TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NA PRODUTIVIDADE DA ORGANIZAÇÃO

Trabalho Escolar: A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA NA PRODUTIVIDADE DA ORGANIZAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/12/2014  •  3.590 Palavras (15 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 15

RESUMO:

O tema liderança e motivação têm sido muito discutido dentro das organizações como aspecto de maior produtividade. Apenas um bom salário já não atende mais aos anseios dos funcionários, e sim, uma série de atitudes voltada para a valorização e a auto realização no ambiente de trabalho. Este artigo tem como objetivo identificar o conceito de motivação, como é aplicado dentro das organizações e sobre a liderança que está envolvida constantemente com mudanças, tendo o privilégio de poder motivar seus subordinados para extrair o melhor de cada um, atingindo resultados cada vez mais satisfatórios, agregando valor e fazendo com que a equipe atinja um nível mais elevado de eficiência. A metodologia é caracterizada como bibliográfica e após a análise de vários autores, pode-se concluir que o líder contribui fortemente para a motivação dos empregados, mas a vontade de querer mais, de buscar a realização dos sonhos e entusiasmo para dar o melhor de si, vem de cada um.

Palavras-chave: Liderança; Líder; Organizações.

1 - INTRODUÇÃO

A liderança é um dos temas mais estudados e que ainda tem despertado interesse nas pessoas e nas organizações, haja vista, que a habilidade em influenciar as pessoas, poderá ser um dos fatores determinantes para que o líder ajude no seu desenvolvimento e na sua capacitação (USEEM, 2002).

O assunto sobre liderança, é desenvolvido por meio de um forte apelo tanto para os dirigentes, como aqueles que são dirigidos. Livros, artigos científicos e revistas acadêmicas apresentam de várias formas o modelo ideal do líder do século XXI. Mas como encontrar esse líder? Como é possível identificá-lo?

No âmbito organizacional, o fator liderança é de grande relevância. Como as empresas podem ser consideradas, de modo geral, formadas degrupos de pessoas que necessitam ser ordenadas em seus esforços individuais, a fim de que metas e objetivos sejam alcançados, cada dia mais se tem apreciado aqueles que utilizam, com competência, seus recursos pessoais no cumprimento das responsabilidades de bem dirigir subordinados, tendo em vista a grande influência que a liderança possui na motivação dos colaboradores de uma determinada organização. De acordo com Miranda (2009):

Liderança é o processo de dirigir e influenciar as atividades relacionadas às tarefas dos membros de um grupo. Assim, a liderança envolve outras pessoas, os próprios líderes e seus subordinados ou seguidores. Com sua disposição de aceitar as orientações do líder, os membros do grupo ajudam a definir o seu status, tornando possível o processo de liderança; o líder sozinho deixa de sê-lo (MIRANDA, 2009, p. 44).

A liderança abrange uma repartição de obrigação desigual de poder entre os líderes e os membros do grupo. Os membros do grupo não são carentes de poder; podem se adaptar de diversas formas as atividades grupais. Mesmo assim, o líder, de modo geral, possui mais poder. Não o poder absoluto, indiscriminado, mas, sim, aquele conquistado pelas suas condições e posição diante dos outros membros da equipe.

Observa-se que, na maioria dos casos, os ocupantes de cargos de chefia tornam-se proficientes na condução de pessoas com a utilização de métodos aleatórios e desordenados - seriam eles, os chamados líderes natos? Frequentemente, as pessoas conhecidas como excelentes chefes são pouco específicas em comprovar aquilo que mais facilitou seu sucesso no trato com clareza a respeito das qualidades que as levam ao sucesso, com relação ao trato com seus subordinados. O primeiro elemento a ser pensado enquanto alavancado desde sucesso é o bom senso e, frequentemente, a atuação se dá por ensaios e erros na busca da eficiência. É normal que essas pessoas demonstrem uma verdadeira dificuldade em ordenar essas experiências quando se deparam diante da contingência de transmiti-las aos demais.

Muitas características de liderança consideradas indispensáveis não distingue o líder capaz daqueles incapazes. Na verdade, algumas delas, como honestidade, ambição e decisão, podem ser encontradas não somente no líder, mas em qualquer outro cooperador competente de uma organização. Portanto, jamais pode-se esgotar o assunto de maneira a que todas as questões sejam esclarecidas ou todas as respostas dadas às perguntas que porventura surjam a respeito do tema.

É perigoso afirmar que o líder nasça feito ou que se possa formá-lo. Não há regras tão gerais neste campo. Cada caso é um caso particular. As pesquisas atuais extinguiram a ideia do líder nato, bem como não concluiu que qualquer pessoa possa vir a se transformar em um verdadeiro líder (BERGAMINI, 2004). No processo de liderança existe uma característica a qual pode ser observada que, dentro dos pequenos grupos, quando surge um líder, muitas diferenças individuais são controladas e respeitadas. O grande objetivo é conseguir que todo o potencial produtivo das pessoas se transforme em ação coordenada, visando coesão para a consecução da meta proposta.

Porém a discussão no que se refere ao tema liderança é bem mais ampla do que se imagina, e diversas vertentes podem ser encontradas nas mais variadas publicações. Mas, não é a finalidade dessa pesquisa esgotar um tema tão complexo e ao mesmo tempo tão interessante. O que se pretende é abrir a discussão, refletir sobre o papel dos líderes nas organizações, independentemente da liderança ser adquirida ou nata.

Portanto, tendo em vista as considerações feitas acima, o objetivo principal dessa pesquisa é estudar o tema a liderança na produtividade da organização na contemporaneidade, destacando que esse estudo não se encerra ao final desse trabalho e poderá servir como fonte de pesquisa para futuros trabalhos.

2 REVISÃO DE LITERATURA

2.1 Líderes: conceitos e características

Líder é aquele que, almejando ou não, alcança, de outrem, apoio espontâneo às suas atividades ou ideias. O líder ideal é aquele que figura como guia, tem iniciativa, rapidez e firmeza de decisão e imaginação (SOUZA, 2006).

De acordo com que afirma Drucker et al. (2007, p. 23): “os líderes devem usar sua capacidade para elaborar visões, motivar a ação, dar autonomia aos demais e incentivar pessoas de diversas funções, áreas e organizações”. Um líder pode ter consciência ou não do papel que desempenha como condutor de indivíduos.

Líder é aquela pessoa no grupo à qual foi conferida formal ou informalmente, um cargo de responsabilidade, a fim de conduzir e coordenar as atividades direcionadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com