TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACESSIBILIDADE: INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO

Por:   •  24/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.169 Palavras (17 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 17

ACESSIBILIDADE: INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS NO MERCADO DE TRABALHO

Fernanda Camillo Braga1

Paula Cristina Pinheiro2

Shirlei Matos Macedo3

Orientador: Prof. Me.Wagner Tadeu Pietropoli Morais4

RESUMO

Esse artigo destaca a inclusão, acessibilidade e leis de cotas, e as dificuldades pelos quais esses deficientes sofrem as empresas e ate mesmo no caminho ate a empresa. Foi feito pesquisa em bibliografia, artigos e o estudo de caso feito em uma empresa que existe um deficiente físico onde ele conta suas dificuldades e as acessibilidades que a empresa concedeu na sua locomoção dentro dela.

Palavras Chave: Inclusão; Acessibilidade; Dificuldade.

[a]

1 INTRODUÇÃO[b]

O tema deste artigo Acessibilidade: Inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho, é um assunto não muito comentado na administração publica e no meio acadêmico.

O deficiente começou em pouco tempo garantir seu lugar no mercado de empresarial, com a exigência da inclusão surgiu a obrigatoriedade da contratação de deficientes.

Quando se aborda o tema Acessibilidade, alguns assuntos devem ser considerados, tais como: leis, dificuldades coorporativas, dificuldades do próprio deficiente. Não é simplesmente inserir ele no mercado de trabalho deve ser avaliado as condições arquitetônicas, estruturais e laborais para uma possível contratação. Pois com o surgimento das cotas para inclusão, muitas empresas se sentem obrigadas a contratar uma deficiente mesmo ele não possuindo as qualificações necessárias para tal função, e algumas empresas que não regularizaram seus estabelecimentos, conforme os requisitos legais para contratação de um deficiente físico, e as vezes tendo que se adequar as tais medidas com urgência, e há muitas

                                        

1Graduanda do Curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Nossa Cidade/RA: 7225[c]

2Graduanda do Curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Nossa Cidade/RA: 7111

3Graduanda do Curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Nossa Cidade/RA: 7352

4Professor  Mestre do Curso Gestão de Recursos Humanos da Faculdade Nossa Cidade

[d]

que nem se adequam, acabam contratando somente para que não sejam penalizada a pagar multas pela não inclusão de um deficiente.

Uma falha encontrada é que muitos deficientes não procuram se qualificar para se incluir no mercado de trabalho, causando a auto exclusão de si próprio.

As empresas estão preparadas para a inclusão de funcionários com deficiência física?

2 [e]DEFICIÊNCIA FÍSICA

        

A deficiência física é quando há alterações completa ou parcial de algum segmento do corpo humano, comprometendo a função física, qual pode ser na forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade.

De acordo com o Decreto n° 5.296/04, art 5°, §1°, I, “a”.

Considera-se deficiência toda a perda ou anomalia de uma estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatomia que gere incapacidade para o desempenho de atividade, dentro do padrão considerado normal para o dia a dia do ser humano.

Há dois tipos de deficiência a permanente e incapacidade.

Permanente: É considerada deficiência permanente aquela que se estabilizou durante um período de tempo suficiente para não permitir recuperação ou ter probabilidade de que se retornem as condições normais.

Incapacidade: Algum tipo de redução da capacidade com necessidade de equipamentos, ou meios de recursos especiais, para que assim possa exercer suas atividades normais.

[f]

 [g]

        Os deficientes ao decorrer do tempo receberam varias siglas para sua definição, começando com PPD (Pessoa Portadora de Deficiência), mas os próprios deficientes decidiram alterar e passou a ser PNE (Portador de Necessidades Especiais), mas também foi vetado pelo fato de quem porta algo um dia pode não portar mais, e não é o caso dos deficientes enquadrados perante a Lei. Logo após foi modificado para PNE (Pessoas com Necessidades Especiais), que não demorou muito e foi alterado pois necessidades especiais inclui crianças e idosos, até que por fim chegaram a PcD (Pessoas com Deficiência), que se resume somente ao deficiente que se encaixa pela Lei e não generalizando mais nenhuma outra necessidade especial.

A expressão pessoa com necessidades especiais é um gênero que contem as pessoas com deficiência, mas também acolhe idosos, gestantes, enfim, qualquer situação que implique tratamento diferenciado. Igualmente se abandona a expressão pessoa portadora de deficiência com a concordância em nível nacional, visto que as deficiências não se portam, o que tem sido motivo para que se use, mais recentemente a forma pessoa com deficiência. (SASSAKI, 2003, p. 1236)

        A deficiência física pode ser classificada em diversos tipos, tais como:

  • Paraplegia: perda total das funções motoras dos membros inferiores;
  • Paraparesia: perda parcial das funções dos membros inferiores;
  • Monoplegia; perda total das funções motoras de um só membro;
  • Monoparesia: perda parcial das funções motoras de um só membro;
  • Tetraplegia: perda total das funções motoras dos dois membros inferiores e superiores;
  • Tetraparesia: perda parcial das funções motoras dos dois membros inferiores e superiores;
  • Triplegia: perda total das funções motoras em três membros;
  • Triparesia: perda parcial das funções motoras em três membros;
  • Hemiplegia: perda total das funções motoras de um hemisfério do corpo;
  • Hemiparesia: perda parcial das funções motoras de um hemisfério do corpo;
  • Ostomia: intervenção cirúrgica que cria um ostoma que consiste na desconexão de algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, e a abertura de um orifício externo, por onde o tubo será ligado;
  • Amputação: perda total ou parcial de um determinado;
  • Paralisia Cerebral: lesão de uma ou mais áreas do sistema nervoso, causando alterações psicomotoras;
  • Nanismo: deficiência relacionada ao crescimento. Quando impossibilita total ou parcialmente o desempenho em desenvolver suas atividades laborais.

2.1 Deficiência Habilitada[h]

        É aquela pessoa que concluiu o curso de educação de nível, técnico ou curso superior, legalmente credenciada pelo Ministério da Educação, ou por algum processo de qualificação profissional ou mesmo se já possuir a qualificação para o exercício da função, assim mesmo com sua deficiência física, pode exercer normais suas atividades designadas a ele. Desde que não impossibilite de nenhuma forma seu desempenho.

        Assim se empenhando mais em suas atribuições já que se encontra capacitado intelectualmente para exercer a função escolhida, “As organizações mais bem sucedidas investem pesadamente em treinamento para obterem um retorno garantido. Para elas, treinamento não é despesa, mas um precioso investimento seja na organização como nas pessoas que nela trabalham” (CHIAVENATO, 2005, p.338).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (874.4 Kb)   docx (1.6 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com