TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liderança e Motivação

Por:   •  19/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.637 Palavras (7 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

CAPÍTULO 3 - ORGANIZAÇÃO

1. Distinga estrutura funcional da estrutura matricial.

2. Explique os objetivos de departamentalização.

3. Quais são as principais vantagens e desvantagens do recrutamento interno e do recrutamento externo?

4. O que se entende por seleção por competências e quais são as suas principais ferramentas?

5. Enuncie as etapas do processo de Recrutamento e seleção.

CAPÍTULO 4 - DIREÇÃO

Questões sobre a Liderança

1. Descreva os traços de identificação dos líderes.

Um traço de personalidade é uma qualidade ou característica distintiva da personalidade, em que o líder é aquele que possui alguns traços específicos de personalidade que o distingue das outras pessoas (Reis, 2018).

A teoria dos traços de personalidade considerava que o líder possuía traços e características que o identificavam e que o tornavam num líder, é possível destacar seis características básicas - visão orientadora, paixão, integridade, confiança, curiosidade e ousadia (ibidem).

Caso esta teoria fosse confirmada um líder sempre seria um líder e de forma eficaz em todas as situações. Existem características diferentes nos líderes, um líder pode ter sucesso numa situação e insucesso noutra (ibidem).

Através de vários estudos chegou-se à conclusão que não seria possível, dada a sua divergência, encontra um traço de personalidade que distinguisse os líderes dos não líderes. Como o comportamento do líder é diferente consoante a situação com que o mesmo se depara e consoante os seus liderados, não há uma habilidade especial própria do líder (ibidem).

Segundo Reis (2018) têm sido efetuados diversos estudos, com base na análise dos vários traços ou qualidades observados na maioria dos grandes líderes conhecidos, tentando encontrar uma tipologia da liderança. Os traços que têm sido identificado são considerados indicadores de uma grande probabilidade de um indivíduo se tornar líder, a personalidade, a motivação e a capacidade, são algumas das características mais estudadas relativamente aos traços de identificação dos líderes. Passa-se a explicar cada um destes traços segundo a mesma autora.

  1. A personalidade é um dos traços marcantes dos líderes eficazes Desde que se verifiquem capacidade de iniciar uma ação de forma decidida e entusiasta tolerância ao estresse considerável dando possibilidade é um desempenho calmo Não sendo afetado por estímulos desestabilizadores confiança nas suas convicções e ideias provenientes do elevado valor que atribui a si mesmo maturidade emocional Ou seja como a componente emoção é transmitida aos colaboradores de forma assertiva a integridade manifestada na forma como são tomadas as decisões se são justas independentemente de ou quem possa estar envolvido
  2. A motivação também é considerada outro traço importante o líder habitualmente tem um elevado nível de poder sendo este fundamental como elemento motivador ou seja deve ser um poder construtivo e desencadeador de harmonia entre o grupo outros fatores são as necessidades de realização EA pouca necessidade de afiliação bem como a capacidade de persuasão Esta última é intrínseca à liderança dada ser essencial au líder conseguirá obter dos seus colaboradores o desenvolvimento com agrado das que lhe são atribuídas
  3. A capacidade do líder é um traço que complementa a personalidade e a motivação para além das habilidades interpessoais inerentes à personalidade as habilidades técnicas são um fator relevante tendo como objetivo dar apoio constante aos colaboradores das suas tarefas.

2. Explique os estilos de liderança.

Uma das teorias sobre a liderança, diz respeito ao estilo do comportamento do líder em relação aos seus colaboradores. A principal teoria que explica a liderança através dos estilos de comportamento é a de Kurt Lewin, que ao realizar um estudo sobre o comportamento dos líderes, influenciou a forma de pensar dos investigadores definindo três estilos de liderança - Autocrático, Democrático e Liberal ou Laissez Faire.

O estilo de liderança democrático tem por base o mútuo respeito entre o líder e os colaboradores. Este estilo requer o envolvimento dos colaboradores nas tomadas de decisão, os mesmos são frequentemente consultados, no que diz respeito à definição de métodos de trabalho com vista à obtenção de objetivos. Este tipo de liderança promove o bom relacionamento e a amizade entre o grupo, tendo como consequência o ritmo de trabalho progressivo e seguro, o comportamento deste líder é essencialmente de orientação e de apoio. O líder delega autoridade, incentiva a participação dos colaboradores e utiliza frequentemente o feedback no decurso dos trabalhos. Na ausência do líder o trabalho flui normalmente e o grupo demonstra responsabilidade e comprometimento, o líder é visto como uma igual e um exemplo a seguir (Reis, 2018).

O estilo liberal ou laissez-faire fornece aos colaboradores a liberdade nas tomadas de decisão. Este estilo pode-se definir pela frase: “Do what you want as long as you get the job done right”, ou seja, os líderes dão aos seus colaboradores total liberdade de decisão para realizarem as suas responsabilidades. É um estilo de liderança permissivo e não impõe ordens, os indivíduos são motivados por meio de apoio mas apenas quando o solicitam (ibidem).

Por fim o estilo autocrático, centraliza a autoridade, delimitando a participação dos colaboradores e ignorando as suas ideias. As decisões de um líder autocrático são tomadas unilateralmente, o mesmo decidi por si só os procedimentos e métodos de trabalho e entende que os colaboradores apenas têm que cumprir as suas ordens. Utiliza o poder de recompensa e o poder legítimo como formas para influenciar o comportamento e o desempenho dos liderados, os indivíduos são motivados por intimidação. Frequentemente a reação do grupo perante este estilo de liderança é de elevada tensão, desapontamento e falta de iniciativa, desenvolvendo sentimentos negativos em relação ao líder, do que resultam um ambiente de desconfiança. Não obstante, este estilo de liderança é eficaz quando as decisões precisam de ser efetuadas rapidamente, não havendo tempo para consultar os membros do grupo, em situações em que existe uma reduzida margem de erro ou prazos curtos para o cumprimento das tarefas (ibidem).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (157.2 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com