TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A História e Sociologia

Por:   •  25/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  80 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO[pic 1]

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS – CCH

ESCOLA DE HISTÓRIA

CURSO DE LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 2020-1

DISCIPLINA: HISTÓRIA E SOCIOLOGIA

Nome: ÁLAN TEIXEIRA DE OLIVEIRA

Matrícula: 20116090113

Polo: DUQUE DE CAXIAS

Questão proposta

Hoje enfrentamos com muita apreensão um universo de notícias sobre o qual temos muito
pouco controle e conhecimento, além do próprio senso comum. Como diferenciar, por
exemplo, uma notícia verdadeira de uma fake news? Diante dessa situação, escolha um
tema, desses que frequentam a internet, para refletir sobre o senso comum e a sociologia
e os riscos das fake news (notícias falsas) na vida cotidiana, na política e em sociedade.

Vacinação

O tema que escolhi para esta AD1 foi o da vacinação, mais especificamente em relação à evolução (negativa) das taxas de vacinação no Brasil nos últimos anos. Dentre as principais causas das quedas recentes nas taxas de vacinação no Brasil estão:

  • Percepção enganosa de que o perigo acabou;
  • Crise econômica; e,
  • Falta de confiança e informação.

Em relação à percepção enganosa, doenças que já foram erradicadas no país como a poliomielite, por exemplo, ainda podem voltar, uma que vez que persistem em outros lugares do mundo. Essa erradicação por aqui, no entanto, acabou causando na população brasileira uma falsa sensação de segurança e, principalmente, a perda do senso de urgência em vacinar as crianças.

Já em relação à crise econômica, que afeta a ida da população aos postos de saúde, seja pelo gasto com transporte, seja por falta de tempo em função do trabalho (medo de perder o emprego ou deixar de produzir o suficiente etc.) ou mesmo pela redução do acesso à informação.

E por último, a causa relacionada ao nosso tema aqui na AD1 está no número crescente de pessoas que deixa de vacinar seus filhos por falta de confiança e informação, relacionada à fake news. Isso é fruto de um movimento mundial antivacinas, que chega ao Brasil especialmente por meio de fake news espalhadas pelas redes sociais. O efeito desse movimento é que paira no ar uma ideia de que as vacinas não são seguras ou não têm eficácia, sendo desnecessárias ou perigosas para a saúde. Um exemplo disso ocorre com a vacina contra a gripe, que muitas pessoas deixam de tomar por medo de reações adversas, achando que podem ficar doentes.

A partir do exposto, seria “lógica” a pergunta: por quê/quais motivos uma pessoa deixaria de vacinar-se ou deixaria de vacinar um filho contra doenças que podem matá-lo?

O conhecimento baseado pelo senso comum poderia trazer respostas variadas dependendo do interrogado (faixa etária, gênero, nacionalidade, escolaridade, etc...), assim, para respondermos à pergunta-problema, deveria ser efetuada uma pesquisa científica com base em técnicas e metodologias reconhecidas para obter-se uma conclusão/resposta válida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (19.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com