TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC) PARA A GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA

Por:   •  16/4/2022  •  Artigo  •  2.709 Palavras (11 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE - FAVENI

                                                                               

GILVÂNIA GOMES DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC) PARA A GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA

MACEIÓ

2022

[pic 2]

FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE - FAVENI

GILVÂNIA GOMES DOS SANTOS

A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC) PARA A GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA

Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito parcial à obtenção do título especialista em GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA.

                                           

MACEIÓ        

2022

A IMPORTÂNCIA DOS DADOS DO SISTEMA DE INFORMAÇÕES SOBRE NASCIDOS VIVOS (SINASC) PARA A GESTÃO EM SAÚDE PÚBLICA

Gilvânia Gomes dos Santos[1]

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços). “Deixar este texto no trabalho”.

RESUMO – Ter acesso a dados que indiquem a quantidade de nascidos vivos no país, em determinado período, é importante para avaliar o crescimento da população. Mas, dependendo da abrangência dos dados e informações obtidos, é possível, a partir deles, diagnosticar ações já em andamento, como também desenvolver políticas públicas de saúde d mulher. No Brasil, até 1990, esses dados eram recolhidos a partir das estatísticas do Registro Civil. Eram dados frágeis, sem um tratamento que ensejasse qualidade. Diante disso, a partir de 1990, o Ministério da Saúde implantou, em todo país o sistema de informações sobre nascidos vivos (SINASC), cujo dados são de relevante importância para gestores em saúde pública. Nesse contexto, a presente pesquisa aborda a importância dos dados do sistema de informações sobre nascidos vivos para a gestão pública. Tem objetivo geral, apresentar o SINASC e como objetivos específicos, abordar a coleta e o processamento dos dados do SINASC. Para se conseguir os resultados obtidos no trabalho, foi um utilizada uma pesquisa bibliográfica e documental com um apanhado de dados de fontes secundárias.

PALAVRAS-CHAVE: Nascidos Vivos. SINASC. Gestão Em Saúde Pública.


  1. INTRODUÇÃO

A possibilidade de analisar dados sobre os nascimentos que ocorrem no Brasil, por ano, por exemplo, é uma forma de poder avaliar a taxa de natalidade por certa quantidade de habitantes, determinando, consequentemente o crescimento populacional.

No entanto, dependendo do grau de confiabilidade e consistência dos dados e do quanto são abrangentes nas informações que permite produzir, é possível determinar bem mais do que isso.

É nesse ambiente, que a presente pesquisa analisa a importância dos dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC) na gestão da saúde pública, revelando a situação em que ocorrem os partos e as condições de saúde da mãe e do recém-nascido.

O acesso a esses dados, que são recolhidos por meio de um documento oficial e padronizado, chamado Declaração de Nascido Vivo (DNV), e realizado em todos o território nacional, permite diagnosticar problemas existentes, como também parâmetros e material de estudo para os gestores em saúde público formular indicadores epidemiológico, elaboração de políticas públicas e ações no contexto da saúde da mulher e do recém-nascido.

Com base nesse pressuposto, o presente trabalho tem como objetivo geral apresentar o SINASC e como objetivos específicos, abordar a coleta e o processamento dos dados do SINASC.

A relevância do trabalho consiste em apresentar à comunidade acadêmica e a população em geral, o SINASC, e a importância dos seus dados para a implementação de políticas públicas de saúde.

Para se conseguir os resultados obtidos no trabalho, foi um utilizada uma pesquisa bibliográfica e documental com um apanhado de dados de fontes secundárias.

A pesquisa está organizada em Seções e subseções, configurando a sua parte principal a seção que discorre sobre a importância dos dados do sistema de informações sobre nascidos vivos para a gestão e saúde pública.

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1 O Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (SINASC)

        Ter acesso a dados e informações sobre os nascimentos que ocorrem no país em determinado período, é de fundamental importância para a elaboração e implantação de políticas públicas voltadas para a assistência materno-infantil, uma vez que esse tipo de dado e informação, não se referem apenas ao quantitativo, mas em que condições ocorreram.

Szwarcwald et al (2019, p. 2) narram que

No Brasil, até a década de 1990, as informações referentes aos nascimentos eram provenientes apenas das Estatísticas do Registro Civil, de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Contudo, sendo o registro civil um ato fundamentalmente jurídico, as informações referiam-se, basicamente, à comprovação legal do evento, sem prover dados importantes para a área de saúde, como as condições da criança ao nascer. A experiência de vários países mostrava que as melhores informações sobre as condições de nascimento eram geradas nos serviços de saúde onde ocorriam os nascimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.2 Kb)   pdf (135.1 Kb)   docx (52.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com