TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influencia Das Relaçoes Humanas No Trabalho

Dissertações: A Influencia Das Relaçoes Humanas No Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO

2 DESENVOLVIMENTO

4 CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS

1-INTRODUÇÃO

Este trabalho visa transmitir todos os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre do curso de tecnólogo em gestão publica. A partir de um fato narrado no texto Gentileza ou assedio: conflitos do gênero e de raça nas relações de trabalho, onde narra um fato ocorrido em um órgão denominado área de Orçamentos, Finanças e Controladoria do Departamento de Projetos do Ministério de Políticas Estratégicas. Através dele debateremos temas relacionados á gestão das organizações como, liderança, diversidade e ética e ainda o impacto dessas questões na cultura e no clima organizacional. Traremos à tona o conflito existente na organização; as lideranças; as diversidades de força do trabalho; bem como a existência ou não da ética e moral no ambiente de trabalho; bem como a cultura organizacional e clima organizacional. Destacando também a situação da mulher na economia hoje no Brasil.

.

2-DESENVOLVIMENTO

2.1- Parte I –Descrição dos Personagens

Descrevo como personagens do texto, três; seus cargos, suas qualificações profissionais e características pessoais: Fernando tem como cargo de chefe titular executivo da área de orçamentos, finanças e contadoria do dpto de projetos do Ministério de Políticas Estratégicas; suas qualificações profissionais são grandes por ter vasta experiência e conhecimento adquirido; As características pessoais de Fernando são de uma pessoa empática e de extrema capacidade de competência, e claro um profissional muito dedicado; Por sua vez, Carla que ocupa o cargo de chefe substituta, tem uma vasta experiência profissional sendo a mais antiga do setor, é graduada e também formada em especialização em pericia judicial de cálculos trabalhistas, dona de uma imensa rede de relacionamentos e competência técnica são suas características pessoais; Ricardo, recentemente integrou a equipe, trabalha na área de informática e tem responsabilidade de gerenciar eventos sociais que surgirem; tem qualificação na área de sistemas e informática o que contribui muito na empresa; divertido, animado e brincalhão é Ricardo, o que podemos classificar como suas características pessoais.

2.2- Parte II- Identificação do Conflito

Fernando, chefe titular, de repente se viu na condição de se afastar de suas atividades profissionais por orientação medica, buscou e escolheu Carla, pois ela apresentava mais tempo de serviço no setor, competência e seriedade. Carla dando continuidade no exemplar trabalho de Fernando reuniu e decidiu prolongar os expedientes para poder assim concluir os relatórios e trabalhos a tempo e claro dar continuidade no bom trabalho de Fernando. Ricardo aceitou e fez companhia para Carla na intuição de ajudar a mesma; diante de uma fraqueza emocional e antiética, Ricardo passou a desejar afetivamente sua colega Carla, passando a dar presentes por ele antes descoberto que era de seu gosto. Ricardo, de forma errônea tentou assediar Carla, chegando ao ponto de um descontrole emocional beijar Carla, contra sua própria vontade. Carla revidou não aceitando tal investida e ignorou as vontades de Ricardo. Travaram uma longa discussão dificultando assim os trabalhos e a relação profissional entre si. Ainda que irritada e revoltada Carla agiu com discrição, porem o conflito já teria ocorrido e generalizou um desconforto organizacional.

2.3- Parte III- Discussão de temas presentes no caso.

Tema 1-Liderança

Fernando apresentava um estilo de líder democrático, buscava se modernizar e mantinha uma equipe bem entrosada para que todos desempenhassem suas funções de forma satisfatória. Carla se define também como um líder democrático, exemplo disso ela buscou reunir a equipe e na reunião decidiram prolongar o horário de trabalho no intuito de realizar os trabalhos a tempo propicio.

Tema 2- Diversidade da força de trabalho.

Fernando demonstrou eficiência e serenidade ao escolher Carla como substituta para seu cargo. Não olhou para ela como mulher, nem como negra, mas sim buscou suas qualificações e formação profissional; também sua experiência foi crucial para tal escolha. De forma justa Fernando praticou a diversidade da força de trabalho, atitude muitas das vezes não praticada nas organizações e empresas.

Tema 3- Ética.

Ricardo agiu de forma antiética não fazendo jus ao seu controle emocional, cometendo assedio sexual quando por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com