TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Juventude e Politica

Por:   •  29/6/2017  •  Projeto de pesquisa  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO II

Professora: Makeli Aldrovandi

PROJETO DE PESQUISA: UMA CRÍTICA À CONCIÊNCIA POLITICA DOS JOVENS

EMERSON GRUNEWALD

Lajeado

2017


1 TEMA

O tema proposto é uma “crítica à conciência política dos jovens', abordado de maneira a produzir reflexões a cerca da forma como ele se reconhe como integrante desse conjunto tão desigual de sociedade, e como se vê implicado no destino das decisões impostas pela classe política.

2 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O cenário politico atual, acarreta na descrença da população em relação aos representantes da politica nacional, especialmente dos jovens. Esta crise, acaba por mudar valores da geração contemporânea e prejudica a identificação do jovem como integrante de uma nação, quando seus direitos de cidadão não são respeitados ou exercidos. Por isso a necessidade de uma reconstrução de identidade cívica brasileira, por meio de reflexões sobre a política.

3 JUSTIFICATIVA

A discussão que hoje pode-se fazer sobre a participação social e política do jovem toma importância quando parecem existir indicações de que os jovens não se interessam pela política, alimentando ansiedades sobre os efeitos de tal desintresse sobre a coesão social e o futuro da democracia.

Para além das idealizações envolvendo a juventude, devemos observar que gerações anteriores de jovens participaram ativamente da política, onde foram atores sociais participando de círculos que promoviam o debate (meio universitário, organizações estudantis, …).

As críticas relativas ao modo de agir político se direcionam em: como construir outro agir político que não torne também corrompido? Será que a política força a todos, de algum modo, a fazer concessões que, em princípio, criticam? Enfim, quais as condições sociais para que seja construída uma consciência jovem ativa sobre a política?

A participação política, não deve ser vista apenas como o ato de votar, é preciso ampliar esta visão para que as organizações sociais, estudantis e mesmo organismos politicos sejam meios pelos quais os jovens participem e garantam politicas públicas adequadas, direitos sociais respeitados e, enfim, melhorias para todos os segmentos da sociedade.

4 - METODOLOGIA

O método de abordagem a ser aplicado é indutivo, baseando-se em artigos, noticias, coleta e análise de conteúdo de argumentos doutrinários e nas redes sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (117.7 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com