TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência Do Modelo De Liderança Na Organização

Resenha: A Influência Do Modelo De Liderança Na Organização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Resenha  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

O texto tem a proposta de mostrar como cada modelo de liderança interfere diretamente na postura dos funcionários. Pois o líder tem como principal objetivo motivar sua equipe para que ela venha alcançar as metas da organização, de maneira que ele apure resultados, controle, ensine e corrija. Para isso é preciso que o ele tenha atributos diferenciados, sendo os principais influência e confiança e estar sempre aberto a aprender mais, pois a liderança é algo aprendido com a experiência de vida e sempre existe valor a agregar ao bom profissional.

Existe um diferencial entre líder e chefe, pois o chefe remete a autoridade que é imposta e deve ser obedecida, já o líder tem sua equipe como aliada para caminharem juntos a atingir as metas e objetivos propostos.

Cada liderança possuiu uma característica própria, tem aquelas centralizadoras que não dá muita liberdade a sua equipe na tomada de decisão, estas lideranças são denominadas autocráticas. É uma liderança orientada para a tarefa, produção, planejamento e organização.

Temos também as lideranças democráticas, que coloca toda equipe envolvida no processo, delega autoridade e permite aos colaboradores participarem das tomadas de decisão. Uma liderança orientada para as pessoas, focada nas relações humanas orientadas para as considerações.

Já a liderança liberal transfere sua autoridade aos liderados, assumindo pouca responsabilidade com as tomadas de decisões. Se ausenta da equipe e a deixa em crise criando um ambiente desfavorável ao bom desempenho do grupo.

O clima organizacional também influencia na relação da liderança com seus colaboradores e também pode ser transformado pela atitude do líder. O clima é favorável quando proporciona a equipe motivação para que se empenhem a chegar nos objetivos propostos pela organização, e o líder é o responsável por construir este ambiente favorável ao desempenho dos funcionários, criando relacionamentos interpessoais saudáveis, com espaço para o diálogo, onde as pessoas trabalhem satisfeitas. Sendo cauteloso com os sentimentos que são gerados pelas circunstancias internas, aparando arestas alheias, cuidando do clima da organização quando há uma mudança, competição ou conflitos, para que estes processos sejam saudáveis e os funcionários sejam valorizados.

O bom líder deve saber motivar sua equipe, descobrir o que a impulsiona, segundo a teoria da Motivação de Maslow, o ser humano possui algumas necessidades básicas que o leva a produzir com satisfação, sendo a necessidade filosófica (básicas), de segurança, sociais, auto-estima e auto-valorização. Contudo entende-se também que quando o individuo alcança seu objetivo a necessidade desaparece e torna-se necessário criar novos meios pra mantê-lo sempre motivado, isso se dá quando o líder leva o funcionário a se comprometer com a organização, fazendo com que ele sinta realizado em fazer parte da equipe, onde a motivação não esteja associada a apenas a uma necessidade. Assim o funcionário se sentirá valorizado, saberá de seu potencial e como é importante para o grupo, diminuindo assim a rotatividade de pessoal, melhorias no desempenho da equipe e em toda organização.

Um verdadeiro líder conduz a equipe, a motiva, os ensina a crescer na crise e permite que cada funcionário enxergue seu potencial e veja o resultado do seu desempenho, criando um clima

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com