto educacional é fundamental que se reflita sobre o processo de ensino e aprendizagem na formação do sujeito ecológico diante da crise socioambiental contemporânea. Carvalho (2008) sinaliza que nos dias atuais a formação do sujeito deve ultrapassar a prática de transmissão de conteúdo e informação, pois o ensino deve promover subsídios para posicionamentos críticos e reflexivos, em que possibilite a atuação cidadã diante dos problemas ambientais.

Torna-se relevante compreender quais são os valores, as atitudes e as crenças centrais que devem constituir o sujeito ecológico e como ele deverá operar em consonância com a orientação socioambiental, para expressar seu ponto de vista considerando as características individuais e coletivas nos contextos histórico, social e cultural. Sendo assim, a proposta educativa poderia ser pautada na formação de um sujeito capaz de ler seu ambiente e interpretar as relações, os conflitos e os problemas aí presentes.

A escola deve está formando cidadãos críticos, pois diante de toda repercussão sobre as causas e conseqüência dos impactos ambientais na vida e organização dos seres vivos, temos sido interpelados e convidados a participar mais efetivamente dos embates envolvidos no campo ambiental, mas para tanto precisa-se de indivíduos com espírito de luta, sede de mudança e compromisso para defender um mundo sustentável em que haja responsabilidade no uso dos recursos naturais. Assim, a escola poderá contribuir neste sentido, tendo como uma de suas metas promover os primeiros passos para a constituição de sujeitos ecológicos em prol da cidadania ambiental.

A compreensão sobre cidadania deve se pautar no estabelecimento de uma sociedade democrática, considerando-se a democracia não só como um regime político, mas como uma forma de sociabilidade que se insere nos espaços sociais (BRASIL, 1997). Portanto, a cidadania também está diretamente relacionada com a participação ativa do cidadão em questões que remetem à luta a favor dos direitos sociais, igualdade social e econômica, qualidade da educação, saúde e moradia, com sua participação na gestão pública.

Mais do que nunca precisamos usar o espaço escolar como ferramenta para melhoria de uma sociedade justa e igualitária. Pois, você já parou para pensar que políticos, advogados, médicos, professores e outros representantes de demais profissões passaram por uma sala de aula? Tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos e utilizá-los na formação escolhida e no cotidiano? Então, como podemos justificar que muitos políticos e cidadãos comuns não têm compromisso e responsabilidade com o ambiente? Em que momento as reflexões ambientais foram perdidas na formação de tais indivíduos? Será que é responsabilidade só da escola a formação do sujeito ambiental? Se não é, tudo bem! Mas nós professores temos um potencial enorme em nossas mãos, a criatividade dos estudantes, e por isso devem ser motivados e considerados como instrumentos de transformação para uma sociedade mais justa.

Mesmo que o sistema nos forneça elementos que tentam nos silenciar, a nossa profissão requer energia e luta para tentarmos mudar essa realidade grotesca. Professor(a),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com