TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O NEGÓCIO

Por:   •  16/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 4

2  A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O NEGÓCIO

Para quem atua no mercado, tanto tradicional quanto digital, deve saber que conhecer o mercado é fator necessário para que os objetivos traçados pela empresa sejam bem direcionados, para que esta possa atuar de forma estruturada modificando ou persistindo no atual planejamento.

Vendo esta importância faz-se necessário utilizar métodos que possam mostrar de forma ampla e/ou específica o mercado em que se atua.

A pesquisa de mercado trás para o empreendedor resultados que auxiliam na tomadas de decisões, conduzindo as ações, planejando estratégias e prevendo riscos. A pesquisa de mercado torna-se algo substancial para o sucesso da empresa, indiferente do segmento ou do mercado que deseja atuar, pois aborda pontos cruciais para a saúde da empresa, como por exemplo, a concorrência.

Observar a concorrência permite que a empresa perceba como o produto ou serviço que trabalha está sendo comercializado no mercado, conseguindo, se necessário, fazer uma releitura e a melhoria de suas estratégias de venda.

 

3  SATISFAÇÃO DO CLIENTE

O termo “satisfação do cliente” pode ser entendido como o ato de saciar seu apetite, contrabalançar suas exigências, saldar o que lhe é devido ou satisfazer suas necessidades.

Mas para melhor entendermos a importância deste indivíduo, devemos saber que cliente é a pessoa que tem acesso ao produto ou serviço através de um pagamento. Pode ser designado como comprador, usuário ou consumidor.

Em uma visão mercadológica, a satisfação do cliente é o estado da mente ou de espírito de um indivíduo, causado pela comparação entre as expectativas criadas por ele e o desempenho constatado através de um serviço ou produto.

Quanto mais o cliente encontra-se satisfeito, maiores são as chances de compra e/ou fidelização do produto ou serviço da empresa; Isto significa que manter a satisfação do cliente é primordial para o sucesso empresarial.

Especialistas em marketing afirmam que é mais simples manter um cliente do que conquistar um novo. Aeker (2004, p.700) entende que “96% dos clientes insatisfeitos jamais fazem qualquer reclamação; 60 a 90% desses consumidores, silenciosamente, insatisfeitos não voltarão a ser seus clientes outra vez”.

A satisfação do cliente é causador de muitos benefícios, como a fidelização e o nascimento dos” advogados da marca”.

Quando o cliente encontra-se satisfeito a imagem da empresa conseqüentemente é satisfatória.

Clientes satisfeitos atuam como defensores e indicadores de qualidade para amigos e familiares. Quanto maior a estima do negócio, maior a capacidade de competição no mercado.

4  MÉTODO DE PESQUISA NPS-Net Promoter Score

A satisfação do cliente é um fator significativo para a saúde e sucesso da empresa, pois ele possui o poder de auxiliar na ascensão do negócio ou em pontos ruins que possam fazer com que a empresa finde seus serviços.

Toda empresa pode possuir lucros bons ou lucros ruins, porém vale salientar que não se trata apenas da esfera financeira. Entendemos como lucros ruins aqueles onde o cliente sente-se “ferido” de certa forma fazendo com que o negócio fique mal visto perante o círculo social deste.  Já quando o cliente sente-se acolhido e satisfeito com o produto ou serviço, este cliente funciona como “extensão de marketing” para a empresa, fazendo com que ela seja conhecida não só pelos seus serviços, mas também pelos benefícios que oferece.

Para que esses lucros sejam reconhecidos, faz-se necessário uma mensuração de dados que seja capaz de avaliar o processo da empresa, ou seja, um método que sirva para promover mudanças na empresa através da satisfação de seus clientes.

O NPS é a ferramenta mais utilizada por empresas para essa mensuração e é realizada a partir de duas perguntas. Na primeira pergunta o cliente deverá responder em uma escala de 0 a 10, qual a nota que ele atribui ao produto ou serviço, após isso o entrevistador fará outra pergunta de acordo com a resposta do cliente. Para melhor entendimento veja o esquema abaixo:

Feito isso podemos classificar os clientes em três categorias, que são clientes detratores, clientes neutros e clientes promotores.

Os clientes detratores são os clientes insatisfeitos, que podem promover a empresa de forma negativa. Para estes é necessário que a empresa trabalhe novamente sua imagem fazendo com que este cliente mude sua concepção sobre a mesma.

Os clientes neutros são os clientes que estão satisfeitos, mas não o suficiente para promover o produto ou serviço de forma natural. Esses clientes não são leais ao produto ou serviço, ou seja, consomem apenas quando realmente sentem necessidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (90.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com