TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História Do Pensamento Contábil

Artigos Científicos: A História Do Pensamento Contábil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  6.120 Palavras (25 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 25

A História do Pensamento Contábil

Karina de Melo Feitosa*

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo estudar a evolução da Contabilidade como ramo do conhecimento, compreendendo a importância da escrita, do desenvolvimento das civilizações, das influências doutrinárias italianas e americanas e ainda do desenrolar da Contabilidade no Brasil como impulso ao seu estabelecimento como Ciência Social. Aproximadamente no século XIII e XIV, começaram a surgir as partidas dobradas e no final do século XV, com o surgimento do livro do Frei Luca Pacioli elas se difundiram por quase toda Europa. Algum tempo depois disso, começaram a aparecer várias escolas na Contabilidade, como a escola Contista, Lombarda, Personalista e Controlista. Elas foram as primeiras a surgirem pela Europa e não eram tão desenvolvidas quanto as que surgiriam posteriormente. A partir do final do século XIX, outras escolas apareceram na Europa (Escola Neocontista, Reditualista, Aziendalista e Patrimonialista) e essas já se encontravam num patamar mais evoluído do que as anteriores. Também surgia nesta época, nos Estados Unidos, a escola norte-americana que tinha ideias diferentes das escolas europeias. Enquanto as escolas europeias estudavam praticamente só a teoria da Contabilidade, sem se interessar pela parte pragmática da disciplina, a escola norte-americana enfocava muito mais a prática contábil, procurando atender as necessidades dos seus usuários através de uma Contabilidade útil para a gestão e cada vez mais uniforme, facilitada e informatizada.

Palavras-Chave: Contabilidade.Método das Partidas Dobradas. Escolas Europeias. Escola Norte-Americana.

____________________________________

*Graduanda em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU, Analista Contábil II, karinafeitos@hotmail.com

INTRODUÇÃO

O que é contabilidade? E quais são as perspectivas da contabilidade para o futuro? Para responder a estas perguntas, é necessário o conhecimento de fatores passados. Compreender o passado da contabilidade não é só importante para tentar compreender o futuro da mesma, mas também resgatar a história das escolas doutrinárias, os pensadores e as diversas linhas de raciocínio do pensamento contábil.

Através do decorrer da história, com o desenvolvimento econômico, percebe-se que a Contabilidade passou a tornar-se cada vez mais importante para a sociedade. O surgimento do capitalismo deu um impulso definitivo a esta importante disciplina, potencializando seu uso e aumentando sua eficácia. E com a modificação e o aperfeiçoamento das ideias e do conhecimento, esta veio a tornar-se uma ciência, pois passou a ter um conjunto de conhecimentos ordenados relacionados a um determinado objeto. Passou a ser portanto uma ciência social, pois é a ação do homem que constrói e transforma seu objeto que é o patrimônio.

De acordo com Iudícibus (1997), é fácil entender porque a contabilidade teve seu florescer, como disciplina completa nas cidades Europeias, e principalmente Italianas, pois estas cidades estavam cheias de atividades mercantil, econômica e cultural, principalmente entre o século XIII e início do século XVII. Inicia-se assim um grande período de domínio que se chamou Escola Europeia de Contabilidade.

Um conjunto de fatores desfavoráveis foi acentuando-se a partir de 1920, com a ascensão econômica e cultural dos norte-americanos, levando assim ao final do domínio da Escola Europeia.

Esta pesquisa tem importância fundamental para a compreensão do presente contábil. Através de fatos passados, pode-se observar comportamentos, esclarecer os caminhos já trilhados, até chegar ao presente.

REFERENCIAL TEÓRICO

1. Evolução do Pensamento Contábil

A história da contabilidade é tão antiga que remete o ser humano à própria história da civilização. Ela está ligada às primeiras manifestações humanas da necessidade social e interpretação dos fatos ocorridos com o objetivo material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.

Alguns historiadores relatam que os primeiros sinais da existência das contas datam de aproximadamente 4.000 a.C. Entretanto, antes disto, o homem primitivo, ao inventariar as primeiras ferramentas e instrumentos de caça e pesca disponível, ao contar seus rebanhos, já estava praticando uma forma rudimentar de contabilidade.

O homem enriquecia e isso impunha o estabelecimento de técnicas para controlar e preservar os seus bens. Aí se inicia a história da contabilidade, que segundo historiadores e estudiosos, se divide em quatro períodos:

• Contabilidade do Mundo Antigo – período que se inicia com a civilização do homem e vai até 1.202 da Era Cristã, quando apareceu o Liber Abaci, da autoria de Leonardo Pisano.

• Contabilidade do Mundo Medieval – período que vai de 1.202 da Era Cristã até 1.494, quando apareceu o Tratactus de Computis et Scripturis (Método das Partidas Dobradas) de Frei Luca Bartolomeo de Pacioli, publicado em 1.494, enfatizando que a teoria contábil do débito e do crédito corresponde à teoria dos números positivos e negativos, obra que contribuiu para inserir a contabilidade entre os ramos do conhecimento humano.

• Contabilidade do Mundo Moderno – período que vai de 1.494 até 1.840, com o aparecimento da Obra “La Contabilità Applicatta alle Amministrazioni Private e Pubbliche”, da autoria de Francesco Villa, premiada pelo governo da Áustria. Obra marcante na história da Contabilidade.

• Contabilidade do Mundo Científico – período que se inicia em 1.840 e continua até os dias de hoje.

Com o desenvolvimento cultural, social e econômico, foi que a contabilidade passou a evoluir. No período do Renascimento Cultural, surge a figura do Frei Luca Bartolomeo de Pacioli, considerado um dos mais estudiosos da época, e que consagrou-se como uma das maiores mentes de seu tempo, e tornou-se conhecido como “pai da contabilidade”.

Chegando à história recente, constata-se mais do que nunca a importância da contabilidade e das informações geradas pela mesma. Nos últimos séculos, ocorreu uma grande evolução das técnicas contábeis: O surgimento da auditoria, o desenvolvimento da contabilidade de custos, e o aumento da importância da contabilidade como ferramenta gerencial, estas são algumas das inovações que surgiram nos novos tempos, trazidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com