TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO EMPRESARIAL

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.484 Palavras (10 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 10

 [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Freelances abrem espaço nas grandes empresas

[pic 7]LINA

2015

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

1.   Introdução.............................................................................................................3

2. Contabilidade e o percentual de empresa comercial existente no país...........4

2.1. A importância da Teoria da Contabilidade na Escrituração Contábil............6

2.3. Legislação profissional que auxilia a contabilidade e a Gestão empresarial.................................................................................................................7

2.4. Diferenças existentes entre o Estresse e Síndrome de Burnout....................8

2.5. Conceitos de racionalidade e burocracia.........................................................9

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................10

    REFERENCIAS......................................................................................................12



1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos a temática que envolve a área de atuação dos profissionais da atuaria e como suas atividades influenciam de forma direta as instituições que dependem deste profissional. A atuaria vem a 10 anos se destacando no mercado e compreende grande parte das profissões regulares do pais que dependem de capacitação profissional engajada em uma realidade em que as empresas demonstram sua necessidade de eficiência administrativa e econômica. Preparados para atuar em situações que dependam de previsão de risco, os atuários são os profissionais estatísticos mais necessários hoje para instituições financeiras. E será exatamente estas qualidades e capacidade sócio administrativas que veremos no trabalho.

2. Áreas de atuação do profissional da atuaria.

Hoje os profissionais da atuária existem aos montes nas mais variadas áreas e setores da economia do Brasil. Dentre elas temos o contador que é responsável pelo controle e gestão do patrimônio empresarial dos setores da economia mista. Este por sua vez, pode ser usado como exemplo para definir melhor a metodologia atuarial como um todo. Buscando equilíbrio sócio econômico das empresas e processando informações que demonstrarão a saúde financeira da empresa. Como consequência o atuário de posse de tais informações é capaz de exemplificar estatisticamente de que maneira os processos empresariais chegarão a uma decisão apropriada para suas operações financeiras. Todo atuário de certa forma possui habilidades voltadas para a área financeira, de riscos e estatísticas que envolvam números e operações matemáticas corriqueiras.  A remuneração desta categoria depende muito da área na qual a sua colaboração seja necessária.No caso dos profissionais que trabalham em profissões que exigem precisão matemática percebe-se mais chances de maior remuneração. Como exemplo, os engenheiros de software que se dedicam a projetar aplicativos que possam realizar com precisão seus processos. O funcionamento da maioria das cadeias de automação industrial dependem destes profissionais engajados em busca de mair confiabilidade e agilidade produtiva. Então quanto maior for a produtividade voltada a resultados dos quais se possa considerar positivos, melhor o aproveitamento operacional das empresas que necessitam de competitividade a curto prazo. O atuário também é vitima da competitividade do mercado de trabalho, pois dentro de seu próprio universo de profissões, ele sofre com o avanço tecnológico, como é o caso do jornalista de jornal impresso que esta ficando para traz graças a queda da popularidade da leitura impressa dos jornais de banca semanais. E para concluir, vemos que ainda assim o mercado de trabalho tem se mostrado bastante espaçoso para esta categoria de profissional, considerando assim os atuários como os profissionais do futuro mediante suas habilidades intelectuais e socioeconômicas que se encaixam nos meios de probabilidade financeira, econômica e matemática que possam prevenir riscos futuros eminentes que possam ser causados a organizações e instituições das quais seu trabalho depende.

avanço das empresas comercias fazendo com que o produto comercializado ganhe utilidade antes, durante ou depois de sua comercialização.

Impostos pagos por empresas da atividade comercial

A atividade de comercio abrange os mais diversos impostos, em função tributação. Onde temos 3 sistemas tributários distintos e formas diferentes de recolhimento destes impostos.

(1º) Tabela de impostos por tributação.

IMPOSTOS PAGOS NO SIMPLES NACIONAL COMERCIO

LUCRO PRESUMIDO

LUCRO REAL

SIMPLES NACIONAL

ICMS

 Verif. Estado

ICMS

Verif. Estado

O setor de Comércio terá

alíquotas de imposto que variam de 4%, quando o faturamento é de até R$ 180 mil; a 11,61%, se o faturamento da companhia em questão for de R$ 3,42 milhões. 

PIS

0,65%

PIS

1,65%

COFINS

3,0%

COFINS

7,6%

IRPJ

1,2%

IRPJ

-

CSLL

1,0%

CSLL

-

Os impostos por sua vez serão organizados por Federação e Estado, em função do seu respectivo recolhimento. Os impostos federais são recolhidos por meio do DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) que possuem códigos de recolhimento diferentes para cada impostos e contribuições. No caso do Simples Nacional o DAS (Documento de Arrecadação Simplificada) os impostos além dos federais são recolhidos juntamente com os impostos estaduais e demais tributos e contribuições. Os impostos estaduais do lucro presumido e lucro real são pagos por meio do DAE (Documento de Arrecadação Estadual). As empresas de atividade de comercio só irão recolher determinados impostos que permitir a legislação estadual e federal para a atividade exercida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com