TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Metodologia Cientifica

Por:   •  2/6/2021  •  Projeto de pesquisa  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

A Importância da Metodologia Cientifica

Para compreender, Severino (2000, p.18) define Metodologia como

[...] um instrumental extremamente útil e seguro para a gestação de uma postura amadurecida frente aos problemas científicos, políticos e filosóficos que nossa educação universitária enfrenta. [...] São instrumentos operacionais, sejam eles técnicos ou lógicos, mediante os quais os estudantes podem conseguir maior aprofundamento na ciência, nas artes ou na filosofia, o que, afinal, é o objetivo intrínseco do ensino e da aprendizagem universitária.

A metodologia cientifica possibilita a compreensão dos métodos utilizados durante a pesquisa, ampliando o conhecimento, instrumentalizando o caminho para o desenvolvimento, objetivando assim a pesquisa em qualquer área do conhecimento. (LEITE, 2009)

E para uma pesquisa bibliográfica pode ser utilizados vários textos, entre muitos podemos utilizar resenhas, resumo, fichamento a qual será explicado cada um desses três a seguir:

* Resenha: Análise interpretativa do texto e a condensação do mesmo sem críticas.

* Resumo: É um texto reduzido aos principais tópicos sem julgamentos, é o ato de ler e traçar em poucas linhas o que é essencial e importante no texto.

* Fichamento: É o registro de estudos seja de um texto ou um livro. Existindo três tipos básicos de fichamento bibliográfico, temático e textual.

Utilizando os conhecimentos adquiridos nesse estudo a escolha de um tema para fazer um artigo cientifico seria a Ludicidade uma forma de se ensinar a criança através da brincadeira, sabendo que a brincadeira é inerente a criança desde o seu nascer, a problemática é como utilizar as brincadeiras como instrumento de conhecimento? Entendendo que para tal deve haver intencionalidade e está de acordo a BNCC.

Para embasar a pesquisa bibliográfica será citado três livros aos quais poderão ser consultados durante o trajeto de construção do artigo cientifico: Ludicidade e Aprendizagem na Educação Infantil, por Ana Rúbia Menezes Barbosa; A Ludicidade na Educação: Uma Atitude Pedagógica, por Maria Cristina Trois Dorneles e Ludicidade e Psicomotricidade, por Aniê Coutinho de Oliveira e Katia Cilene da Silva.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LEITE, F. H. C. Metodologia Científica. In: LEITE, F. H. C.; SAKAGUTI, S. T. Metodologia Científica/ Estatística II. Dourados-MS: UNIGRAN, 2009.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com